TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARMAZENAMENTO DE MERCADORIA: endereçamento como ferramenta de gestão logística

Por:   •  21/9/2021  •  Artigo  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

TG I – Entrega Final

Polo: FATEC - BATUCATU

Nome

1

Cleiton da Silva Sampaio

2

3

Título do TG: ARMAZENAMENTO DE MERCADORIA: endereçamento como ferramenta de gestão logística

Nesta entrega você deva colocar os textos das Entregas Parciais 1 e 2 atendendo às observações feitas pelo orientador de TG e com as correções solicitadas.

Definição do tema de pesquisa:

No interior da metodologia logística, os procedimentos de armazenagem e estoque tem uma função essencial nas empresas, por ofertarem valor de local e tempo, determinando a mercadoria, a quantia e o momento correto. Contudo, o endereçamento de estoque é um dos procedimentos para melhorar a organização, pois trata-se de um instrumento importante que possui o fito de indicar as maneiras precisas para simplificar a rápida identificação do endereço das mercadorias em um depósito/almoxarifado.

Assim, para uma melhor localização no estoque é preciso desenvolver um sistema de endereçamento, quer seja ele manual, através de etiquetas, ou automatizado, através de software.

O tema do presente projeto deste modo, é Endereçamento como ferramenta logística.

Questão específica /o problema:

Qual a relevância do endereçamento de estoque para as organizações?

Hipótese(s) que norteia(m) a pesquisa:

O endereçamento de estoque é um método facilitador e minimiza perdas e extravios, além de ser uma ferramenta que apresenta compatibilidade de identificação.

Justificativa:

Por conta da globalização, o mundo dos negócios encontra-se mais competitivo, assim como, tem buscado melhorias de maneira constante em esfera global. Frente a isso, observa-se maiores exigências vindas dos clientes, que procuram adquirir bens com custo reduzido e em curto prazo. Nessa ótica, os elementos da logística precisam ser destacados, uma vez que, o acontecimento de falhas na comunicação, nos itens fiscais, nos elementos logísticos são demandas que interferem de forma significativa no produto final, causando assim, prejuízos às organizações envolvidas ou até mesmo na economia de um país.

O almoxarifado é um departamento crítico nas empresas, por conta da grande quantia de itens estocados e seu controle, bem como, disponibilidade de mercadorias necessárias para a produção. Por isso, é preciso uma administração de mercadorias, através do endereçamento como maneira de aprimorar os processos, além de organizar de forma eficiente o espaço físico.

Objetivo da Pesquisa (TG):

O objetivo desse trabalho é abordar a relevância do endereçamento de estoque, realizado de maneira clara, sistemática e organizada, de fácil compreensão, procurando melhoras as metodologias de armazenagem, movimentação e inventário.

Referencial Teórico: 

LOGÍSTICA

A logística surgiu nos tempos primórdios, quando os humanos começaram a caçar e pescar e consequentemente transportar o alimento até onde seria consumido. Nas guerras ocorridas a. C. também já era possível identificar o conceito de logística, quando o exército além da moral, disciplina, técnica e treinamento precisavam se ocupar também do transporte dos alimentos, água e equipamentos nas batalhas (GONÇALVES, 2010).

Ballou (2006) sugere a logística como parte do processo da cadeia de suprimentos cujo objetivo é planejar, implantar e controlar o fluxo de mercadorias, serviços e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo de modo eficiente e eficaz, atendendo as exigências do cliente. A distribuição física, transporte, distribuição, suprimento, administração de materiais, operações e informações são processos que em conjunto constituem o composto logístico, que trabalha para o melhoramento e aperfeiçoamento destes recursos dentro da empresa.

A logística é uma excelente ferramenta que ao “agilizar o fluxo de informações e materiais, permite maior eficiência no recebimento e armazenagem dos produtos, com uma otimização em sua distribuição física que atende as necessidades do cliente” (CORONADO, 2011, p. 70).

Portanto, a logística é o processo de gerenciar estrategicamente, considerando a função de entregar o produto certo, no local certo, no tempo certo e desejado pelo cliente ao menor custo possível, em cujas informações dentro deste processo atuam como fator de melhora na qualidade dos serviços prestados.

CONTROLE DE ESTOQUE

Em qualquer controle do estoque é fundamental que a alta administração esclareça a política geral a ser aplicada, o controle de estoque tem como objetivo informar a quantidade existente de cada item do estoque e o quanto significa em valores monetários.

Controlar as entradas e saídas é uma das funções básicas de um controle eficiente, contudo, muitas empresas não realiza um controle destes itens que acabam apresentando “furo de estoque”, uma das consequências é o fato de não conseguir checar o consumo efetivo da matéria prima.

Desta maneira alguns estoques ficam superdimensionados, gerando um capital desnecessariamente parado, a falta de gestão tem como consequência também a parada de produção ou nas vendas por falta de produtos.

Algumas recomendações são importantes para um controle eficaz:

  1. O correto controle das entradas e saídas de materiais deve-se constituir uma obrigatoriedade;
  2. Qualquer saída de estoque (produção, transferência, troca etc.) deve ser acompanhada de requisição de saída;
  3. Implantar inventários cíclicos;

Com estes controles o gestor poderá calcular o giro dos estoques e definir o quanto comprar e, além disto, terá a segurança de que não sejam desviadas as mercadorias.

