TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Perícia, Arbitragem e Mediação

NOME

KELIMARA BARBIERI

RA

0007508208

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Perícia, Arbitragem e Mediação

Atividade Colaborativa

APURAÇÃO DE HAVERES

Atividade desenvolvida para a disciplina Perícia, Arbitragem e Mediação, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Fernanda Serotini Gordono.

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Perícia Contábil Judicial sobre Apuração de Haveres

Relatório

  1. A discriminação do que se busca conhecer na apuração de haveres e qual o objetivo dessa perícia.

Dentre as mais diversas literaturas referentes à apuração dos haveres, pode-se considerar que o mais conhecido é a denominação de um procedimento no qual se deve avaliar o valor financeiro da empresa perante as quotas que cabem aos sócios remanescentes, sócios dissidente, sócio excluído, herdeiro do sócio falecido, magistrado, advogados das partes, ou dissolução de sociedade.

A apuração de haveres deve ser efetuada por um perito contador devidamente qualificado em que o mesmo deverá usar seu conhecimento técnico baseando-se nos dados contábil, incluindo o Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis que irão auxiliá-lo para apuração do valor patrimonial. O perito deverá ajustar as contas na data base determinadas para o laudo pericial, demonstrando assim a real da situação da entidade analisada.

A situação denominada “resolução” perante o sócio é descrita como uma forma diferenciada no que se refere a dissolução de uma entidade, pois com essa atitude posta a frente do perito contador, o mesmo terá como pauta a continuidade da entidade mesmo com a saída de um sócio, cabendo ao sócio o que lhe é de direito, ou a seus herdeiros.

  1. O que é necessário examinar em uma perícia para apuração de haveres e qual a metodologia a ser empregada pelo perito.

Para o Perito Contador segue os critérios que são os procedimentos que o perito deverá utilizar para executar os trabalhos de perícias, com isso, definir e  elaborar um laudo pericial o mesmo deve observar e determinar quais os eventos deverão ser realizados de forma que possam seguir uma sequência lógica continua e sistematizada principalmente para que o prazo estabelecido seja cumprido.

A metodologia se define como os meios que o perito contador tem ao seu favor que vem a facilitar a obtenção dos resultados positivos ou não mediante a, pericia, a ser realizada, com base em seus conhecimentos técnicos e científicos que ao final dos trabalhos periciais irá finalizar com o laudo pericial.

  1. Considerações finais sobre o resultado que se deve alcançar em uma perícia para apuração de haveres.

A Contabilidade é uma ferramenta muito importante e indispensável no processo em que se refere a alguma entidade, o Perito Contador quando nomeado pelo Juiz e/ou em qualquer circunstancia deve agir sempre dentro da ética, além disso, deve possuir um amplo conhecimento em diversas áreas. Para a apuração de haveres é muito importante que se tenha algumas características como Confiabilidade e Objetividade, estas por sua vez, irão possibilitar ao Juiz a verificação do laudo pericial e por fim contribuir para os princípios de suas decisões nos devidos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (164.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com