TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABIL NA TOMADA DE DECISÕES

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.120 Palavras (29 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABIL NA TOMADA DE DECISÕES

Adson Junio Ramos Santos

Alicia Thayna Coelho Viana

Carla Alves dos Santos

Letícia Rosalina Cupertino

Marco Túlio Dada Júnior

Belo Horizonte

2016

Adson Junio Ramos Santos

Alicia Thayna Coelho Viana

Carla Alves dos Santos

Letícia Rosalina Cupertino

Marco Túlio Dada Júnior

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABIL NA TOMADA DE DECISÕES

Relatório final do projeto interdisciplinar do 1º período do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes, apresentação à Coordenação do Curso como requisito parcial para aprovação no semestre.

Orientador: Prof. Adm. Cesar Alves

Belo Horizonte

2016


AGRADECIMENTOS

A todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste projeto interdisciplinar, os nossos agradecimentos sinceros e emocionados.

Em especial, agradecemos:

Ao Professor César Alves, pela orientação competente, presente e essencial. Sem a ajuda e o auxilio desse grande profissional, encontraríamos maiores dificuldades para alçar êxito no trabalho proposto.

À Professora Maria Amália de Freitas, pelas aulas que foram dadas que serviram para nos saciar de informações e conhecimentos.

À faculdade Novos Horizontes, que nos abriram as suas portas, nos acolheram, incentivaram e que sabem reconhecer e valorizar cada aluno da sua instituição.

A todos, o nosso muito obrigado!


RESUMO

A realização deste projeto interdisciplinar agrega conhecimento teórico e prático para o aluno que busca conhecer e estudar como o profissional da contabilidade se capacita e atualiza para se manter no mercado de trabalho. Hoje o mercado de trabalho exige do contador uma ampla visão de negócio para auxiliar na tomada de decisões. Realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa através de entrevista, tendo o objetivo de coletar dados dos profissionais da área da contabilidade e controladoria buscando informações e experiências do dia a dia no ambiente de trabalho. Na entrevista foram abordados alguns pontos, tais como: A evolução do contador tornando-o um profissional capaz de ajudar a gerir uma empresa, como o contador se mantém atualizado com as mudanças diárias do mercado, a importância do profissional contábil que atua como controller nas empresas. O material colhido através da pesquisa de campo foi analisado, comparando com as teses defendidas por grandes doutrinadores e estão expostos e descritos no desenvolvimento deste trabalho. Observa-se com a realização deste projeto, que a contabilidade desde o ano 4.000 A.C já existia e desde então vem a somar e fazer fluir ideias e práticas das organizações.   Os resultados obtidos foram bem satisfatórios e serviram para comprovar que a função de um controller em uma empresa, é parte primordial. Que todo o conhecimento adquirido serve para o gerenciamento da empresa e para a tomada de decisões acertadas. Uma das áreas que hoje é mais visada no mercado para profissionais da contabilidade é a controladoria. Vale sempre ressaltar que para ser um controller reconhecido por exercer um bom trabalho e liderar alcançando sempre êxitos, é preciso que este esteja sempre atento aos avanços tecnológicos e legislativos.

Palavras - chaves: Contabilidade.  Controller. Tomada de decisões.



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.1 História da Contabilidade        7

2.1.1 A contabilidade no Brasil        8

2.2 Habilidades e perfil do contador na atualidade        9

2.3 Análise do trabalho do contador        12

2.4 Tecnologias que auxiliam o contador moderno        13

2.5 Controladoria        15

2.5.1 Profissional da controladoria        16

2.5.2 Qualificação do controller na atualidade        16

3 METODOLOGIA        18

4 ANÁLISE DE DADOS        19

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        25

APENDICE A        27


1 INTRODUÇÃO

 As organizações tiveram que mudar a forma de pensar e agir conforme as mudanças do mercado e a economia do país. Nesse sentido, a contabilidade também passou por mudanças nos processos, exigindo novas habilidades e técnicas do contador para ajudar as entidades. A contabilidade visa tornar as informações mais confiáveis para auxiliar os gestores a enxergar o que está acontecendo e poder tomar decisões certas nos momentos adequados.

Juntamente com a evolução da contabilidade, o profissional contábil também precisou se adaptar para acompanhar e desempenhar o seu trabalho com mais precisão e segurança, sempre tendo em mente os novos conceitos, nunca deixando de se atualizar e estudar os assuntos relacionados à sua profissão. O contador moderno busca agregar informações de todas as áreas da empresa, com o objetivo de trabalhar em conjunto dos administradores nas decisões para manter o negócio na rota prevista. O profissional evoluído está atento a todas as mudanças e disposto a investigar e lidar com todos os fatos decorrentes de uma empresa.

Pode-se afirmar que um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma empresa é estar sempre em parceria com um profissional contábil bem capacitado, para que este, sempre possa instruir o empresário a tomar decisões corretas e na hora certa. Por meio de demonstrativos e relatórios periódicos, o profissional busca fazer uma avaliação profunda dos resultados obtidos da empresa e orientar o empresário com decisões estratégicas a serem tomadas, expondo com clareza as melhores opções de investimento e formas de pagamentos. Sempre visando o bem da empresa, e não esquecendo a sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.5 Kb)   pdf (302.4 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com