TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Empresarial e Responsabilidade Social

Por:   •  11/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

AV 1.2 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

BRUNO SOARES DE CASTELLO BRANCO

20171300932

RJ

        - 2019.4 –        

                [pic 1][pic 2]

Elaborando um projeto de responsabilidade social corporativa.

Projeto superior de gestão e economia verde.

1.Apresentar a empresa escolhida, destacando seu ramo de negócio.

A Direcional Engenharia é uma das cinco maiores construtoras do Brasil, foca no desenvolvimento de empreendimentos populares e atua nas regiões norte, centro-oeste e sudeste do Brasil. Em sua missão fala sobre sustentabilidade[pic 3]

 “Prover soluções imobiliárias que atendam às necessidades dos nossos clientes e acionistas, agindo de forma sustentável, realizadora e confiável”.

Porém não há nada sendo realizado nesse sentido.

2.Apresentar as propostas de ação com base na ISO 26000 e nos Indicadores Ethos.

        Responsabilidade social corporativa é a integração do conjunto de políticas e ações de sustentabilidade social, econômica e ambiental de uma empresa ao seu modelo de negócios. ISO 9000 e ISO 14000 são as mais comuns. Considerando os padrões ISO 26000 não é diferemte das outras só proque foi elaboradara por vários representantes da sociedade civil. É um grande guia para trabalhar uma empresa socialmente responsável.[pic 4]

        Levando em consideração o impacto das suas decisões na saúde das pessoas, no respeito dos consumidores, no prejuizo ou benefício do ambiente (combate aos efeitos da mudança climática, corte de poluição, príncipio do poluidor pagador, elaboração de produtos - o clico de vida).[pic 5]

Segundo a ISO 26000, “a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.”

        A ETHOS entra nesse contexto como uma ferramenta de gestão que apoia as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio. Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando na definição de estratégias, políticas e processos.

Os Indicadores Ethos são organizados em quatro grandes dimensões, as quais são desdobradas em temas inspirados na Norma ISO 26000, os quais, por sua vez, desdobram-se em subtemas e, posteriormente, em indicadores. (DIMENSÃO, TEMA SUBTEMA, INDICADOR)

.Dimensão Ambiental: 

        Projeto Esta.recicla: Criar estações de reciclagem para você reciclar o que quiser, fazer a gestão de Resíduos “restos de obra”, aumentar o volume dos materiais reciclados, efetuar um programa de Logística Inteligente.

        Projeto Conta.gotas: usar de forma racional a Água, Retirar de circulação o uso de papel e usar Papel 100% certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council) caso necessário.

.Dimensão Social: 

        Projeto o diferente faz diferença: Aumentar a diversidade racial, conviver com diferentes estilos, mais Inclusão de profissionais com deficiência, foco no mérito, na atenção e na ética, respeito de todas as crenças,

        Projeto de mãos dadas para o futuro: engajamento das mulheres na Liderança de profissionais na obra, incentivar um programa voluntário, proteção da formação de Jovens Talentos, produção de novos conhecimentos em RSE.

.Dimensão econômica: 

        Projeto economia verde: engajamento das partes interessadas nas questões socio ambientais também, valor compartilhado, produção de relatórios com os avanços sustentáveis e geração da receita.

        Projeto mãos limpas: Gestão participativa, práticas anticorrupção, criação de condigo de conduta.

.Dimensão estratégica e visão: 

        Projeto sou verde: Colocar na sua missão que todo mundo é responsável pelas mudanças climáticas, degradação do meio ambiente e a sua proteção.

3.Argumentar como seu projeto evita os dez erros mais comuns cometidos pelas empresas ao trabalhar responsabilidade social. Argumente no sentido de defender seu projeto e mostrar como ele não cairá nesses erros [pic 6]

        Falta de visão - Poucas são as companhias que estabelecem uma visão de futuro para a RSE, esse estudo visa combater essa falha quando preconiza na sua missão a responsabilidade com a questão da mudança climática que é preponderante mundialmente.

Resistências às mudanças - As empresas possuem problema em implantar as mudanças de grande escala, que exigem revoluções organizacionais e novas abordagens de gestão. E na essência do meu projeto está mudanças correlacionados com a questão do ambiente organizacional também o projeto de mãos dadas para o futuro promoverá um ambiente forte de inclusão e gestão da nova mentalidade organizacional.

Sub-estratégia - Nas corporações quando o conceito não foi adotado como valor pela principal liderança, a RSE acaba sendo função de departamentos específicos, sem nenhuma conexão com a estratégia do negócio e a gestão da companhia. Por esse motivo para combater mais essa anomalia o projeto economia verde e de mãos limpas vão conscientizar e normatizar essa nova “filosofia” de trabalho entre o auto escalão e os stakehokders.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (341.2 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com