TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia das demonstrações contabeis - desafio profissional

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.596 Palavras (11 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO: CIENCIAS CONTABEIS

5º SÉRIE

DISCIPLINAS: ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS, ANÁLISE DE INVESTIMENTO, CONTABILIDADE DE CUSTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

Nome: João Paulo BR

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora a Distancia: Amanda Barboza

Guarulhos, 30 de maio de 2016.

ÍNDICE

A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

CONCEITO: ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL

ÍNDICES E ANÁLISES

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ANALISADA

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

        BALANÇO PATRIMONIAL

        DRE

        DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

        DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

        NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DESMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

EVOLUÇÃO DA RECEITA NO PONTO DO EQUILIBRIO CONTÁBIL

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL

PARECER:

ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DO BALANÇO PATRIMONIAL

        ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL DO DRE

        ÍNDICES ANALÍTICOS

BIBLIOGRAFIA

A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As decisões tomadas no mundo dos negócios precisam impreterivelmente de informações úteis e confiáveis, esta é a base imprescindível para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva, determinando o sucesso das organizações. Nesse sentido, as demonstrações contábeis tornam se instrumentos valiosíssimos, possibilitando que os usuários internos ou externos como pessoas físicas, jurídicas, órgãos governamentais e outras entidades avaliem a situação econômico financeira das organizações.

Essas demonstrações contábeis estão previstas no Decreto Lei n. 6.404 de 1976 em seu artigo 176 sendo: Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa e se a Companhia for de capital aberto, a Demonstração do Valor Adicionado. Essa Lei foi alterada através da Lei 11.638 de 2007.

De acordo com Ribeiro (1997, p. 40) “Demonstrações Contábeis são relatórios ou quadros técnicos que contém dados extraídos dos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de uma entidade.”

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis elucidou o objetivo das Demonstrações Contábeis:

O objetivo das Demonstrações Contábeis é fornecer informações sobre a posição Patrimonial e Financeira, o desempenho e as mudanças nas posições financeiras das entidades, que sejam úteis a um grande numero de usuários em suas avaliações e na tomada de decisões econômicas.

(Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro,CPC,00,2011,p.4)

Ao analisar as demonstrações contábeis e utilizar se de técnicas analíticas, há a possibilidade de confrontar elementos Patrimoniais, indicar fatos ocorridos, determinar a situação atual e obter uma visão das tendências futuras.

ANÁLISES VERTICAIS E HORIZONTAIS

Entre as técnicas de analises contábeis mais difusas no meio acadêmico e demais usuários das análises e demonstrações contábeis, podemos destacar as Análise Vertical e Análise Horizontal, que muito embora sejam simples, apontam as variações ocorridos no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício.

Segundo Matarazzo (2003, p. 249) “A análise vertical / horizontal desce a um nível de detalhes que não permite essa visão ampla da empresa, mas possibilita localizar pontos específicos de falhas, problemas e características da empresa e explicar os motivos da empresa estar em determinada situação.”

Na Analise Vertical é necessário tomar um valor como base (100%) e a partir desse pressuposto pode se verificar quanto que os outros itens representam percentualmente da base adotada. Nessa análise, não se leva em conta as alterações nos custos dos insumos ou no preço de vendas.

A fórmula para o cálculo da análise vertical é: Conta (ou grupo de contas) / Ativo Total (ou passivo total) X 100.

Na Análise Horizontal, cada conta da demonstração é relacionada com sua equivalente de exercícios anteriores, medindo a evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, caracterizando as tendências dessas contas.

Assaf Neto (2010, p. 100) ratifica esse conceito: “É a comparação que se faz entre valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes exercícios sociais. É basicamente um processo de análise temporal, desenvolvido por meio de números índices.”

Para se efetuar o cálculo dessa análise, deve se dividir o valor do item no ano de análise pelo seu valor no ano base e multiplicar por 100, exemplo: Conta X 2015 (ano de análise) / Conta X 2014 (ano base) X 100. Diferente da Análise Vertical, a Análise Horizontal leva em conta a Inflação, permitindo determinar a evolução real das contas.

Além das Análises Vertical / Horizontal aqui apresentadas, pode se avaliar ainda o desempenho das empresas, as tendências do negócio e outras análises relativas as operações financeiras através dos indicadores contábeis.

ÍNDICES DE ANÁLISES

É possível, através das Demonstrações Contábeis a obtenção de uma infinidade de indicadores econômicos financeiros que fornecem informações valiosíssimas quanto a saúde da empresa e auxiliam na tomada de decisão, pois permitem avaliar o desempenho e definir as estratégias empresariais, além de gerar informações à outros interessados como acionistas e bancos.

O uso desses índices depende do objetivo de análise, alguns porém são mais usados devido a sua importância gerencial, contudo, há um consenso entre os profissionais e autores sobre os principais indicadores, sendo eles:

- Participação de Capital de Terceiros: Esse indicador mostra o nível de participação do capital de terceiros na atividade da empresa, ou seja, quanto maior for o capital de terceiros na empresa, maior será o grau de endividamento.

A fórmula para calcular esse índice  soma a conta do Passivo Circulante +  a conta Exigível a Longo Prazo, divide pelo Patrimônio Líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (435.7 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com