TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.596 Palavras (19 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

CELSO LUIZ ALMEIDA – RA 429044

CLEUSA MARTINS – RA 9986659363

CLEVERSON MOREIRA DA SILVA – RA 7924682204

JUCIANA LEAL MAYER – RA 427971

NILSON EVANDRO STOCKLER – RA417159

STÉFANIE APARECIDA FERRAZ – RA 7931653165

CIÊNCIAS SOCIAIS

Professor de ensino a distância: Profa. Ma. Mariciane Moraes Nunes.

Tutor de ensino presencial: Prof. Esp. Adm. Robson Scheleider.

CASTRO - PR

31/10/2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

CELSO LUIZ ALMEIDA

CLEUSA MARTINS

CLEVERSON MOREIRA DA SILVA

JUCIANA LEAL MAYER

NILSON EVANDRO STOCKLER

STÉFANIE APARECIDA FERRAZ

CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho de ATPS (Atividade Prática Supervisionada) Ciências Sociais, apresentado para avaliação parcial do 2ºsemestre da Anhanguera Educacional Ltda; sob a orientação da professora EAD (ensino a distância) Profa. Ma. Mariciane Moraes Nunes e tutor de ensino presencial: Prof. Esp. Adm. Robson Scheleider.

Professor de ensino a distância: Profa. Ma. Mariciane Moraes Nunes.

Tutor de ensino presencial: Prof. Esp. Adm. Robson Scheleider.

CASTRO

31/10/2013

1 Introdução        

2 CONCEITOS        

2.1 CONCEITO DE CULTURA        

2.2 CONCEITO DO INDIVÍDUO        5

2.3 CONCEITO DE SOCIEDADE        7

3 TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE        8

3.1 QUAIS INTERAÇõES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?        9

3.2 RESUMO DO FILME:  A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAíSO – o trabalhador industrial entre o céu e o inferno        0

4 DESIGUALDADE SOCIAL        2      

     4.1 FIGURAS DOS DOCUMENTÁRIOS........................................................................................................12

5 EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE........................................................................................................4

6 CONclusão        5

7 REFERêNCIAS        6


1 Introdução

Desde o nascimento do ser humano, até a sua morte, ele se habitua a conviver e fazer parte de uma realidade; a realidade social. A realidade social constitui uma unidade indivisível e complexa, cuja análise pode ser efetuada segundo perspectivas disciplinares ou olhares científicos diferentes. Quando por isso os cientistas sociais se referem à análise econômica, ou outra está apenas usando um recurso linguístico que visa ajudar a compreender uma realidade vasta e complexa, dividindo-a artificialmente de acordo com os seus interesses disciplinares próprios sem que, todavia, se deva confundir essa divisão disciplinar com a realidade social que é sempre indivisível.

Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até a expansão da esperança média de vida, entre outros, tudo faz parte da realidade social. As Ciências Sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que se concentram na interpretação do mundo social, por meio da objetividade garantida pela utilização do método científico. No contexto das Ciências Sociais verificam-se divisões em campos especializados, tais como a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política, entre outros. 

 Apesar de cada Ciência focar um determinado fenômeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isso que não se pode deixar de referir aos complementos das Ciências Sociais. Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de pressupostos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo. Esta particularidade, durante muitos anos, apontada como uma fragilidade das ciências sociais é hoje apontada como uma mais-valia na medida em que a partilha de conhecimentos interdisciplinares de ser um importante contributo para a construção do conhecimento humano.

Neste trabalho daremos ênfase e aprenderemos sobre o que é Cultura, Indivíduo, Sociedade, Trabalho e Consumo, e também analisaremos quais as interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual, fazendo algumas comparações do nosso dia a dia.

2 CONCEITOS

2.1 CONCEITO DE CULTURA

De acordo com Edward B. Taylor em 1871, que afirmou que, “Cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Podemos detalhar o conceito chegando a algumas conclusões acerca de cultura, afirmando que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. A cultura compreende a totalidade das criações humanas, incluírem ideias, valores, crenças, manifestações artísticas instrumentos de trabalho, alimentação, vestuários, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, etc.

Segundo Taylor não existe ser humano desprovido de cultura, quando o indivíduo começa a ter os primeiros contatos com outras pessoas, iniciando seu processo de socialização, que também é um processo de aquisição de cultura.

E, para a maioria dos autores cultura significa pessoa com mais conhecimento, o indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura em nós humanos, então podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura e não podemos colocar em escala como sendo melhor ou pior, é através da cultura que o homem adquire conhecimentos necessários para sua sobrevivência física e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (327.3 Kb)   docx (130.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com