TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS NOCÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Por:   •  12/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

UNIDADE ANTÔNIO CARLOS

Alessandra Maria Carvalho de Araújo de Souza – 4346827420

Maria Marcilei Martins Abreu – 1299526527

Silvania Aparecida de Salles de Souza – 4343777882

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

NOCÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Professor EAD: Me Luiz Palmeira
Tutor Presencial: Dinorah Calado Silva Lima
Tutor a Distância: Gisele Bafume Quierelli

BELO HORIZONTE

2015

UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

7º SEMESTRE

Alessandra Maria Carvalho de Araújo de Souza – 4346827420

Maria Marcilei Martins Abreu – 1299526527

Silvania Aparecida de Salles de Souza – 4343777882

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

NOCÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Trabalho de conclusão de curso da disciplina de Noções de Atividades Atuariais, apresentado para avaliação à Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Contabilidade sob a orientação da tutora Gisele Bafume Quierelli.

BELO HORIZONTE

2015

RESUMO

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Ela aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeira. Através destas análises é possível prever os cenários futuros. A ciência atuarial dedica-se ao estudo de eventos econômico-sociais envolvendo riscos e incertezas. Com base em sua observação o atuário constrói modelos para auxiliar na avaliação das consequências associadas a determinado fenômeno. Esta ciência divide-se em dois ramos, sendo eles o vida e o não vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadorias, pensões e seguros e o segundo está relacionado a características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil. O órgão representante dos atuários é o Instituto Brasileiro de Atuária – IBA, que tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento e aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios econômicos, financeiros e biométricos, em todos os seus aspetos e aplicações.

Palavra chave: Ciência atuarial; Atuário; Seguros.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                04

1 HISTÓRIA DO SEGURO NO MUNDO                05

  1.1 Como surgiu o seguro no Brasil?                06

  1.2 Quais os elementos e definição de seguro?                06

  1.3 Qual o objetivo de se fazer um seguro?                07

2 COSSEGURO, RESSEGURO, RETROCESSÃO E FRAUDE                08

  2.1 Diferença entre contrato de seguro e de resseguro                 08

3 PREVIDÊNCIA PRIVADA                10

  3.1 Os planos da previdência privada                 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS                 11

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA                12


INTRODUÇÃO

Em qualquer sociedade organizada, o seguro possui papel fundamental, existindo como forma de prevenção de risco futuro, possível e incerto, face às contingências da vida. É a compensação dos efeitos do acaso pela mutualidade organizada segundo as leis da estatística.

O ato de precaver-se, no seguro, adquire a natureza de previdência ou prevenção contra a eventualidade de riscos de ocorrência aleatória, ou provimento de necessidade futura, que no seguro de vida individual ou em grupo, e na previdência consistiram no recebimento de capital ou de renda.

Hoje o mercado brasileiro, de seguros, passa por um momento único. Trazendo oportunidades e grandes desafios, sendo um deles, a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais nesta área.

Assim para pratica e desenvolvimento das noções atuariais, foi atendido o desafio desta ATPS, onde a equipe de trabalho respondeu às questões apresentadas no capítulo 1, elaborando resenha e apontando os principais conceitos sobre as atividades atuariais. No capítulo 2, foi elaborado um quadro contendo a finalidade de Cosseguro, Resseguro, Retrocessão e Fraude e ainda a diferença entre contrato de seguro e resseguro. No último capítulo, foi abordado o tema previdência privada com conceitos e diferenças entre o PGBL e o VGBL.

1 HISTÓRIA DO SEGURO NO MUNDO

Há milhares de anos, na Pré-história, com o aparecimento do homem na terra, ele sentiu a necessidade de se proteger, seja das intempéries, seja dos animais, seja de outros humanos. Muito cedo, percebeu que necessitava se proteger para propagar a espécie, sentimento básico de qualquer animal. Para tanto, passou a não viver mais isolado, procurando se integrar em grupos, aumentando, dessa forma, a chance de sobrevivência.

Buscando minimizar suas perdas, o homem, de acordo com alguns autores, insere o seu primeiro “seguro”, mesmo de uma forma embrionária, no Código criado por Hamurabi (1728-1686 a.C), famoso imperador da Babilônia, por volta de 1700 a.C. Esse Código, que contemplava leis civis, militares, politicas e comerciais, promoveu de uma associação que se encarregava de dar um novo barco aos comerciantes que pediam o seu em consequência das tempestades, e um novo burro ao comerciante que tivesse perdido o seu (FREITAS ET al., 1977), buscando, também, proteger as caravanas que cruzam os desertos. Muitos antes desse momento, por volta de 2250 a.C., já existiam a percepção do risco e tentava-se minimizá-lo dividido as cargas em varias embarcações ou em vários camelos de diversas caravanas, na Mesopotâmia. Assim, estavam imbuídos do conceito de diversificação como forma de diminuir o risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com