TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDAE ETA 1 7 SEMESTRE

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

PASSO 1 -  CVM E IBRACOM

CVM

Comissão de Valores Mobiliários- foi instituída pelo art 5º da lei 6.385/1975. De acordo com a lei que criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercera sua funções, a fim de : assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;

IBRACOM

O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil foi constituído em 13/12/1971. O instituto foi criado para auxiliar no processo de reconstrução, quando a auditoria independente passou a ser obrigatória nas empresas de capital aberto e o primeiro conjunto dfe normas sobre demonstrações contábeis foi escrito e adotado por meio da Circular Nº179 do BCC.

O CVM e o IBRACOM são sistema de informação e de avaliação ao seu usuário em demonstrações de analises econômicas, financeiras e físicas de produtividade da administração ou entidade contabilizada. Com objetivos contábeis de sanar as necessidades dos usuários e importantes elementos para seu processo decisório.

Passo 2

1 – Arquitetura de sistema de informação contábil

Antecipadamente as informações contábeis precisam de alguns dados básicos para alcançar o objetivo desejado, e tenha uma validade totalmente integral nos processos de uma administração, como:

- Informação;

- Planejamento e Controle;

Solicitação de Informação

As informações solicitadas têm que atender a necessidade desejada, devendo ser útil e transparente nas informações, geralmente são solicitadas pelos usuários que finalizam o processo junto aos seus solicitantes ou consumidores, essas informações geralmente atende a que solicita e não aos contadores que trabalharam com as informações, por isso, temos necessidade de transparência nas informações para que o erro seja zero.

O contador gerencial terá que analisar e realizar um estudo nas necessidades das informações que precisara, ele só tomara qualquer decisão se baseando no sistema de informação contábil gerencial.

 Planejamento e Controle

O Planejamento e controle no Sistema de Informação auxiliará na produção de relatórios atendendo as necessidades dos seus usuários.

Com o conhecimento contábil  e com os relatórios, qualquer usuário poderá trabalhar com os níveis diferentes.

O que vemos abaixo são alguns exemplos de Sistema de Informação Contábil.

  1. Niveis empresariais                    
  1. Estategico
  2. Tatico
  3. Operacional
  1. Administrativo
  1. Planejamento
  2. Execução
  3. Controle

2 – Fundamentos de um sistema de informação contábil.

Para que o sistema de informação contábil tenha validade precisamos de três itens fundamentais, são:

- Operacionalidade

- Integração e navegabilidade dos dados

- Custo da informação

1- Operacionalidade: seria o conhecimento que o responsável por uma administração teria para conseguir efetivar ou operar com certa eficácia.

2- Integração e navegabilidade dos dados: é Quando todas as áreas necessárias estejam utilizando o mesmo sistema, a partir do momento em que um dado é coletado e processado (esse dado tem que ser de um sistema operacional) a partir dai sendo utilizado por todos os seguimentos do SI.

3- Custo da informação: Seria o quanto ele custa para empresa ou administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com