TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA EM GESTÃO

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

  1. Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Organização do contexto -Sistemas de Informação Gerencial        4

2.2        EMPREENDEDORISMO        7

2.3        ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS        10

3        CONCLUSÃO        12

4        REFERÊNCIAS        13

        



  1. INTRODUÇÃO

Ser ético, na área profissional, significa agir de acordo com as normas e os princípios que regem uma profissão.

No ambiente empresarial, atuar e comportar-se de forma ética nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje. O Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) acredita na importância e na criticidade de um comportamento ético na profissão de gerenciamento de projetos. Cada vez mais os profissionais enfrentam dilemas éticos ao longo de suas carreiras, porém, a forma de agir diante desse tipo de situação nem sempre é clara. Por conta disso, o PMI oferece guias como o Código de Ética e de Conduta Profissional aos profissionais, assim como um caminho para relatar e resolver questões que envolvam um comportamento não-ético através de um Comitê de Ética.

Código de Ética e de Conduta Profissional para o PMI

-Entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2007.

-Unifica e substitui todos os códigos anteriores do PMI (Código de Ética e o Código de Conduta Profissional)

-2004-2006 - Resultado de uma intensa participação de toda a comunidade global de Gerenciamento de projetos por meios de consultas, pesquisas, estudos, discussões de grupos de trabalho, análise de várias regiões do mundo

-Identificação de 4 Valores Fundamentais para guiar as decisões e ações: Responsabilidade, Respeito, Justiça e Honestidade.

Para cada seção do código de ética e conduta profissional inclui-se os padrões - desejáveis e mandatórios.

Padrões desejáveis (aspirational). Conduta que nos esforçamos para manter como profissionais de gerenciamento de projetos, mas não são "mensuráveis” - não é opcional.

Padrões mandatórios (mandator). Estabelecem requisitos firmes, e em alguns casos, limitam ou proíbem certos comportamentos no exercício da profissão.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ORGANIZAÇÃO DO CONTEXTO -SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

A base dos sistemas de informação gerencial, está nos dados e informações, sendo os dados elementos em sua forma bruta, mas que podem por si só, levar à compreensão de um determinado fato ou situação. Enquanto a informação é o dado trabalhado que permite ao executivo a tomada de um processo decisório na empresa. É de suma importância para uma empresa a obtenção e preparação desses dados afim de que sejam transformados em informações e ajudem de forma positiva na tomada de decisões. Alguns dos benefícios que o SIG (Sistemas de informação gerencial) pode trazer para uma empresa são: a redução dos custos operacionais; o aumento da produtividade; a melhoria nos processos decisórios e a redução do grau de centralização de decisões na empresa. Sendo o último, de extrema importância, pois decisões estudadas e avaliadas por um grupo de gerenciadores, tendem a ser mais eficazes do que decisões individuais. Lembrando que, quanto mais abrangentes e precisos, bem como periodicamente atualizados, forem os dados, melhor e mais úteis serão as informações, dando ao corpo de gerenciamento da empresa, a segurança necessária para tomar a melhor decisão sempre, seja tanto na hora de repor o estoque, por exemplo, quanto na hora de fechar um contrato lucrativo.

O SIG é bem-vindo é indispensável em todo e qualquer ambiente empresarial.

Na situação-problema proposta por: Marco Alberto Wang, Edmir Parada Prado e Violeta Sun, vimos a relação entre duas empresas: a Tecnosampa e a Steinadler. A Tecnosampa é uma empresa brasileira de médio porte com 15 anos de mercado e 100 profissionais no quadro de funcionários, que oferece serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. Segue abaixo o gráfico com o faturamento da empresa desde o início de suas operações até 2014.

                                              GRAFICO 1 - Faturamento

[pic 12][pic 13]

A Steinadler por sua vez, é uma indústria química multinacional, sediada na Alemanha com 45 anos de operação e filiais espalhadas em todos os continentes, especializada no ramo de tintas e solventes, tanto domésticos quanto industriais.

 A relação entre as duas empresas começou no segundo semestre de 2009. Desde a inauguração da filial brasileira da Steinadler, em 2001, seus executivos notaram a necessidade de tropicalização dos sistemas de informação da matriz. A partir de 2009, concordou em iniciar uma parceria local, com uma empresa de software brasileira, com a condição de manter a disciplina descrita nas normas e regras da matriz. A Tecnosampa chamou a atenção dos executivos da multinacional alemã, devido a sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos. Como todo início de parceria, os projetos eram relacionados a contextos de menor risco operacional. O primeiro projeto, com duração prevista de aproximadamente 4 meses, era relacionado a um sistema de controle de comissionamento de vendedores e canais de venda.

O gerente de projetos e protagonista da nossa situação-problema, Silvio Becker, ficou a cargo da condução dos projetos da Steinadler. Líder arrojado, graduado em engenharia com especialização e certificação em gestão de projetos, sempre atuando no desenvolvimento de sistemas de informação, bem como programador, analista de sistemas, coordenador e posteriormente gerente na Tecnosampa. Além de toda bagagem técnica, também possuía conhecimentos básicos do idioma alemão, sendo a assim a pessoa certa para liderar os projetos, agregando afinidade com a diretoria alemã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (419.8 Kb)   docx (231.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com