Função e Objetivo do Controle de Estoques

O controle de estoques é de suma importância para as indústrias, pois é controlado os desperdícios, desvios, apuram-se valores para fins de análise, bem como levanta o que foi investido.

Conforme Alcure (1991, p.35):

A responsabilidade do controle dos estoques em uma grande organização geralmente não está centralizada nas mãos de uma única pessoa. O controle perfeito só pode ser obtido por meio de esforços conjuntos e coordenados do departamento de produção e do departamento de vendas. O controle dos estoques pode ser feito por meio de controle dos estoques de deposito e da fábrica, por meio de planos que informem as necessidades da empresa.

O objetivo básico do controle de estoques é evitar a falta de material e o excesso do mesmo, o controle procura manter os níveis estabelecidos em equilíbrio com as necessidades de consumo ou das e vendas e os custos decorrentes.

ARMAZENAGEM

Conforme Rodrigues (2010), operações de armazenagem vem ganhando importância, funcionando como um amortecedor entre produção e demanda, e também como a continuidade da cadeia de suprimentos, o que agrega valor a oferta de serviços.

Para Ballou (2006), armazéns são de suma importância para o aumento da eficiência das mercadorias, compensando os custos de estocagem com custos menores de transporte, aumentando ou mantendo o nível de serviço.

Armazenagem e Movimentação

Armazenagem e movimentação possuem ligação em uma atividade, já que uma depende da outra. No começo ou final de qualquer movimento, o material encontra-se parado e cada local de começo ou fim denomina-se estocagem. Sendo assim, “A armazenagem (estocagem) é movimentação de materiais com velocidade zero”, segundo Moura (2005, p. 20).

O endereçamento é um diferencial estratégico dentro da armazenagem e estocagem, pois influência de forma precisa no espaço que deverá ser utilizado, facilitando as operações para atender a demanda com qualidade, rapidez eficiência.

O endereçamento é uma ferramenta auxiliar para a localização de materiais dentro de um armazém, ele busca estabelecer locais determinados ou endereços para a armazenagem de materiais, buscando facilitar as operações de movimentação, inventários e estabelecendo parâmetros para identificar com facilidade os itens estocados.

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

Qualquer empresa necessita de um sistema de classificação de materiais, já que sem o mesmo não há controle dos estoques, armazenamento adequado e, operacionalização do almoxarifado de maneira correta (DIAS, 2006).

O autor subdivide a classificação nas etapas a seguir:

Catalogação: nada mais é do que a listagem precisa de todos os materiais que compõem o estoque do almoxarifado;

Simplificação: é a redução da diversidade de um item empregado para o mesmo fim, ou seja, quando existem, por exemplo, dois itens que com a mesma finalidade, aconselha-se que a opção pelo uso de um deles. Ao simplificar um material as despesas são reduzidas ou evita-se que elas oscilem;

Especificação: é uma descrição minuciosa e possibilita um melhor entendimento entre o consumidor e o fornecedor quanto ao tipo de material a ser requisitado. Deve ser aliada à simplificação;

Normalização: é o estabelecimento da maneira pela qual devem ser utilizados os materiais em suas diversas finalidades. Compreende a padronização e identificação dos materiais, de modo que tanto o usuário como o almoxarifado possam requisitar e atender os itens utilizando a mesma terminologia. A padronização é aplicada também no caso do peso, medida e formato;

Codificação: após a correta implementação de todas as etapas anteriores, pode-se partir para a codificação dos materiais. A codificação é a representação de todas as informações necessárias, suficientes e desejadas por meio de números e/ou letras com base em todas as etapas anteriores.

LOCALIZAÇÃO DE MATERIAIS

Sistemas de localização de materiais têm por objetivo estabelecer meios para a perfeita identificação da localização dos materiais. Para Dias (2009), utiliza-se uma simbologia alfanumérica para indicar o posicionamento dos materiais armazenados, facilitando a movimentação e a estocagem.

“Um esquema de localização tem por finalidade estabelecer os meios necessários e proporcionar facilidades em identificar imediatamente o endereço da guarda do material no almoxarifado.” (VIANA, 2002, p. 352).

Indicação dos Procedimentos Metodológicos – Metodologia 

O método de coleta de dados utilizado neste artigo deu-se através de uma abordagem qualitativa. Na concepção de Michel (2009), na pesquisa qualitativa a verdade não se comprova numérica ou estatisticamente, porém convence na forma de experimentação empírica, a partir da análise feita detalhadamente, abrangente, consistente e coerentemente, assim como na argumentação lógica das ideias.

Para a construção do trabalho aqui apresentado, foram utilizadas fontes bibliográficas, que culminaram em uma pesquisa de cunho descritivo exploratório.

Conforme Andrade (2009), a pesquisa bibliográfica pode ser desenvolvida como um trabalho em si mesmo ou constituir-se numa etapa de elaboração de monografias, teses e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com