TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP [pic 1]

CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA

 

 

           

   

PLANO DE CONTROLADORIA

ATPS CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

VOLUME I

 

 

 

 

EDEZIO XAVIER DE ANDRADE JUNIOR – RA – 280743

MARILZA P. O. COSTA – RA- 269503

TIAGO SILVÉRIO DE ABREU – RA 266821

LAUCIR SCATOLIN – RA 195841

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPO GRANDE - MS

2013

 

ATPS CONTROLADORIA

ETAPA 1

Passo 1

Visão Geral da Empresa: Missão, Crenças e Valores

Para  termos uma visão geral das empresas e de como é sua organização devemos olhar e observar como é sua declaração de Valores, sua Missão e suas Crenças.

Através da Declaração da Missão as empresas buscam mostrar ao público interno e externo o que a organização pretende realizar e de que forma, informar o que faz ela de diferente, os mercados que vai atingir e quais produtos vai oferecer à comunidade e aonde a empresa  quer chegar.

Para poder atingir seus objetivos as empresas tem que definir metas a serem alcançadas, para isso são estabelecidos objetivos que são declarações especificas e se relacionam diretamente com as metas.

Declaração de valores são os princípios e valores éticos que vão pautar as atividades e operações da empresa, que vão formar a cultura organizacional da empresa.

Declaração de Visão conjunto preciso e bem elaborado de palavras que anunciam aonde a empresa quer chegar.

 

Passo 2

Qual a missão da controladoria na sua empresa?

Otimizar a informação contábil de maneira que ela seja a mais correta e possa servir de base para o planejamento da empresa.

Quais as principais funções de um Controller?

Acompanhamento da contabilidade financeira, contabilidade de custos, analise econômico financeira, planejamento e controle orçamentário, controle do ativo fixo e seguros, sistemas administrativos e informática.

Quais os maiores desafios da profissão?

É mostrar a importância de se ter um setor de controladoria dentro da empresa independente do tamanho da empresa.

Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Ter um bom sistema de controle de informações e contábil, procurar profissionais com visão geral de empresa, com formação contábil e financeira e conhecimento de orçamentos.

Empresa Leão Comércio de Embalagens Ltda.

Controller: João Batista.

 

Passo 3

A importância do setor de auditoria interna no departamento de controladoria.

Toda empresa para funcionar tem regras e procedimentos a serem seguidos, e é importante que essas regras e procedimentos sejam acompanhadas de maneira a se ter certeza de que estão sendo seguidas. E essa é a função da auditoria interna.

De que maneira a auditoria interna executa essa função, é fazendo testes onde colhe evidencias através dos fatos ocorridos, dos procedimentos realizados,e partir destas informações emitira seu relatório mostrando o que esta sendo feito de maneira correta e o que não esta.

Para o departamento de controladoria a auditoria interna auxilia no tocante a veracidade das informações dentro dos diversos sistemas existentes na empresa e que servem de fonte de informações para os relatórios que serão gerados pela controladoria, pois ela terá mais confiança nessas informações.

A auditoria interna ajuda a controladoria no controle dos fatos que estão sendo produzidos pela empresa, pois de maneira geral a controladoria já esta fazendo esses controles.

 

 

Passo 4

Fundamentos para se implantar o departamento de controladoria numa organização.

Para se implantar o departamento de controladoria numa empresa devera ser seguidos os seguintes passos.

-diagnostico sobre a empresa,

  • áreas a serem atendidas,
  • estrutura do sistema contábil,
  • estruturação do sistema contábil gerencial.

 

Diagnostico sobre a empresa

Nesse primeiro passo será feita uma analise da estrutura atual da empresa levantando os sistemas gerenciais existentes e seu funcionamento.

Conhecer a estrutura organizacional da empresa classificando as áreas de

produção,administração e comercialização prioritariamente e vendo se haverá necessidade de alterar a sua representatividade nos sistemas de informações contábeis e gerenciais, isto é verificar se as informações geradas pelos sistema satisfazem as necessidades da controladoria.

Identificar as unidades de negócios e/ou processos operacionais, isto é importante pois através dele é que se fica conhecendo como é o funcionamento da empresa e como o sistema esta dimensionado para coleta de informações principalmente as da contabilidade.

Identificar os produtos e serviços e classifica-los em linhas de produtos pois assim ficara mais fácil a analise de rentabilidade dos produtos ou serviço.

Identificar os eventos econômicos e caracteriza-los, isso se deve a maneira que os lançamentos contábeis serão efetuados e que atendam as necessidades gerenciais das empresas que variam conforme a atividade das empresas.

Por ultimo dentro da fase de diagnostico da empresa devemos avaliar a tecnologia de informação utilizada e os sistemas de informações e comunicações existentes de maneira a entende-los uma vez que esse sistema é o responsável pela condução das estratégias da controladoria e por intermédio dele poderão ser identificados os métodos, relatórios e praticas gerencias existentes.

Áreas a serem atendidas  

O sistema de informação de Controladoria devera ser estruturado para atender basicamente a empresa com um toldo gerando relatórios para o gerenciamento geral da empresa e consolidado da empresa, as unidades de negócios gerando os relatórios pertinentes à elas, os departamentos, os produtos e serviços, as atividades e as transações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (109.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com