TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EMPRESAS RURAIS

Por:   •  29/9/2015  •  Ensaio  •  4.855 Palavras (20 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 20

1  EMPRESAS RURAIS

São empresas formadas com capital próprio ou de terceiros, tendo com objetivo a exploração da capacidade produtiva do solo pelo cultivo da terra, criação de animais e transformação de produtos agrícolas.[pic 1]

Podemos dizer que qualquer pessoa que cultive o solo, por menor que seja, caracteriza um empreendimento com um fim de retorno: este retorno poderá ser para manutenção própria, atividades de troca troca, comércio ou industrialização.

No campo das atividades um investimento de maior vulto deverá ser denominado de empresa e estas poderão ser divididas em três grupos distintos:

  • Produção vegetal – atividade agrícola
  • Produção animal – atividade zootécnica
  • Indústrias rurais – atividade agroindustrial.

As empresas devidamente caracterizadas suas atividades são controladas por mecanismos, leis, tributos, ... que tendem a ordenar os atos praticados nela por meio dos seus sócios, proprietários ou arrendatários. A legislação que regula sua existência conduz a uma prestação de contas em termos financeiros, comerciais, culturais, sociais e tributários.

Para que uma operação se caracterize como um empreendimento rural, são necessárias as exteriorizações de ações: quatripartite (solo + R$ + emprendedor + meios), aritméticas, (4 operações matemáticas), climatologia (4 estações do ano), ação (plantio + preservação + agronomia + veterinária +), (agronomia + veterinária +  (grãos + equipamentos + armazenagem + serviço) e por fim o retorno do investimento (vendedor + custo + comprador + preço ).

A amealhar dos frutos decorrentes de qualquer atividade tem seu nascimento na ambição humana, sem a qual, qualquer projeto não sairia do papel. Este ingrediente dinâmico, se bem dosado, pode levar uma pessoa, uma família, um bairro, uma cidade, um Município, um Estado e País, a tornar-se auto-suficiente naquela área que exaustivamente se dedicar.

Qualquer ser humano por mais capacitado que seja poderá acumular dados armazenados relativos aos seus projetos, investimentos, datas etc. É necessário portanto que estes valores seja aglutinados de tal forma que possam expressar ordenadamente um resultado de fácil interpretação, cujo demonstrativo informe os valores pagos, recebidos e disponíveis (a vista e a prazo).

Para tanto é necessário um lançamento no qual é descrito com lucidez todo o dado possível (local, data, nº documento e nome, descrição e valor), a fim de expressar a realidade do fato contábil. É de vital valor que o Plano de Contas desta empresa esteja de acordo com a sua atividade econômica é regido pela lei 6404/76. A compilação dos dados em um relatório mensal denomina-se Balancete mensal, ou de um período e o Resultado final acontecerá quando do Demonstrativo das Receitas e Despesas (D.R.E.), que dirá como foi a aplicação dos recursos disponíveis (investimentos,custos,despesas) e o retorno dos valores (Vendas (–) impostos), culminando com o Balanço Patrimonial, que a forma estática de apresentar os dados finais de um período contábil.

2  A CONTABILIDADE RURAL

        

        A contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada a certo ramo de atividade ou setor da economia).

        Quando estudada de forma genérica, a Contabilidade Geral aplicada às empresas agrícolas:

        Contabilidade Rural: é a contabilidade geral aplicada às empresas rurais;

        Contabilidade da Zootécnica: é a contabilidade geral aplicada às empresas que exploram a zootécnica;

        Contabilidade da Pecuária: é a contabilidade geral aplicada às empresas pecuárias;

        Contabilidade Agropecuária: é a contabilidade geral aplicada às empresas  agropecuárias; e

        Contabilidade da Agroindústria: é a contabilidade geral aplicada às empresas agro-industriais.

3  A ATIVIDADE AGRÍCOLA[pic 2]

        Na atividade agrícola, porém, a receita concentra-se, normalmente, durante ou logo após a colheita. Ao contrário de outras atividades cuja comercialização se distribui ao longo dos 12 meses, a produção agrícola, essencialmente sazonal, concentra-se em determinado período que pode traduzir-se em alguns dias de um mês do ano.

        Ao término da colheita e, quase sempre, da comercialização dessa colheita, temos o encerramento do ano agrícola. Ano Agrícola é o período em que se planta, colhe em normalmente comercializa a safra agrícola. Algumas empresas, em vez de comercializarem o produto, desde que possível, armazenam a safra barganhando melhor preço. Neste caso considera-se ano agrícola o término da colheita.

4 ATIVIDADE PECUÁRIA

        O período adequado para o encerramento do exercício social, assim como da atividade agrícola, não é o ano civil. O ideal é realiza-lo logo após o nascimento dos bezerros.

        De maneira geral, o nascimento de bezerros concentra-se em determinado período do ano.

        Há empresas pecuárias que planejam lotes de nascimento para determinados períodos do ano (em virtude da seca e inverno, períodos de pastagem ruim; observe-se que o bezerro inicialmente não pasteja) através da inseminação artificial ou da estação da monta planejada, aceleração dos “cios” etc.

Ora, havendo a ocorrência do nascimento dos bezerros, a contabilidade, através de relatórios contábeis, informará imediatamente os usuários sobre o tal fato. Para tanto há necessidade do encerramento do exercício social e da confecção do Balanço Patrimonial

        O raciocínio que se deve utilizar é o mesmo utilizado para a colheita agrícola. Nesse caso, todavia, o bezerro será o “fruto”, o produto final que valoriza o patrimônio da empresa.

        Logicamente, as empresas que não planejam períodos de nascimento terão dificuldades na fixação do mês de encerramento, porquanto os nascimentos se espalham ao longo do ano. Mesmo assim, existirá uma concentração de nascimentos que determinará o mês do término do exercício social.

        Há empresas pecuárias que fixam o exercício social com base no mês seguinte em que concentram a venda das reses para o abatedouro. Esse critério é igualmente válido quanto ao nascimento dos bezerros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (259.3 Kb)   docx (356.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com