TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

ALUNA – SORAIA SIMONE TUDAN  XAVIER

UBATUBA

2013

“Em vez de se preocupar em ensinar a fazer certas coisa – o como – a teoria da administração ensina que coisa devem ser feitas em determinadas situações – o porquê -.O que diferencia o administrador  de uma simples executar é exatamente o fato  de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu  mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamento, etc.) , o primeiro sabe analisar e resolver as situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstrato, estratégicos, conceituais e teóricos. O segundo é um mero agente de execução e operação. O primeiro é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações.” (http.\\www.professorcezar.adm.br).  

Diante desta citação vemos que administração é um conjunto de atos que busca um objetivo,  o administrador  deve desenvolver  três habilidade que são-

- Habilidade técnica – está relacionada com o fazer.

- Habilidade humana – está relacionada com o trato com as pessoas

- Habilidades Conceituais – está ligada a percepção de solucionar os problemas.

O bom administrador deve ter competências pessoais que são o conhecimento, isto é tem uma bagagem  de informações, experiências,  a perspectiva, coloca todo seu conhecimento em pratica  e a atitude que é saber o que fazer diante das mais inusitadas situações em seu trabalho.

 Nos dias atuais administração passou a ser um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar , temos assim seis variáveis.

1 – Tarefa – Teoria Administração Cientifica, a principal preocupação era acabar com o desperdício e as perdas, utilizando métodos e técnicas da engenharia industrial, temos como fundador desta administração Frederick  W. Taylor ( 1856 – 1915)

2- Estrutura – Teoria Administração Clássica, está voltada a partir do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência  a todas as partes envolvida, Fayol, um engenheiro francês, que foi o fundador da teoria clássica., para ele as funções do administrador eram prevê, organizar, comandar, coordenar, controlar.

Teoria Burocrática – não se deve apenas racionalizar as tarefas, mas formaliza-las em documentos que definam o que fazer , estabelecendo assim uma estrutura hierárquica da empresa.

Teoria Neoclássica – utilizando alguns aspectos da teoria Clássica e Cientifica, preocupando-se com a pratica da administração, tem como meta os objetivos e resultados.

3- Pessoas - Teoria Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência das experiências de Howthome, elaborada por Elton Mayo e outros, suas origens são baseadas, na necessidade de humanizar e democratizar, desenvolvimento da ciência , em especial a psicologia e nas experiências de Howthome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com