TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM FINANCEIRA

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Pólo: FACNET - TAGUATINGA



DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

5º SEMESTRE

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

1º Semestre de 2013

Professora: Ivonete Melo de Carvalho

Tutor de Ensino: Eionyr Morais Barbosa

Taguatinga – 06/2013


SUMÁRIO

Introdução

Etapa1 – Identificar os objetivos dos sistemas de acumulação de custos;

Etapa 2 – Entender os métodos de tributação do Imposto de Renda e o Valor do dinheiro no tempo;

Etapa 3 – Entender e solidificar o conhecimento sobre os conceitos do Orçamento de Capital;

Conclusão

Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Apresentaremos a seguir nesta ATPS de Administração Financeira, a elaboração de um estudo sobre as práticas de finanças nas empresas, de forma a consolidar o conhecimento adquirido com as aulas dadas na disciplina.

Observaremos também que as práticas de finanças nas empresas se forem elaboradas de forma estrutural levarão as empresas ao resultado desejado.

2 -  ETAPA Nº  1

2.1 Ler sobre sistemas de acumulação de custos e os tipos de custo empresariais, como sugestão,

procure nos livros indicados a seguir:

 GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração Financeira. 3. ed. São Paulo:

Saraiva, 2010.

 HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira

aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

      2.2  Discutir, entre o grupo, e elencar as principais ideias dos capítulos lidos.

      2.3 Reunir-se para responder às questões apresentadas a seguir, com base nos capítulos dos livros  lidos, justificando as respostas:

  1. Qual o é objetivo de uma empresa?

      R) Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objetivos de uma empresa são vários. No entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado.

        O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. Ninguém abre uma empresa apenas para bonito, ou apenas para dizer que é um empresário. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. É preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado. Por outro lado se a empresa está dando um retorno bastante favorável, é preciso que seja avaliada a possibilidade de novos investimentos, não é aconselhável logo de cara já ir comprando uma caminhonete do ano, sair gastando dinheiro a toa, é preciso lembrar ainda que a rentabilidade de um mês pode não se repetir no mês seguinte. O dinheiro gera dinheiro, mas se não soubermos utilizá-lo da maneira correta podemos ter uma enorme dor de cabeça.

  1. Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração financeira?

      R) ATIVIDADES DE FINANCIAMENTOS:- Refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. São atividades classificadas no Balanço Patrimonial como PASSIVO FINANCEIRO ou PATRIMONIO LIQUIDO. Por exemplo, empréstimos bancários, integralização de capital, etc

ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS :- Atividades referentes as decisões de aplicação de recursos em caráter temporário ou permanente, para dar suporte as atividades operacionais. Estão classificadas no Balanço Patrimonial em INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS ou em ATIVO PERMANENTE. Por exemplo, compra de maquinas, equipamentos, aplicações financeiras de curto ou longo prazo, etc.

  1. Quais as funções do administrador financeiro?

      R) A administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os Administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas. As funções típicas do administrador financeiro são: Análise, planejamento e controle financeiro. 

  1. Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?

R) Regime de Competência: A adoção do regime de competência tem por finalidade reconhecer na contabilidade as receitas, custos e despesas no período a que competem independentemente da sua realização em moeda.

            Regime de Caixa: Representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas pela entrada e saída efetiva do pagamento ou recebimento.

      2.4 Após a obtenção das respostas, reunir-se para discutir e organizar todas as informações.

Elaborar um relatório, salvá-lo em arquivo único de formato .doc e reservá-lo para embasar a

confecção do relatório final da Etapa 3.

3 -  ETAPA Nº  2

       3.1 Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), os capítulos: 2 –Tipos de Negócios e Métodos de Tributação e 3 - O Valor do dinheiro no tempo, para que possam desenvolver esta etapa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com