TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação contábil com o processo produtivo da fabricação de blocos de anotações.

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

A relação contábil com o processo produtivo da fabricação de blocos de anotações.

Administração de Operações – Estudo de Caso

O professor nos proporcionou um estudo de caso realizado em sala de aula, na qual a atividade principal constituía a relação contábil e produtiva de uma fábrica, para nos transmitir esse conhecimento ele organizou a sala em uma linha de produção para desenvolvimento de blocos de anotações, na qual tivemos a oportunidade de vivenciar uma realidade de diversas empresas e a influência direta da produção nas demonstrações contábeis da mesma.

Referente à contabilidade ela é responsável pela elaboração estruturada dos informes contábeis que irá refletir a realidade da empresa para que assim, seja possível auxiliar nas tomada de decisões gerenciais. No contexto básico e geral, o resultado será positivo se a mesma no final do período contábil tiver uma avaliação financeira positiva.

Já a produção está diretamente relacionada com o resultado contábil, onde se pode observar que a meta produtiva é fornecer produtos e serviços de qualidade em tempo hábil possibilitando assim um melhor resultado financeiro.

A atividade em sala foi desenvolvida utilizando os conceitos de MRP para a elaboração tanto no processo contínuo quanto no processo em lote, na qual podemos observar que o MRP é uma ótima ferramenta desde que seja utilizada em paralelos com os demais fatores relevantes para a produção que não irá surgir o efeito desejado sem uma programação adequada levando em conta os gargalos operacionais.

No processo contínuo ou em série, é utilizado para processos maiores e que demanda uma sequencia contínua sem interrupções de um processo para outro, onde não sendo respeitada essa sequencia comprometeria o resultado final e todos os produtos como ocorrem em produções de produtos químicos e fábricas de rações. Já a produção em lote, possibilita uma maior flexibilidade, já que o processo não é contínuo e permite que a produção seja reduzida a quantidades menores de produtos em fabricação produzindo o suficiente de acordo com o volume de vendas previsto. Assim os dois processos focam uma produção de qualidade e rápida que deve ser escolhida na produção de acordo com suas necessidades, no caso da fabricação dos blocos de anotações não exigem uma produção contínua, o que nos possibilitaram verificar o resultado diante dos dois processos.

As tomadas de decisões influenciam diretamente nos custos diretos e indiretos na fabricação e consequentemente no lucro ou prejuízo do período o qual irá estabelecer uma relação direta na produção e contabilmente. Nos custos diretos temos os gastos com mão de obra, matéria prima dentre outros que estão diretamente relacionados com a produção e integralizados diretamente ao produto final e os custos indiretos como energia elétrica, aluguel da empresa dentre outros no qual são obtidos na fabricação e incorporados de forma proporcional ao produto final a partir de rateio. Esses custos nos dizem o valor monetário que está incorrido na produção desde o valor total quanto o valor unitário da peça produzida, demostrando se a produção está trazendo lucros ou prejuízos para a empresa.

A produção em série demandou um maior tempo de fabricação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com