TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FINANCEIRA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  15/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE FINANCEIRA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o mercado muda em um ritmo cada vez mais acelerado. Com isso, a necessidade de informações precisas e detalhadas sobre a condição financeira das empresas mostra-seprimordial para atomada de decisões administrativas e gestoras. E, para que haja essa informação faz-se necessário a análise detalhada das demonstrações contábeis (IUDÍCIBUS, 1995).

Segundo Matarazzo (2003), o uso das demonstrações contábeis com seu total domínio, torna mais fácil a compressão, com a finalidadede gerar informações exatas para uma análise e melhor tomada de decisão. E, como toda empresa é constituída segundo o princípio da continuidade, criada para funcionar por um prazo indeterminado, o cuidado com o seu patrimônio é determinante para sua saúde econômica. Dessa forma, a análise das demonstrações é essencial para tais fins.

A análise financeira das demonstrações contábeis para empresas de diversos ramos tem como objetivo gerar informações, para avaliar sua real situação diante do mercado. De acordo com Hoog (2011):

Uma análise de balanço é o ato de observar a riqueza, apartirde uma demonstração estática, balanço patrimonial, onde se avalia a situação econômica, financeira e administrativa da azienda, nela incluídas as suas tendências e projeções futuras (HOOG, 2011, p. 543).

A análise financeira éconstruída com ferramentas poderosas para tal e gera uma gama de informações para fins gerenciais. Portanto, nota-se a necessidade eminente de estudar esse processo, com o objetivo de esclarecer sua real finalidade.

1.1PROBLEMA DE PESQUISA

Atualmente, as empresas dos mais diversos setores da economia encontram dificuldades ao fazer análise de suas demonstrações contábeis.

 A importância da análise financeira das demonstrações contábeis é vital no conhecimento do desempenho de uma empresa e contribui para os mais diversos usuários. De acordo com Silva (2007, p. 68), “Um dos principais objetivos da análise financeira é o fornecimento de subsídio para a tomada racional de decisão de concessão de crédito e de investimento, a partir de informações de boa qualidade”. A análise das Demonstrações Financeiras em qualquer meio empresarial é uma fonte de informações que quando bem utilizada pode dar direção às atividades de qualquer seguimento.

Quanto a utilidade da analise financeira Garrison, Noreen e Brewer (2007, p. 646)afirmam que,“Uma pessoa que tenha habilidade de analise dessas demonstrações pode aprender muito a respeito dos pontos fortes, dos pontos fracos, dos possíveis problemas, da eficiência operacional, da rentabilidade, assim por diante de empresa”.

O indivíduo que atua em micros e pequenas empresas preocupam-se com a satisfação de seu cliente em relação ao produto ou serviço ofertado, e como o mesmo é atendido no seu estabelecimento. No entanto, dificilmente dá a devida atenção à análise de suas demonstrações contábeis. Essa falhadá-se em vezes pelo desconhecimento de tais análises, em vezes pela desinformação da parte do contador para com o profissional desse ramo em questão. Nesse contextochega-se à seguinte problemática: Como a análise das demonstrações contábeis influencia na tomada de decisões das micros e pequenas empresas?

1.2 OBJETIVOS DE PESQUISA

O objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância das demonstrações contábeis para micros e pequenas empresas.

Com a finalidade de alcançar o objetivo geral, têm-se os seguintes objetivos específicos:

a) Identificar as teorias de análise financeira das demonstrações contábeis;

b) Realizar a análise financeira das demonstrações contábeis;

c) Comparar os resultados verificando a importância da análise das demonstrações contábeis na obtenção de informações econômicas e financeiras, para a tomada de decisões.

1.3 JUSTIFICATIVA TEÓRICA E PRÁTICA

De acordo com Padoveze (2002), a contabilidade traduz-se naturalmentecomo um sistema de informação e, desde seu surgimento auxilia as pessoas a avaliar, controlar e demonstrar a composição e as alterações ocorridas no patrimônio das empresas.

No entanto, segundo o SEBRAE (2013), de todas as empresas que abriram no ano de 2007 em território brasileiro, 75,6% permaneceram abertas após dois anos.

Quanto à descontinuidade das empresas nos primeiros anos Bonacim, Cunha e Corrêa (2009) afirmam que os problemas financeiros em geral, como o endividamento, sãoconsequentes da má administração dos recursos disponíveis. Tem-se então, na análise financeira das demonstrações o principal recurso disponivel para a solução deste problema.

Segundo Assaf (2007), a análise do balanço patrimonial proporciona condições para mensurar a condição econômica e financeira das empresas.

De acordo com Schier (2007), a análise das demonstrações, quando construídas seguindo as regras contábeis, concebe fidedignidade das informações financeiras. Tem-se neste trabalho a justificativa da análise das demonstrações econômico-financeiras como ferramenta primordial para auxiliar à tomada de decisões.

1.4 METODOLOGIA

O conhecimento pode ser obtido de inúmeras maneiras, e este trabalho busca o conhecimento científico, definido por Lakatos e Marconi (1992, p.22) como sendo “um conjunto de conhecimento racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com