TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Internacional Etapa 1 e 2

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO


O processo de confluência, às normas internacionais de contabilidade é um dos grandes desafios para a Ciência Contábil e para os conhecedores em contabilidade.
A Ciência Contábil torna-se cada vez mais ratificado como linguagem universal de
negócios e única capaz de interpretar, de forma homogênea, os acontecimentos econômicos
comprometido nessas  relações.  Os profissionais da Contabilidade aspiram por harmonizar as normas contábeis para que verdadeiramente possa atingir um grau gratificante de confiabilidade junto ao público externo, dando maior lucidez e estabilidade às informações contábeis.  Desta forma encontramos através das Normas Internacionais um padrão a ser seguido para a apresentação das demonstrações e relatórios contábeis das organizações, com base conseguimos obter um parâmetro para apresenta-los de um maneira coerente e precisa para os usuários internos e externos destas informações. Portanto, uma das principais motivações deste trabalho é contribuir para demonstrar o enquadramento ou não destas Normas tendo como um exemplo a empresa Excelsior S/A.

Faremos minuciosa análise das Demonstrações Contábeis, Notas Explicativas e de seus relatórios administrativos, conflitando-os com as IAS, e através desta apreciação poderemos constatar se o parecer que foi concedido pelos auditores independentes está de acordo com as Normas Internacionais.


[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

  1. ETAPA 1 – ESTRUTURA CONCEITUAL IAS 1 – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINCEIRAS, IAS 8, POLÍTICAS CONTÁBEIS IAS 10 – EVENTOS SUBSEQUENTES.

Passos 1, 2, 3 e 4

Em análise das demonstrações contábeis referentes a empresa Excelsior Alimentos, juntamente com os conhecimentos adquiridos através da leitura da NBC T 1 e do Diagnóstico de Convergência ás Normas Internacionais - IAS pode-se afirmar que, o parecer apresentado pelos auditores independentes encontra-se plenamente de acordo com as Normas Internacionais aonde apresentam:

Balanço Patrimonial

Demonstração do Resultado

Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido

Demonstrações dos Fluxos de Caixa

Notas Explicativas

As Demonstrações Contábeis também devem conter a posição e desempenho financeiro da empresa, bem como a explanação de conformidade com o Princípio da Continuidade, Materialidade, Competência, Compreensibilidade, Relevância, Comparabilidade e Confiabilidade.

A Conformidade com a IFRS (International Financial Reporting Standards) deve ser informada através de Notas Explicativas.

Com base nestas exigências, exemplificaremos a correta aplicação das Normas citando páginas das Demonstrações da Excelsior S/A.

A Empresa, apresentou em suas demonstrações o Balanço Patrimonial localizado nas páginas 04 e 05. Esta corretamente apresentado no que tange Ativo e Passivo, conforme os itens 53 a 64 da NBC T 01 e nos itens 65 a 68 em relação ao Patrimônio Líquido, juntamente com a numeração das Notas Explicativas de cada item que compõem seu Balanço.

Foi apresentado corretamente a Demonstração do Resultado do Exercício, conforme página 06 e 07, incluindo todas as receitas e despesas do período como solicita a IAS 01.

As Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido foram apresentadas na página 08 em conformidade com o IAS 01.

O Demonstrativo de fluxo de Caixa foi apresentado na página 09 seguindo o regime de competência, aonde se apresentam informações relevantes a respeito de pagamentos e recebimentos em espécie da empresa.

A Excelsior S/A apresentou em suas Demonstrações Contábeis o Demonstrativo de Valor Adicionado em caráter suplementar, atendendo a legislação das Sociedades Anônimas de Capital Aberto, porém não exigida pela IFRS.

As informações complementares a respeito dos critérios contábeis utilizados, a composição do saldo das respectivas contas, depreciação, o método de elaboração das demonstrações e entre os demais itens exigidos pelas Normas estão declarados através de Notas explicativas.

Em tese, após abordagem minuciosa do conteúdo destas Demonstrações Contábeis, conclui-se que a Empresa Excelsior está em plena conformidade com as exigências do IAS bem como as Normas do NBC T 01.

  1. ETAPA 2 – IAS 2 – ESTOQUES IAS 7 – FLUXO DE CAIXA, IAS 12 LUCRO, IFRS 8 – RELATÓRIO POR SEGMENTO,

      I AS24, DIVULGAÇÃO DAS PARTES RELACIONADAS E

      IAS 33    RESULTADO POR AÇÃO.

Passos 1, 2,3 e 4

A empresa JBS e Marfrig comemoraram o contrato de compra e venda de ações ordinárias, passando como acionista majoritária a empresa JBS, mas essa comemoração é de forma indevida. Devemos primeiramente, verificar que no texto estudado de partes relacionadas, a empresa em questão tem como dever ter capital em aberto. Na nota explicativa publicada, a JBS, começou o processo de seu capital em aberto após o “fechamento” desse contrato, no qual ao nosso ver foi de forma indevida. A empresa deve ter suas demonstrações contábeis abertas ao mercado, devidamente aprovadas pela CMV, antes de quaisquer tomadas de atitude. Devemos levar em questão se houve uma Comissão, aprovando tal venda, e em sua votação a venda dessas ações, foi aprovada. Na nota explicativa constatamos apenas o interesse da empresa JBS de compra, mas nenhum dados nos remete se a transação realmente foi efetivada. É de forma um tanto quanto suspeita a publicação de tal transação, sem realmente temos quaisquer informações sobre as transações executadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (765.3 Kb)   docx (901.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com