TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  26/6/2017  •  Dissertação  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

VANESSA ALVES DA SILVA

AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

2017

FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

VANESSA ALVES DA SILVA

AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de Administração Básica I, sob a orientação do Professor Charles René.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

2017

Sumário

RESUMO        4

Planejar        5

Organizar        5

Dirigir        6

Controlar        6

CONCLUSÃO        7

BIBLIOGRAFIA        8

RESUMO

Neste trabalho apresento as quatro funções da administração, podendo considerar a administração como a tarefa que possibilita alcançar objetivos previamente definidos, com maior eficiência. Em seus princípios gerais, as funções administrativas são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Todas elas devem estar presentes para uma organização eficaz.

Funções do Administrador

As principais funções de um administrador são planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa seja ela qual for; Planejar é determinar os objetivos e o modo como podem ser alcançados. Organizar é dividir trabalho, agrupar atividades, designar pessoas para execução, distribuir e alocar recursos, coordenar e integrar esforços, tudo em função dos objetivos e planos traçados. Dirigir é comandar e coordenar indivíduos, grupos e ações, processo que se relaciona à interpretação dos objetivos, motivação, liderança e resolução de conflitos. Controlar é verificar se as atividades realizadas estão conduzindo ou não ao alcance dos objetivos estabelecidos e dos resultados esperados, assim um bom administrador terá sucesso em qualquer lugar que ele estiver. Este processo é dinâmico, interativo, de tal modo que as quatro funções – planejar, dirigir, organizar e controlar – estão em permanente diálogo entre si. Nenhuma pode ser realizada ou compreendida isoladamente, já que a administração é exatamente a combinação cíclica e recorrente dessas funções.

       

      Planejar

O que é planejar?

Conforme Stephen Robbins, “o planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar e coordenar atividades.” Consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é antecipar duvidas e probabilidades. O planejamento ocorre com base em muito estudo, pesquisas antes da implantação de qualquer coisa, ele pode durar meses e até anos. É o planejamento de o que será feito? E como será feito?

       

    Organizar 

Segundo Chiavenato “a palavra Organização em administração tem diversos significados, embora essa palavra seja mais abordada pelo ponto de vista: organização como função administrativa. Neste sentido, é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos, tendo a executiva autoridade sobre certos agrupamentos”. Trata-se da preparação dos processos a fim de obter o resultado planejado, essa função compreende varias etapas, por exemplo, desde a elaboração dos níveis hierárquicos até as definições das estruturas das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com