TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM HUMANISTICA DA ADMINISTRAÇAO

Por:   •  15/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.832 Palavras (24 Páginas)  •  1.619 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo denotar a abordagem humanística da administração, fornecendo e auxiliando no entendimento de todo o conteúdo. A Abordagem Humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.

ABORDAGEM HUMANISTICA DA ADMINITRAÇÃO

Na verdade, a Abordagem humanística da Administração começou logo após a morte de Taylor, mais foi somente a partir da década de 1930 que encontrou enorme aceitação nos Estados Unidos, principalmente por suas características democráticas.

A Abordagem Humanística ocorre com que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Administração cedam a prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais.

A Teoria Administrativa passam por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Surgiu nos Estados Unidos, a partir de 1930, como consequências da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.

A Teoria Clássica pretendera desenvolver uma filosofia empresarial, uma civilização industrial, na qual a tecnologia e o método de trabalho contistuem as preocupações básicas do administrador.

ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Elas têm origens nos seguintes fatores:

- A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração: Conceitos rígidos e mecanista da Teoria Clássica e adequando aos novos padrões de vida do povo americano. Então revelou um movimento tipicamente americano, voltado para democratização dos conceitos administrativo.

- O desenvolvimento das ciências humanas: As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.

- As ideias da filosofia progmática de John Dewey: Foram fundamentais para o humanismo na Administração. Mayo foi o fundador da escola.

- As conclusões da Experiência de Hawthorne: Foi realizada entre 1927 a 1932, sobre a coordenação de Elton, que puseram em xeque os princípios postulados.

         

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORME

Então Mayo conduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil com elevadíssima rotatividade de pessoal ao redor de 250% ano e que havia tentado inultiamente vários esquemas de incentivos salariais. Assim criou um intervalo de descanso, delegou os operários a decisão sobre horários de produção e contratou uma enfermeira. Em pouco tempo, emergiu um espírito de grupo, produção, aumentou a rotatividade do pessoal diminuiu.

Assim começou a experiência na fabrica de Hawthorne do Western Eletric Campany. Para avaliar  correlação entre iluminação e a eficiência dos operário, medida por meio  da produção.

Então começou em 1927, com o grupo experimental tenha um supervisor, como no grupo de controle, alem de um observador que permanecia na sala e observa o trabalho e assegurava o espírito e cooperação das moças. Elas foram convidas para participar na pesquisa e esclarecidas quanto aos seus objetivos: determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho com o período descanso, lanches, redução no horário de trabalho etc. A pesquisa com o grupo experimental foi dividida em 12 períodos, para se observar sua produção.

 1° Período: Duraram duas semanas. Foi estabelecida a capacidade produtiva em condições normais de trabalho que passou a ser comparada com a dos demais períodos.

2° Período: Duraram cinco semanas. O grupo experimental foi isolado na sala de prova, mantendo-se as condições e o horário de trabalhos normais e medindo-se o ritmo de produção. Serviu para verificar o efeito da mudança de local de trabalho.

3° Período: Modificou-se o sistema de pagamento. No grupo de controle havia o pagamento por tarefas em grupo. Os grupos eram numerosos – compostos por mais de cem moças, as variações de produção de cada moça eram diluídas na produção e não se refletiam no salário individual. Separou-se o pagamento do grupo experimental e, como ele era pequeno, os esforços individuais repercutiam diretamente no salário. Esse período durou oito semanas. Verificou-se aumento de produção.

4° Período: Marca o inicio da introdução de mudanças no trabalho: um intervalo de cinco minutos de descanso no período da manhã e outro igual no período da tarde. Verificou-se um novo aumento de produção.

5° Período: Os intervalos de descanso foram aumentados para dez minutos cada,verificando novo aumento de produção.

6° Período: Introduziu-se três intervalos de cinco minutos na manhã e três à tarde. A produção não aumentou, havendo queixas das moças quanto à quebra do ritmo de trabalho.

7° Período: Voltou-se as dois intervalo de dez minutos, em cada período, servindo-se um lanche leve. A produção aumentou novamente.

8° Período: Mesmas condições do período anterior, e o grupo experimental passou a trabalhar até às 16:30min e não até às 17 horas, como o grupo de controle. Houve acentuado aumento da produção.

9° Período: O grupo experimental passou a trabalhar até às 16 horas. A produção permaneceu estacionária.

10° Período: O grupo experimental voltou a trabalhar até às 17 horas, como no 7º período. A produção aumentou bastante.

11° Período: Estabeleceu-se a semana de cinco dias, com sábado livre. A produção diária do grupo experimental continuou a subir.

12° Período: Voltou-se às mesmas condições do 3° período, tirando-se todos os benefícios dados, com o assentimento das moças. Esse período, último e decisivo, durou 12 semanas. Inesperadamente, a produção atingiu um índice jamais alcançado anteriormente (3.000 unidades semanais por moça).

Contudo, a produção aumentou seguidamente de um período para o outro. No 11° período, um ano após o inicio da experiência, os pesquisadores perceberam que os resultados eram estranhos. Havia um fator psicológico que já havia aparecido na experiência anterior sobre iluminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (377.1 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com