TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Por:   •  27/4/2015  •  Exam  •  7.113 Palavras (29 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 29

ESCOLA LOGUS

CURSOS TÉCNICOS

A Inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho.

Elisiane Buznello

Canoas

2014

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade abordar o assunto sobre a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho. É uma pesquisa bibliográfica básica, foi utilizado artigos, livros e leis para adquirir o  conteúdo. O principal assunto abordado é referente às questões  relacionadas a lei de cotas para a inclusão, as dificuldades que as empresas enfrentam para buscar profissionais  qualificados para ocupação das vagas de trabalho e ainda tem como objetivo demonstrar como a qualificação e a acessibilidade podem ser uma ferramenta no auxílio a inclusão.  

Palavras-chave:  Inclusão.  Mercado de Trabalho.  Pessoa com deficiência. Lei das Cotas.

Abstract


This research aims to address the issue of the inclusion of disabled people in the labor market. It is a basic literature search was used articles, books and laws to acquire content. The main issue addressed is concerning issues related to quota law for inclusion, the difficulties facing companies to seek qualified to occupy the vacancies working professionals and also aims to demonstrate how the qualification and accessibility can be a tool in aid inclusion.
Keywords: Inclusion. Labour market. Disabled person. Law of Quotas

Sumário

Introdução        

1        A HISTÓRIA DO DEFICIENTE E O MERCADO DE TRABALHO        

2        INCLUSÃO DOS DEFICIENTES NO MERCADO DE TRABALHO        

2.1 O que é deficiência        

2.2  PCD – Pessoa com deficiência        

2.2 Lei de Cotas        

2.2.1 A Legislação sobre inclusão de deficientes        

2.2.2 A questão da Lei de Cotas para pessoas com deficiência        

2.2.3 O que é Considerado deficiência para Lei de Cotas        

2.3 A contratação de Pessoas com Deficiência        

2.3.1 Deficiente habilitado        

2.3.2 Modalidades de contratação        

2.3.3 A admissão de pessoas com deficiência        

2.3.4 Diferenciação nos salários        

3  DIFICULDADES DE INCLUSÃO NO BRASIL        

3. 1 Beneficio pago à pessoa com deficiência        

3.2 Localizar o deficiente        

3.3  Deficiente capacitado para o trabalho        

3.4 Preconceito        

3.5 Ferramentas para auxilio nas inclusões        

3.5.1 Adequação das empresas (Acessibilidade)        

3.5.2 Apoios especiais        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

           Introdução

O tema abordado na pesquisa é “A inclusão do deficiente no mercado de trabalho”, assunto a ser tratado principalmente na área de RH. Há pouco tempo o deficiente começou a ter um espaço no mercado empresarial, com a exigência da lei da inclusão, as empresas se viram obrigadas a contratá-los e a perceber que oferecendo condições de emprego esses profissionais poderiam se destacar em seus trabalhos, trazendo resultados positivos para o desenvolvimento das empresas. O primeiro passo para incluir um portador de deficiência na empresa é deixar de lado o preconceito e ver que eles também são capazes de exercer funções e serem bem sucedidos no que fazem.

Sendo assim, o trabalho tem como objetivo apresentar a inclusão do deficiente no mercado de trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica, bem como as dificuldades enfrentadas nas empresas e pelos trabalhadores nessa socialização. Essas dificuldades ocorrem por falta de preparo do trabalhador ou por falta de acessibilidade na empresa. Com as cotas de inclusão as empresas se vêm obrigadas a contratar deficientes, muitas vezes desqualificados, para suprir o quadro da empresa e assim se isentar de possíveis multas.

Atualmente, na maioria dos casos, o grande problema das empresas é não encontrar pessoas qualificadas para exercer as funções. Muitos dos deficientes se acomodam e não buscam qualificação para o mercado de trabalho.  Todo deficiente pode ser igual, ou melhor, capacitado do que uma pessoa que não é portadora de deficiência. Os governos também precisam voltar mais atenção a esse grupo da sociedade, devem ser criados grupos para tornar possível a inclusão do deficiente no mercado de trabalho e também na sociedade. É necessário qualificar essas pessoas em trabalhos que possam executar, tornando mais fácil sua adaptação no mercado empresarial. Não bastam apenas cobrar das empresas as cotas, diminuindo a responsabilidade do governo com essas pessoas, é necessário dar condições para tornar a inclusão uma realidade no nosso país.

Os deficientes precisam estar preparados para o mercado de trabalho, para quando ingressarem não terem maiores dificuldades e não se sentirem constrangidos. Também é necessário que o deficiente se conscientize que ele é capaz e pode superar suas metas e expectativas, que é mais importante buscar um crescimento profissional do que se apoiar em um benefício recebido.

 

  1. A HISTÓRIA DO DEFICIENTE E O MERCADO DE TRABALHO

A relação entre o mercado de trabalho e a deficiência não era vista como possível em meados do século XV, onde as pessoas com deficiência eram jogadas na fogueira da Inquisição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (309.9 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com