TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAURILÂNDIA DO TOCANTINS

Por:   •  21/12/2016  •  Ensaio  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 12

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

José Martins Vilanova

Leda Maria Brandão Leite

Maria Das Graças Ferreira Da Silva

DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAURILÂNDIA DO TOCANTINS

        

EDILSON ALVES DE SOUSA

Maurilândia do Tocantins – TO

2016

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

José Martins Vilanova

Leda Maria Brandão Leite

Maria Das Graças Ferreira Da Silva

DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAURILÂNDIA DO TOCANTINS

Trabalho final de conclusão do Curso de CompetênciasBásicas no âmbito do ProgramaFormação pela Escola.

.

EDILSON ALVES DE SOUSA

Maurilândia do Tocantins – TO

2016

RESUMO

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, aprovado em 2014, traz em sua Meta 1, universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4(quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, deforma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE. Ao mesmo tempo em que propõe o aumento de matrícula na Educação Infantil, o PNE também estabelece diversas estratégias a serem implementadas com a intenção de garantir a qualidade da oferta dessa etapa da Educação Básica. Para garantir o acesso dos estratos mais pobres da população à educação infantil, encontra-se a Estratégia 1.12, que visa: “implementar, em caráter complementar, programas de orientação e apoio às famílias, por meio da articulação as áreas da educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral das crianças de até 3 (três) anos de idade.” Além da meta 1 do PME, gostaria de destacar abaixo também 3 estratégias fundamentais para cumprimento desse desafio: META 1: universalizar até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos e atender no mínimo 25% da população de 0 a 3 anos até 2016, 50% até 2018 e até 2020 universalizar o atendimento da demanda manifesta por creche. Uma Educação Infantil de qualidade no curto prazo gera melhora do desenvolvimento cognitivo das crianças, no médio prazo reduz a evasão escolar e no logo prazo há melhora de qualidade de vida para todos”, afirma Beatriz Beatriz Ferraz, gerente de Educação Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, organização parceira do Todos Pela Educação no Observatório do PNE. Investir fortemente na educação infantil, conferindo centralidade no atendimento das crianças de 0 a 5 anos, é a tarefa e o grande desafio do município. Para isso, é essencial o levantamento detalhado da demanda por creche e pré-escola, de modo a materializar o planejamento da expansão, inclusive com os mecanismos de busca ativa de crianças em âmbito municipal, projetando o apoio do estado e da União para a expansão da rede física e para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

Palavras-chaves: Educação Infantil; Desafios; Planejamento.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................
  2. OS DESAFIOS DE UMA NOVA EDUCAÇÃO INFANTIL ...............................
  1. – Plano Nacional De Educação ......................................................
  2.  – Plano Municipal De Educação ....................................................
  1. A PEC Nº 241 E INVIABILIZAÇÃO DOS PME ...............................................
  2. DESAFIOS REAIS PARA O MUNICÍPIO .......................................................
  1.         – Foco na equipe e outros desafios .........................................
  1. CONCLUSÃO..................................................................................................
  2. REFERÊNCIAS ..............................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

A educação de um ser humano é a parte mais importante de sua formação. E de todas as modalidades, a mais importante ainda é a educação infantil. Pois é com ela que o indivíduo aprende passos importantes de sua vida, desde a sua formação cognitiva, como ser humano, aprende ainda conviver em sociedade além de desenvolver, habilidades competências e ainda desenvolve a sua coordenação motora.

Consideramos ainda que a educação infantil é até mais importante que uma formação de ensino superior, pois bem fundamentada e desenvolvida faz com que a criança/aluno se desenvolva plenamente e nas outras etapas de conhecimento ou nas outras modalidades de ensino de forma mais aprimorada.

Portanto com uma boa formação na educação infantil ele se torna um aluno,  capaz de aprender qualquer conteúdo e desenvolver qualquer habilidade. Sabemos ainda que para um bom funcionamento de educação infantil no município são necessários vários fatores, sejam eles externos como a presença da família e da comunidade ou internos como uma boa equipe de trabalho na implantaçãoe funcionamento de uma creche. Devemos considerar também que fatores internos como financeiros e administrativos são primordiais para o bom funcionamento dessa educação que tanto queremos no município. Vimos e acreditamos que não é uma tarefa fácil de cumprir, mas uma necessidade, pois os desafios encontrados para implantação do centro municipal de educação infantil na cidade de Maurilândia do Tocantins é um sonho tanto administrativo quanto da própria comunidade, mas que enfrenta muitas dificuldades.

A intenção deste trabalho é listar algumas das dificuldades que poderão ser encontradas e enfrentadas pela equipe que irá engajar ou iniciar o trabalho de implantação da creche em seu primeiro ano de funcionamento. Dentre os trabalhos ou as dificuldades que irão ser enfrentadas apresentamos aquelas que poderão causar maior impacto e também apresentamos algumas soluções para determinados problemas. Acreditando ainda que uma equipe unida, e a participação da comunidade poderão fazer desse sonho um verdadeiro sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com