TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS AUDITORIA

Por:   •  5/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUDITORIA

ATIVIDADE 19

Resumo: Capítulo 19 – Revisão Analítica

Livro: Auditoria - Abordagem Moderna e Completa

EQUIPE 4

Alunos:

André Felipe Souza Okopni

Juliano Vanzella

Luisa Cavazani Kintopp

Melissa Lopes Lunardi

_____________________________________________________________________________

Em outros capítulos o autor já havia abordado sobre a necessidade do auditor testar os saldos das contas de balanço patrimonial e os valores acumulados das contas de receitas e despesas, denominados “teste de transações”. No entanto, neste capítulo, ele ressalta a importância de efetuar uma revisão analítica mais detalhada dos dados, buscando correlações entre as contas, a fim de detectar situações anormais ou tendências, situações estas, que não são possíveis analisar quando se faz análises individuais das contas de ativo, passivo, receitas e despesas.

O objetivo da revisão analítica segundo Cavalcanti é detectar situações anormais e significativas constatadas nas demonstrações contábeis, para auxiliar a identificar áreas de interesse, determinando quais procedimentos de auditoria devem ser adotados. Com isso, o auditor é capaz de dar sugestões construtivas, visando maximizar os lucros e a segurança dos sistemas internos das empresas.

No que ser refere à época de realizar a revisão analítica, o autor menciona que a mesma deve ser efetuada na visita preliminar e antes dos testes nas contas de ativo, passivo, receitas e despesas de modo a auxiliar o auditor sobre quais procedimentos de auditoria devem ser adotados.

Para levantamento dos dados o auditor deve obter um papel de trabalho com informações de saldos das contas do balanço patrimonial, valor mensal das contas de receitas e despesas e o valor total das contas de receitas e despesas do ano corrente e passado. Segundo Cavalcanti, o auditor deve conferir as somas desses papéis de trabalho e comparar com o razão geral do ano anterior.

Na sequencia o autor destaca como identificar e analisar as situações anormais, como verificar registros de transação fora dos princípios da contabilidade, mudança na aplicação de um princípio contábil, erro e irregularidade. Os valores observados devem ser comparados com os de anos anteriores, a fim de identificar alguma situação anormal. O inter-relacionamento entre as contas como vendas e contas a receber, por exemplo, é um bom indicativo para identificar situações significativas de anormalidade. Uma vez identificada à situação anormal, o auditor deve analisar suas causas e determinar sua influencia nas demonstrações contábeis.

Além dos métodos usados acima, o autor destaca que o auditor deve calcular índices econômicos financeiros, como parte do trabalho de revisão analítica, pois comparando com anos anteriores e até mesmo com empresas do mesmo ramo, pode dar ao auditor alguns indícios de como identificar essas situações anormais. Os principais índices utilizados são: índice de liquidez, índices de capitalização, índice de lucratividade, índices de rotatividade, índices de volume de operações entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com