TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.908 Palavras (20 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 20

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Jacareí

Curso de Ciências Contábeis

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Contabilidade Tributária

Jacareí

2015

ATPS – Contabilidade Tributária

Atividade Prática Supervisionada apresentada, como exigência para a disciplina de Contabilidade Tributária sob a orientação da Profa. Rossana Vasques.

Jacareí

2015

SUMÁRIO

Introdução 4

Etapa 1 - 5

Etapa 2 - 8

Etapa 3 - 14

Etapa 4 – 17

Referências 18

Introdução

Este trabalho tem como desafio para nós alunos, trabalharmos como uma “Equipe” em um serviço de consultoria tributária, onde consiste em calcular as tributações de um negócio, que um grupo de empreendedores pretendem abrir.

Seguindo somente duas exigências do suposto grupo de empresários: que o negócio seja voltado para o comércio varejista e que a empresa seja tributada pelo lucro real; a equipe decide por seguir no ramo de comércio varejista de autopeças.

O trabalho tem como finalidade apresentar a importância de um planejamento tributário e adquirir conhecimentos práticos sobre o cálculo dos tributos incidentes sobre os produtos comercializados por uma empresa, bem como os impactos financeiros gerados pelo pagamento desses tributos

Por fim, disponibilizar a maior quantidade de informações necessárias para que os investidores saibam o quanto investir.

Etapa 1 – Principais Funções e Atividades da Contabilidade Tributária e Principais Funções do Planejamento Financeiro/ Tributário

Passo 02 – Resenha do artigo: Contabilidade tributária nas empresas

As empresas brasileiras de qualquer tamanho estão passando por um momento delicado no que concerne à obrigação tributária, as crises internacionais e também as adequações internacionais inseridas na contabilidade brasileira e as novas tecnologias, que exigem transparência e controle interno.

Muitos profissionais estão sentindo essa mudança, onde exige maior conhecimento técnico específico e sua respectiva atualização.

Diagnostico empresarial

As empresas brasileiras e similares devem proceder a um diagnóstico empresarial, que possam identificar os pontos fracos e fortes de sua gestão empresarial, tais como:

a) Pesquisa de mercado;

b) Controle de estoque;

c) Controle de custos e despesas;

d) E demais

Muitas empresas foram constituídas em locais em que hoje o plano diretor aprovado por prefeituras não permite o exercício daquela atividade econômica naquela localidade, ficando citadas empresas em situação irregular no tocante as obrigações municipais.

“A maioria das empresas não tem informações dictivas sobre o real impacto tributário na customização de seus insumos e na precificação de seus produtos.”

Como também desconhecem os incentivos que podem minorar citados impactos, buscando alternativas pouco convencionais e geralmente passíveis de riscos.

Contabilidade Tributária

Compreende parte da contabilidade gerencial voltada para identificação, tratamento e gerenciamento dos tributos nos fatos e atos contábeis que tendem a viabilizar o patrimônio da empresa no exercício de sua atividade econômica.

Com a adequação internacional na contabilidade brasileira, na adoção dos princípios internacionais do IFRS, USGAAP, IASB, FASB, disciplinados através do CPC, CFC, CVM e IBRACON, no tocante a contabilidade gerencial, e ainda as inovações tributárias, tais como EFD, SPED (fiscal, contábil, contribuições folha), ponto eletrônico, certificação, NF-e, CT-e, NFS-e, banco de balanços, que vislumbram maior transparência e controle interno dasempresas estão inquietando os gestores e profissionais que em sua grande totalidade não estão preparados para esse momento.

PES – Planejamento estratégico Sustentável

O PES representa um dos melhores e mais importantes instrumentos que deve ser utilizado pelas empresas, inserindo os recursos e seus respectivos resultados planejados, mesmo porque qualquer ser racional só deve investir quando tem informações plausíveis de retorno desse investimento. Continua valendo a máxima de que somente se gerencia e se prioriza aquilo que se mede e se conhece.

Partindo do pressuposto de que a existência das empresas não é fruto de um trabalho isolado, mas, sim, da interação destas com o ambiente que as cercam, chega-se a um campo mais específico, o da responsabilidade social. Do ponto de vista empresarial, segundo Chiavenato apud Young et dos Santos (2002, p.6),

“É o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses”.

Assim, uma solução que atende, em parte, às demandas sociais das empresas é a plena utilização doa incentivos fiscais de inclusão social.

Esses incentivos correspondem a uma renúncia fiscal das autoridades públicas federais, estaduais e municipais, para a aplicação em projetos sociais, diretamente pelas empresas, reduzindo, assim, os entraves burocráticos e favorecendo a quem de fato necessita.

Profissionais

É com bastante preocupação que passo a entender os profissionais de contabilidade, de auditoria, de perícia, assessores e consultores, que há de passar por um momento muito delicado em seu labor, pois apesar dos esforços empreendidos seus reflexos e consequências estarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com