TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA

Por:   •  1/6/2015  •  Exam  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

1 ) O QUE É A MATERIALIDADE? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O AUDITOR E QUANDO DEVERÁ SER USADA A MAIOR?

Materialidade é um calculo estatístico que serve para poder determinar quais contas deverão ser auditadas. Serve para delimitar quais contas o auditor deve examinar. Deve ser utilizada a maior materialidade, quando não for a primeira auditoria, quando o auditor confiar nos controles internos, na administração da empresa e o contador demonstrar profundo conhecimento dos procedimentos e normas contábeis.

2) QUANDO O RELATÓRIO DO DEVE CONTER UMA NEGATIVA DE OPNIÃO? CITE UMA SITUAÇÃO EM QUE CAIBA A NEGATIVA

O relatório do auditor deve conter uma negativa de opinião quando não for possível realizar os testes de auditoria e não forem entregues os relatórios gerenciais ou suportes. Exemplo quando for realizar um trabalho de auditoria e todos os relatórios solicitados não são entregues,  não há conciliações ou o saldo das principais contas não são possíveis de comprovação, o auditor deverá emitir um relatório de negativa de opinião

3) ELABORE O PROGRAMA DE TRABALHO PARA A CONTA DE SALÁRIOS A PAGAR

1 – Elaborar Papel de Trabalho
2 – Solicitar Razão da conta na data base
3 – Confrontar o Saldo do Razão com o balancete da data base
4 – Solicitar a Conciliação da conta
5 – Solicitar ao DP o arquivo da Folha de Pagamento
6 – Solicitar os contratos de Trabalho
7 – Verificar a existência dos funcionários
8 – Averiguar se não existem funcionários que não pertençam a empresa, caso haja algum solicitar o ajuste
9 – Verificar o pagamento dos funcionários, através do arquivo de pagamento

4) O QUE É A CIRCULARIZAÇÃO DE SALDOS E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O AUDITOR?

A circularização dos é uma confrontação de saldo das contas com fontes externas, ou seja, com base em outra empresa. Sua importância para o auditor esta em poder validar as informações recebidas e verificar se há valores não contabilizados ou contabilizados indevidamente.

5) O QUE O AUDITOR DEVE FAZER QUANDO DETERMINADA CIRCULARIZAÇÃO É RESPONDIDA COM SALDO DIVERGENTE AO CONSTANTE NO BALANCETE?

Deve solicitar ao contador a justificativa da divergência, verificando se não houve omissão de lançamentos contábeis, ou se não ocorreram lançamentos indevidos, por exemplo: uma carta do fornecedor cujo seu valor a receber é de R$ 10.000 e no contábil consta um saldo a pagar de R$ 7.000, o auditor deverá solicitar que seja explicado tal divergência, através de documentação hábil.

6) O QUE SÃO OS TESTES DE EVENTOS SUBSEQUENTES, QUAL PERÍODO DEVE SER REALIZADO E QUAL A PREOCUPAÇÃO DO AUDITOR COM AS CONTAS DE RESULTADO?

Eventos subsequentes são testes realizados para comprovar a realização de determinados valores. Deve ser realizado da data em que está ocorrendo a auditoria até o ultimo dia do trabalho de campo. O auditor deve se preocupar se as vendas foram realmente realizadas, isto é, foram entregues as mercadorias e recebidos os valores, se não houveram devoluções das vendas, se não houveram cancelamentos posteriores, justificando que as mesmas não foram de fato realizadas.

7) O QUE É A CARTA DE RESPONSABILIDADE E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O AUDITOR?

Carta de responsabilidade é um documento em que a administração da empresa deve emitir declarando que não há nenhuma prática excusa, que não há provisões para contingências trabalhistas, ambientais, tributárias não contabilizadas.

Esta carta é de grande importância  para o auditor, porque sem ela não pode ser emitido o parecer. E esta carta serve de salvaguarda para o auditor, em caso de fraudes que não foram possíveis de serem detectadas ou em futuros processos que possam ocorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com