TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM HUMANISTICA DA ADMINISTRAÇAO

Por:   •  15/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.832 Palavras (24 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo denotar a abordagem humanística da administração, fornecendo e auxiliando no entendimento de todo o conteúdo. A Abordagem Humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.

ABORDAGEM HUMANISTICA DA ADMINITRAÇÃO

Na verdade, a Abordagem humanística da Administração começou logo após a morte de Taylor, mais foi somente a partir da década de 1930 que encontrou enorme aceitação nos Estados Unidos, principalmente por suas características democráticas.

A Abordagem Humanística ocorre com que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Administração cedam a prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais.

A Teoria Administrativa passam por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Surgiu nos Estados Unidos, a partir de 1930, como consequências da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.

A Teoria Clássica pretendera desenvolver uma filosofia empresarial, uma civilização industrial, na qual a tecnologia e o método de trabalho contistuem as preocupações básicas do administrador.

ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Elas têm origens nos seguintes fatores:

- A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração: Conceitos rígidos e mecanista da Teoria Clássica e adequando aos novos padrões de vida do povo americano. Então revelou um movimento tipicamente americano, voltado para democratização dos conceitos administrativo.

- O desenvolvimento das ciências humanas: As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.

- As ideias da filosofia progmática de John Dewey: Foram fundamentais para o humanismo na Administração. Mayo foi o fundador da escola.

- As conclusões da Experiência de Hawthorne: Foi realizada entre 1927 a 1932, sobre a coordenação de Elton, que puseram em xeque os princípios postulados.

         

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORME

Então Mayo conduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil com elevadíssima rotatividade de pessoal ao redor de 250% ano e que havia tentado inultiamente vários esquemas de incentivos salariais. Assim criou um intervalo de descanso, delegou os operários a decisão sobre horários de produção e contratou uma enfermeira. Em pouco tempo, emergiu um espírito de grupo, produção, aumentou a rotatividade do pessoal diminuiu.

Assim começou a experiência na fabrica de Hawthorne do Western Eletric Campany. Para avaliar  correlação entre iluminação e a eficiência dos operário, medida por meio  da produção.

Então começou em 1927, com o grupo experimental tenha um supervisor, como no grupo de controle, alem de um observador que permanecia na sala e observa o trabalho e assegurava o espírito e cooperação das moças. Elas foram convidas para participar na pesquisa e esclarecidas quanto aos seus objetivos: determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho com o período descanso, lanches, redução no horário de trabalho etc. A pesquisa com o grupo experimental foi dividida em 12 períodos, para se observar sua produção.

 1° Período: Duraram duas semanas. Foi estabelecida a capacidade produtiva em condições normais de trabalho que passou a ser comparada com a dos demais períodos.

2° Período: Duraram cinco semanas. O grupo experimental foi isolado na sala de prova, mantendo-se as condições e o horário de trabalhos normais e medindo-se o ritmo de produção. Serviu para verificar o efeito da mudança de local de trabalho.

3° Período: Modificou-se o sistema de pagamento. No grupo de controle havia o pagamento por tarefas em grupo. Os grupos eram numerosos – compostos por mais de cem moças, as variações de produção de cada moça eram diluídas na produção e não se refletiam no salário individual. Separou-se o pagamento do grupo experimental e, como ele era pequeno, os esforços individuais repercutiam diretamente no salário. Esse período durou oito semanas. Verificou-se aumento de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (377.1 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com