TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Atividades das Aulas 1 e 2

01. Faça a leitura da aula 1 e após responda:

  1. Qual a importância estudar a TGA (Teoria Geral da Administração). (0,5)

A TGA constitui o conjunto de conhecimentos científicos, práticos, normativos, ensinamentos, princípios prescritivos e descritivos resultantes de experimentos e estudos realizados em diferentes épocas, países e escolas, pelas diferentes abordagens administrativas. Ela estuda a administração das organizações (funcionamento do todo). E para ter uma visão geral para compreender é preciso entender esse funcionamento. Dessa forma a TGA serve para orientar ao gestor, para entender esse funcionamento.

02. Explique com suas palavras a escolas de relações Humanas e a Teoria Contingencial. (0,5)

Escolas de Relações Humanas: enfatiza as pessoas e a integração de grupos. Permite a relação um com outro no serviço como trabalhos em equipe, e onde tem grupos informais e assim socializar um ao outro em seu ambiente de trabalho.

Teoria Contingencial: permite o administrador entender que as decisões empresariais e organizacionais diferem em cada momento e em cada realidade organizacional, com tudo essa decisão deve ser levada em consideração alguns pontos como: ambiente (pessoas, equipe de trabalho, ...), realidade (dia-a-dia), estrutura, valores e tempo, sendo que tudo deve ser considerado em conta, sendo que com o tempo muda e assim o administrador tem que se planejando e levando em conta cada ponto.

3. Sobre o modelo cientifico de administração, responda:

a) porque esse modelo recebeu o nome de MODELO CIENTIFICO DE ADMINISTRAÇAO? (0,75)

O crescimento acelerado e desorganizado das empresas ocasionou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem cientifica mais apurada do que o empirismo e a improvisação. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de obter o melhor rendimento possível dos recursos, face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas.

O modelo de Administração Cientifica de Taylor é o marco da aplicação de métodos científicos nas industrias, ele acreditava que alterações na maneira de fazer trabalho poderiam aumentar a produtividade.  

Recebeu o nome de modelo cientifico da Administração, porque para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas cientificamente. Os problemas das organizações devem ser pesquisados, estudados, medidos, analisados para encontrar respostas cientificas.

  1. O modelo de Administração Científica de Taylor é o marco da aplicação de métodos científicos nas indústrias. O que preconizava o modelo de Taylor? Quais eram seus objetivos? (Mínimo 5 linhas) (0,75)

Para Taylor, à medida que melhoram as condições e os métodos de trabalho; é possível melhorar a produtividade, a redução de custos, o tempo de produção e o aumento na quantidade produzida. Com custos menores, pode-se também obter produtos mais baratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com