TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Auditória Interna nas Entidades Públicas. Estudo de Caso

Por:   •  3/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.302 Palavras (14 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO DE GAZA

Georgina Dionísio Massunda

Importância da Auditória Interna nas Entidades Públicas. Estudo de caso: Direcção de Economia e Finanças da Cidade de Maputo

Lionde

2020

Georgina Dionísio Massunda

Importância da Auditória Interna nas Entidades Públicas. Estudo de caso: Direcção de Economia e Finanças da Cidade de Maputo

Lionde

2020 

Índice

1. Introdução 1

1.1. Problema 2

1.2. Justificativa 3

1.2.1. No âmbito Social e Económico 3

1.2.2. No âmbito Académico 3

1.3. Objectivos 4

1.3.1. Objectivo Geral 4

1.3.2. Objectivos Específicos 4

2. Referencial teórico 5

2.1. Auditória Interna nas Organizações 5

2.2. Auditória no sector público 6

2.3. Importância da auditoria interna nas em entidades públicas 7

3. Metodologia 10

3.1. População de estudo e amostra 10

3.2. Instrumento e técnicas de recolha de dados 10

3.3. Tratamento e processamento dos dados 10

4. Resultados esperados 12

5. Recursos necessários 13

6. Cronograma das actividades 14

7. Bibliografias 15

Índice de tabelas

Tabela 1 Recursos materiais 13

Tabela 2 Cronograma de actividades 14

1. Introdução

De acordo com Franco (1996, p. 19) “desde o seu aparecimento, a contabilidade tornou-se um conjunto ordenado de conhecimentos, com objectivos e finalidades definidas, tem sido considerada como uma arte, como técnica ou como ciência de acordo com a orientação seguida.” A contabilidade é bem antiga, cada vez mais vem se ampliando para melhor atender as expectativas das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Com o avanço económico-financeiro e o aparecimento das grandes empresas em vários países, fez-se necessária a auditoria. A auditoria é considerada um ramo da contabilidade, uma técnica contábil que averigua a exactidão dos registros e demonstrações contábeis e tudo relacionado com o controle do património da empresa (Guimarães, Rubio e Silva, 2010).

Segundo ATiie, 1992, a auditoria pode ser classificada em: Auditoria Externa e Auditoria Interna.

A auditoria externa não possui vínculos empregatícios com a empresa, já o auditor interno é um funcionário da empresa e, não deverá estar subordinado às pessoas cujos trabalhos examinam, deverá ser independente e prestar informações somente aos gestores que o destinaram ao trabalho.

Segundo Pradas et al. (1999, citado por Costa, 2008, p. 20) no Sector Privado verifica-se uma evolução das funções da auditoria interna de uma mera verificação de saldos e detecção de erros e fraudes, para objectivos mais ambiciosos, como manter um controlo interno eficaz, conseguir um bom funcionamento da organização, dos seus sistemas operativos e uma adequada utilização dos seus recursos, assegurar o cumprimento das políticas, normas e instrumentos.

Assim como no sector privado, a auditoria interna é também necessário para o sector público ou ainda mais já que o seu trabalho incide sobre a coisa pública.

Para Marçal e Marques (2011, p.70 a 71) a auditoria interna desempenha uma importante função de apoio às suas decisões de gestão uma vez que o sector público tem por objectivo a maximização da economia, eficiência e eficácia. Neste contexto, pretendemos desenvolver o tema: Importância da Auditória Interna nas Entidades Públicas, com vista a um estudo de caso sobre a Direcção de Economia e Finanças da Cidade de Maputo, com objectivo de verificar se à aplicação dos procedimentos e práticas de auditória geralmente aceite são observados no desempenhar desta função neste ente público.

1.1. Problema

A Auditoria é o processo de avaliação do desemprenho real, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização então sendo usados eficientemente e se os objectivos operacionais estão sendo alcançados, tendo também como objectivo auxiliar todos os membros da gestão da empresa a desempenhar-se eficientemente de suas funções e responsabilidades fornecendo-lhes análises, apreciações, recomendações e comentários pertinentes e objectivos sobre as actividades examinadas. Portanto, a Auditoria é de grande importância para as empresas, seja ela de sector privado, ou do sector publico.

Os principais problemas que atingem as instituições públicas e privadas são os desvios, erros e fraudes, quem são denominados de corrupção, procedimento este que está relacionado com a falta de controlo adequado sobre um determinado processo, implicando em um conjunto de actos que provocam a utilização indevida do processo e dos recursos pertencentes às entidades, seja para benefício próprio ou de terceiros (Araujo, Borgues, Doutra e Silva, 2004).

A Auditoria não atua na busca de irregularidades - como acontece com as modalidades de auditoria de conformidade e legalidade (visa examinar a conformidade e a legalidade das acções e dos actos de gestão dos responsáveis pela administração em relação aos aspectos: contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial). Seu objectivo geral é de assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com