TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING GRUPO CARREFOUR BRASIL

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

GRUPO CARREFOUR BRASIL

 Maio/2020

[pic 4]

Elaborado por: Mariana Luiza Malvezi

Disciplina: Marketing

Turma: Bussines Laww


Introdução

O Grupo Carrefour começou na França em 11 de julho de 1959 quando duas famílias que atuavam no ramo do comércio, Fournier e Defforey, somaram esforços para inaugurar um novo modelo de negócio. Passado um ano foi inaugurada a primeira loja do Carrefour que agradou o gosto dos consumidores da época, pois em dois dias compareceram mais de 15 mil clientes na loja.

O novo empreendimento fez tamanho sucesso que passado alguns anos foi criando pela empresa Carrefour um novo conceito de loja, um hipermercado, com amplos espaços, variedades de itens disponíveis ao consumidor e um grande espaço destinado ao estacionamento.

A receptividade do público foi positiva, pois a empresa atendeu as expectativas e necessidade do público, o que acarretou o aumento das vendas e com isso, novas lojas foram abertas em outros países da Europa.

Ao longo da história é possível constatar que a empresa Carrefour sempre trouxe novidades aos consumidores, como: (i) os produtos sem marcas mas que eram de alta qualidade e acessível a todos os públicos, sem distinção; (ii) promoção de descontos consideráveis que ficou conhecido como Maxidescontos e (iii) produtos com a marca própria, Carrefour.

No Brasil, as primeiras lojas foram inauguradas em 1975 e, em 1989 o Carrefour foi o primeiro varejista a atuar no mercado Asiático. Ao passar dos anos, a empresa foi expandindo os países de atuação e realizando operações societárias que consolidou a marca e aumentou a sua atuação estratégica.

No ano de 2007 foi iniciado uma reavaliação das unidades das empresas, o que ocasionou a mudança de muitas unidades, sempre objetivando atender as necessidades e as expectativas dos clientes, que se alteram de maneira constante com o passar do tempo e com a evolução da sociedade, exigindo uma revisão constante do modelo das unidades e dos produtos e serviços oferecidos.

 

Com isso, o Carrefour lançou outras modalidades de lojas como os supermercados localizados nos bairros com unidades mais enxutas que o consumidor adquire menos produtos de um estabelecimento que está perto de sua residência.

Atualmente o Grupo Carrefour l atua com vários modelos de estabelecimento para atender as mais variadas necessidades dos seus clientes, tais como: (i) Hipermercados: grandes estabelecimentos localizados em áreas de alta concentração oferecendo uma grande variedade de produtos (média de 80 mil); (ii) Supermercados: Estabelecimentos localizados em bairros com menor concentração populacional disponibilizando média de 80 mil produtos; (iii) Lojas de Conveniência: o estabelecimento é direcionado as necessidades da região em que a loja está localizada, disponibiliza serviços de lavanderia, revelação de fotos e disponibiliza média de 3500 produtos; e (iv) Atacadista: oferece produtos no atacado média de mais de 10.000 itens variados.

No Brasil, o Carrefour foi pioneiro ao implementar os estabelecimentos no modelo de hipermercados, oferecendo aos consumidores variedade de produtos com qualidade e preço justo com atendimento diferenciado, superando os seus concorrentes, atendendo as necessidades dos clientes, fazendo com que o crescimento da empresa ocorresse de forma exponencial.

Recentemente, O Grupo Carrefour do Brasil enfrentou uma séria crise de imagem, quando um segurança da Loja de Osasco – SP bateu em uma cachorra de rua, a Manchinha, acarretando a morte do animal. A repercussão desse episódio afetou milhares de consumidores, tanto que foram realizados quase 600 mil comentários negativos na internet em dezembro de 2018.

Além da crise de imagem instaurada, pois hoje os pets são considerados membros da família e existe uma preocupação maior da sociedade com os animais abandonados, o que acarretou o boicote de muitos consumidores da rede, o Carrefour Brasil pagou R$ 1MM em um acordo realizado com o Ministério Público, sendo esta verba destinada exclusivamente ao auxílio dos animais abandonados.

Após esse lamentável episódio, imediatamente o Grupo Carrefour Brasil levantou o número dos animais abandonados em todas as suas lojas no Brasil (300 animais) e fez  o devido encaminhamento para as ONGs; realizou treinamento com todos os funcionários para  eventuais ocorrências com animais; realizou eventos de doações em duas lojas; firmou parceira com diversas ONGs; realizou doações de rações; financiou castrações e por fim, implementou o dia pet onde o lucro de 100% dos valores das vendas da ala pet são revertidos para os ONGs que lutam pela causa animal.

Tais medidas é um exemplo de uma atuação na crise de forma estratégica e positiva, pois passado um ano do episódio certamente a imagem da empresa perante os consumidores foi revertida, restando claro que se trata de uma organização que se perpetuará pelo tempo, com a conquista de novos mercados e fidelização dos clientes existentes.

Desenvolvimento do plano de marketing:

Conhecendo a empresa:

  • Missão: Ser reconhecido e querido por oferecer aos nossos clientes a melhor qualidade de vida todos os dias.
  • Visão: Ser o varejista mais querido e preferido do Brasil, reconhecido por sua excelência e inovação, com uma equipe que age com colaboração, responsabilidade e paixão, cuidando da nossa gente e de todos os detalhes para encantar o nosso cliente.
  •  Valores: Temos paixão em tudo o que fazemos, somos feitos de gente que cuida de gente e do que faz, fazemos juntos para sermos mais fortes, inovamos para surpreender e encantar, queremos fazer o melhor todos os dias

Portifólio de Marcas:

[pic 5]

Análise Ambiental:

  • Macroambiente de negócios – Análise das tendências e Impactos:

VARIÁVEL

TENDÊNCIAS:

OPORTUNIDADES OU AMEAÇAS?

IMPACTOS

Demográfica

  • Atuação em todo território nacinal, envolvendo todos os tipos de classe social.
  • Estabelecimentos que atendem as necessidades e preferências de todos os clientes.

  • Concorrentes no mercado com o mesmo porte de atuação
  • Multiplicidade de estabelecimentos com oferta dos mesmos produtos.

Cultural

  • População consumista
  • Consumidores que buscam produtos de alta qualidade e baixo custo
  • Consumidores que se importam com a causa animal
  • Compras realizadas em plataformas on-line;
  • Mudança rápida das necessidades dos consumidores.
  • Maior procura por produtos naturais e orgânicos que perecem mais rápido.

Legal-Política

  • Código da Defesa do Consumidor
  • Lei de Proteção aos animais

  • Maior poder do consumidor
  • Maior exigência na qualidade dos produtos pelos consumidores

Tecnológica

  • Plataformas de compras on-line
  • Automatização do atendimento nas lojas físicas.
  • Aumento das vendas pela internet
  • Diversidade de opções ao consumidor.

Econômica

  • Juros estável
  • Taxa de desemprego em baixa
  • Manutenção do poder de compra do consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (614.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com