TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das demonstrações contábeis para o mercado de capitais brasileiro

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

A importância das demonstrações contábeis para o mercado de capitais brasileiro

A contabilidade nasceu como ferramenta de gestão. E sem dúvidas, há uma grande utilidade da informação contábil pelos órgãos responsáveis pela tributação nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Tendo em mente essa informação, é necessário delinear resumidamente o tipo e a qualidade da informação que a contabilidade deve estar alinhada à fornecer a variados grupos de pessoas cujos interesses nem sempre são coincidentes, embora não se chegue ao exagero de afirmar que sejam conflitantes.

Tais grupos que merecem destaque são:

Sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral

Essas pessoas, interessadas primariamente na lucratividade e segurança de seus investimentos, necessitam de informações resumidas que deem esposas claras e concisas a suas perguntas.

Administradores, diretores e executivos dos mais variadas escalões

São eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada entidade a que pertencem. Tais decisões se apoiam principalmente ao futuro, mas, para se preparar para agir no futuro, é necessário tanto conhecer detalhadamente o passado quanto o que está acontecendo no momento.

Bancos, capitalistas, emprestadores de dinheiro

Os emprestadores de dinheiro cuja única finalidade é a rentabilidade e segurança de retorno de seus investimentos, serão os primeiros a abandonar “o barco em período de naufrágio”.

Governo e economistas governamentais

Baseando-se em informações contábeis, o governo exerce seu poder de tributar e arrecadar impostos, taxas e contribuições. Isto é especificamente verdadeiro no caso das empresas cujo imposto de renda é taxado a partir dos balanços.

Pessoas físicas

A contabilidade não deixa de desempenhar seu papel de ordem e controle das finanças também no caso dos patrimônios individuais.

Algumas das finalidades para o uso da informação contábil segundo Robert N. Anthony, em seus livro Management Accounting, focaliza em três categorias básicas: Finalidade de planejamento, finalidade de controle e finalidade de auxílio no processo decisório.

Com isso, saindo da esfera particular e nacional entramos na esfera global.

Para que as demonstrações contábeis de empresas e órgãos governamentais de diversos países utilizam a mesma linguagem contábil, surgiram as International Financial Reporting Standard (IFRS) - Normas Internacionais de Relatórios Financeiros.

Além disso, esse padrão criado faz com que essas demonstrações sejam mais transparentes e confiáveis. Relatando fielmente os fatos contábeis, para os interessados das organizações, onde quer que estejam. Facilitando também a compreensão das demonstrações contábeis para os agentes interessados nos aspectos de globalização dos negócios, já que anteriormente os países contavam com procedimentos distintos para a contabilidade de suas empresas.

Portanto, podemos concluir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com