TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPLATAÇÃO DO SPED E OS IMPACTOS NA INFORMAÇÃO CONTÁBIL.

Por:   •  4/4/2021  •  Artigo  •  7.033 Palavras (29 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1] 

                                                                                                                                                                                                           

VAGNER CERQUEIRA LIMA

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPLATAÇÃO DO SPED E OS IMPACTOS NA  INFORMAÇÃO CONTÁBIL.

SALVADOR

2014

                                                                     

VAGNER CERQUEIRA LIMA

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPLATAÇÃO DO     SPED  E OS IMPACTOS NA  INFORMAÇÃO CONTÁBIL.

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Fundação Visconde de Cairu, como requisito para obtenção do Titulo de Especialista na pós graduação em MBA em Consultoria Tributaria

Orientador:

Antônio Carlos Ribeiro da Silva

SALVADOR

2014

RESUMO:

                           Este artigo discorreu sobre  as vantagens e desvantagens na implantação do SPED  e os impactos na  informação contábil e como as empresas se preparam  para tais mudanças no ambiente organizacional. Com a implementação do SPED  houve redução de custos, necessidade de aprimorar sistemas de informações e mudança de cultura Os objetivos desse trabalho foram: Relatar as vantagens e desvantagens trazidas com a implantação do SPED e quais os benefícios e dificuldades encontradas pelos usuários diante das mudanças nas informações contábeis.Este estudo justificou-se por agregar conhecimentos a cercar de um tema que vem sendo bastante discutido e que com certeza vem mudando as rotinas tanto dos escritórios contábeis quanto das empresas de um modo geral, tornando as informações mais precisas e fidedignas com o único intuito de atender  a demanda de coleta de dados exigidas pelo SPED- Sistema público de escrituração digital. Diante deste contexto, a gestão de informações  representa uma poderosa arma que pode afetar as empresas que ainda não se estruturam para enfrentar essa demanda de informações exigidas pelo governo, no entanto manter um controle eficiente dessas informações tem sido um grande desafio para receita federal e para as empresas que precisam atender a um sistema de cruzamento de informações ,cada vez mais exigentes. A metodologia utilizada neste trabalho  foi essencialmente bibliográfica. Ao final deste artigo conclui-se que o SPED gera impactos não só na contabilidade como nas mais diversas áreas com mudanças de processos e revisão das principais atividades desenvolvidas, destacando-se a importância do profissional como peça chave em todo processo de implantação. O SPED modificou a postura dos gestores e os profissionais da área contábil em relação à informação que a empresa gera e disponibiliza ao Fisco, dando importância a gestão da informação; a qualidade da informação torna-se essencial e; as empresas que realizam planejamento tributário tem o SPED com um aliado.

Palavras-chaves: SPED. Informação Contábil Digital. Vantagens e Desvantagens.

INTRODUÇÃO

Durante muitos anos as empresas informavam suas escriturações fiscais e contábeis de forma impressa, inclusive as emissão de notas fiscais que eram emitidas através de talões, tornando assim as informações fáceis de serem manipulas pelo contribuinte no momento da entrega das obrigações acessórias. Cada vez mais as empresas vem buscando inovações tecnológicas que aumentem a credibilidade e agilidade na busca das informações.

Já é o consenso geral, no mundo empresarial, que as informações compõem um dos maiores e mais valioso ativos da empresa.Podemos afirmar que uma empresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que outra na medida em que possua melhores sistemas de informações e, evidentemente, pessoas de alta e media administração capacitadas e motivadas a se utilizarem destas informações para as suas decisões (FERREIRA, 2006. P. 23).

Com o inicio e desenvolvimento da TI, a contabilidade vem evoluindo em ritmo acelerado, começamos com o Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) foi um sistema implantado para facilitar o envio de informações do contribuinte para o fisco estadual, permitindo assim um controle efetivo das entradas e saídas de mercadorias no âmbito interestadual, para empresas contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

               Com as constantes evoluções do mundo globalizado tivemos aqui no Brasil a implantação de um sistema tributário denominado SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que vem acompanhado de outro projeto chamado Nfe- (Nota Fiscal Eletrônica), substituindo assim pilhas de papeis e formulários, por arquivos digitais que facilitaram e tornaram mais rápida a troca de informações entre empresas, clientes e o Fisco. Segundo Lopes de Sá, apud, Dias (2009, p. 07).

[...] atenta para o fato de que o mundo está em constante transformação face ao progresso do uso da inteligência pelos seres humanos e que a tecnologia precisa ser utilizada adequadamente. Indivíduo, Empresa e Estado já não possuem as mesmas características de apenas poucas décadas atrás. A informação, esta que enseja a formação de raciocínios, controles e decisões de há muito assumiu nova postura, mas, agora com maior expressão em razão da velocidade e da capacidade de armazenamento de dados.

                           Com o advento do SPED e da nota fiscal eletrônica as empresas passaram por uma grande mudança em suas estruturas para se adequarem as novas normas e procedimentos adotados pela Receita Federal do Brasil, através da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) que começou a desenvolver o projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) para compartilhamento e cruzamento de informações entre as empresas e o Fisco.

A relação do segundo fator sendo o acelerador das mudanças na realidade brasileira, que nos impulsiona rumo à Era do Conhecimento, é o Big Brother Fiscal, termo que é utilizado para denominar o conjunto de ações das autoridades fiscais brasileiras no sentido de obter informações sobre todas as operações empresariais em formato eletrônico. Ou seja, a vigilância em tempo real por parte do fisco. (DIAS, 2009, p 28)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com