TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE OBESIDADE ( INTRODUÇÃO)

Por:   •  17/9/2016  •  Artigo  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

Obesidade Infantil

Causa, Tratamento e Prevenção

DIGITE AQUI SEU NOME

Estudante de Ciências Contábeis

Resumo

O sobrepeso e a obesidade infantil são fatores preocupantes em todo o mundo. Os índices estão crescendo de forma alarmante. No Brasil não é diferente, a medida que a desnutrição está sendo erradicada em nosso país, a obesidade está aumentando. Se continuarmos nesse ritmo de crescimento, em pouco tempo alcançaremos os Estados Unidos, que é tem um dos maiores índices de obesidade em todo o mundo. Esse dados no Brasil é graças a mudança no hábito alimentar do brasileiro que a cada dia que passa está trocando o prato típico(feijão, salada, arroz e carne) pelos famosos fast-food (comidas-rápidas). Tudo isso pode ser evitado se houver uma grande reeducação alimentar começando pela mãe, ainda na gravidez.

Palavras-chaves: Obesidade, Infantil, Causas, Hipertensão.

Abstract

Overweight and obesity in children are worrisome factors worldwide . The indices are growing alarmingly. Brazil is no different, as malnutrition is being eradicated in our country , obesity is increasing. If we continue at this rate of growth, soon we reach the United States , which is has one of the highest obesity rates in the world . This data in Brazil is due to change in the Brazilian food habit that every day is changing the typical dish (beans, salad, rice and meat) by the famous fast-food ( food -fast ) . All this can be avoided if there is a nutritional education starting with the mother, even in pregnancy.

Keywords : Obesity , Children , Causes Hypertension

Nos últimos 30 anos, o Brasil reduziu drasticamente os índices de desnutrição infantil, mas em contraste a obesidade e o sobrepeso infantil aumentaram na mesma proporção em que a desnutrição diminuiu. Esse é um fenômeno recente da má educação alimentar e nutricional que se expressa na população independente de idade, cor, sexo ou classe social.

A obesidade é definida quando uma criança está acima do peso normal de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC). Esse excesso de peso pode desencadear diversas complicações na saúde física como por exemplo diabetes, hipertensão, colesterol alto; como na saúde mental, por exemplo, baixa autoestima, depressão e consequentemente queda no rendimento escolar.

Dados do Estudo Internacional de Obesidade Infantil afirmam que a obesidade e o sobrepeso afetam 39% das crianças brasileiras, isso representa um aumento de 1000% em relação há 1974, por exemplo. Essa taxa é considerada extremamente alta, mas que pode continuar subindo se nada for feito. Isso acontece porque existem muito mais crianças com sobrepeso do que com a obesidade propriamente dita.

Segundo a pesquisa de Matsudo, Víctor “ a atividade física praticada pelos adolescentes é maior que a realizada por crianças na puberdade, e estes ainda praticam mais exercícios do que os que estão na escola primária.” Isso significa que quanto menores são as crianças, menos exercícios elas praticam. O grande e descontrolado acesso a tecnologias faz com que crianças e adolescentes deixem ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com