TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetizar Letrando

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]ALFABETIZAR LETRANDO

1)TEMA DA ATIVIDADE - Rimando e aprendendo: a leitura como forma de ampliação do vocabulário e aprendizado da escrita.

2) TEMPO DE DURAÇÃO DA ATIVIDADE -  4 horas (um período todo de aula).

3) OBJETIVOS DA ATIVIDADE:

- Reconhecer as palavras de origem indígena presentes na Língua Portuguesa e no cotidiano dos alunos, por meio da leitura do livro “Poeminhas da terra”, escrito por Márcia Leite e ilustrado por Tatiana Móes.

- Perceber por meio da leitura oral as rimas presentes no texto.

- Trabalhar as palavras de forma lúdica, por meio da leitura, da oralidade e da escrita.

- Possibilitar que os alunos identifiquem as rimas presentes em outros poemas.

- Permitir que os alunos elaborem rimas oralmente e também na escrita.

4) CONTEÚDOS:

- Linguagem.

- Rimas.

5) RECURSOS NECESSÁRIOS:

- 1 livro “Poeminhas da terra” (Escrito por Márcia Leite/ Ilustrado por Tatiana Móes).

- Lousa.

- Giz.

- Cartolina.

- Cópias para os alunos do poema: “A porta”, de Vinícius de Moraes.

- 3 cartões com algumas figuras.

6) DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

1. Os alunos chegarão na sala de aula e serão organizados em círculo.

2. O(a) professor(a) irá recepcioná-los dizendo que naquele dia farão uma atividade diferente e interessante. Fazendo a seguinte pergunta: “vocês querem descobrir coisas novas?”, “vocês gostam de descobrir coisas novas?”

3. Após isso, os alunos serão levados a responder sobre quem foram os primeiros habitantes do Brasil, antes da invasão portuguesa.

4. O(a) professor(a) falará brevemente sobre os índios, sobre como eles se assustaram com a chegada dos portugueses, como sofreram por terem de conviver com uma nova cultura, uma vez que os portugueses queriam forçá-los a seguir o que achavam certo e que devido a isso muitos índios ficaram tristes e outros até morreram.

5. O(a) professor(a) contará aos alunos que apesar de muitos dos primeiros habitantes do Brasil terem morrido, outros sobreviveram e que a língua falada por eles continua viva até os dias de hoje.

6. O(a) professor(a) pode dar exemplos de palavras indígenas usadas no cotidiano, como: catapora, caipora, carioca, jacaré, sabiá, tucano, tamanduá.

7. Depois disso, o(a) professor(a) introduzirá o livro “Poeminhas em terra”, mostrando a capa que traz dois índios em uma canoa, juntos de alguns animais, como tamanduá, macacos e uma onça.

8. O(a) professor(a) lerá o nome da escritora Márcia Leite, revelando que foi ela quem inventou os poeminhas que vão ler e que usou palavras indígenas para criá-los. Depois falará da ilustradora Tatiana Móes, dizendo que foi ela quem desenhou as belas imagens que eles observarão no livro.

9. O(a) professor(a) lerá o livro pausadamente, dando especial atenção ao ritmo da leitura, visto que os poemas pedem uma leitura que respeite bastante a sonoridade, para que assim os alunos consigam perceber as palavras que formam rimas.

10. O(a) professor(a) não precisa explicar de maneira profunda o que são as rimas, uma vez que se tratam de crianças do primeiro ano do ensino fundamental (6 anos). Elas precisam perceber, por meio do som, as palavras que combinam, que se parecem e que essas são chamadas de rimas.

11. O(a) professor(a) colocará algumas palavras presentes no livro “Poeminhas da terra” na lousa e perguntará aos alunos quais são as palavras que formam as rimas, escrevendo-as nos quadro. Por exemplo: Tapioca – Mandioca; Amendoim – Aipim; Guaraná – Jequitibá; Pacu – Pirarucu.

12.   Depois (o)a professor(a) mostrará aos alunos um cartaz (elaborado previamente) apresentando todas as rimas presentes no livro lido. Professor(a) e alunos lerão em voz alta percebendo as sonoridades, notando o modo como as palavras combinam e se parecem.

13. Após isso, o(a) professor(a) poderá falar palavras e pedir para que os alunos digam quais outras combinam com as que ele(a) disse, assim as crianças perceberão que também são capazes de formar rimas.

14. Os alunos voltarão as suas carteiras.

15. Os alunos, então, receberão folhas com cópias do poema “A porta”, de Vinícius de Moraes.

16. O(a) professor(a) lerá com eles o poema “A porta”. Os alunos que já conseguem ler, podem ajudar o(a) professor(a) na leitura, logo depois disso, eles verão quais são as palavras que combinam, quais são as que formam rimas.

17. O(a) professor(a) escreverá todas as rimas na lousa, sempre contando com a ajuda dos alunos, indagando: quais as palavras que rimam nessa estrofe?

“Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com