TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.968 Palavras (16 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-KROTON

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PÓLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

Alunos:

DOUGLAS ANTONIO DO AMARAL RABELLO

RA: 1299180728

PRISCILA WENCESLAU LEONEL

RA: 5560122145

RODRIGO SILVA DE OLIVEIRA

RA: 5560122148

VANIA SANTOS PEREIRA

RA: 5560122166

Profª. EAD: Carmem Martíns Régis

Tutor EAD/PRESENCIAL: Prof.ª Tati Lima 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

22 de Setembro de 2015

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-KROTON

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PÓLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

AUDITORIA

Atividade Prática Supervisionada de Auditoria apresentado a Faculdade de Educação a Distância Anhanguera, como requisito à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

SÃO JOSÉ DOS CAMPO/SP

2015

SUMÁRIO                                                                        PÁGINA

1. RESUMO        04

2. INTRODUÇÃO        05

3. AUDITORIA CONTÁBIL        06

4. AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS AUDITADAS E SUAS FINALIDADES SE AUDITAR        09

5. PLANEJAMENTO DE AUDITORIA        11

6. CARTA DE RESPONSABILIDADE E LEI DE SARBANES-OXLEY        12

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18


RESUMO

Podemos definir que auditoria podem ser um levantamento, o estudo e a avaliação sistemática das transações, procedimentos e rotinas com o objetivo de fornecer as seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e principio sobre sua adequação.

Ressaltamos que a auditoria está vinculada e embasada na análise conjunta de quatro elementos: o critério, a condição, a causa e o efeito. Desta forma o auditor tenha uma opinião critica e apropriado com existências de critérios relevantes, como estes considerados, caso os auditores não haja com uma opinião subjetiva, esses princípios não estariam em conformidade em relação ao exercício dos serviços prestados para o cliente-auditado.

Nesse sentido, os sistemas tradicionais de informação contábil estão voltados a armazenar a informação segundo os critérios contábeis geralmente aceitos. Em um sistema de auditoria contábil, auditoria operacional, auditoria fiscal e tributário e principalmente auditoria interna e externa, é necessário em muitos casos, a evidenciação das importantes demonstrações contábeis e seus respectivos procedimentos de auditoria, dentro dos principais conceitos da contabilidade internacional (IRFS) e juntamente os que foram adotados pelo Brasil através do CPC, que possibilitem controle imediato e tomada de decisão.

Introdução

Todavia, simplificando e de maneira geral, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados de um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo seja averiguar se as atividades desenvolvidas em uma determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente.

Auditoria Contábil.

A auditoria culminou no mundo em tomar certas medidas, em decorrência dos escândalos das empresas nortes-americanas WorldCon e Enron, e as mudanças no mercado de capitais, e a mais recente crise econômica mundial, fizeram que a auditoria tomasse um degrau elevado e voltar sua visão e mudando seu conceito para empresas de capital aberto e outras entidades.

Principalmente visando a importância das demonstrações contábeis e seus respectivos procedimentos de auditoria, dentro dos principais conceitos da contabilidade internacional (IRFS) e juntamente foram adotados pelo Brasil através do CPC.

Todavia, simplificando e de maneira geral, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados de um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo seja averiguar se as atividades desenvolvidas em uma determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente.

 Aspectos conceituais.

O Que é Auditoria?

Auditoria é a análise sistemática, independente das atividades envolvidas de determinada empresa ou setor, o objetivo da auditoria é expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis e se foram elaboradas em todos os aspectos relevantes em conformidade com uma estrutura de relatórios financeiro aplicável. É a confirmação dos registros contábeis e suas Demonstrações.

Analise de registros que comprovem a veracidade e a legitimidade dos atos e acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. É de interesse saber ao um gestor ou uma empresa que queira contratar os serviços de auditoria é estarem cientes do tipo de auditoria que será o mais adequado para o auditado.  

Tipos de Auditoria

Normalmente é dividida em dois grandes grupos, auditoria interna, auditoria externa ou independente.

Auditoria Externa ou Independente; é aquela realizada por profissionais externos, ou empresas que não possui  subordinação com a empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a empresa. Também constitui em finalidade de averiguar uma opinião sobre a propriedade com que elas apresentam a situação patrimonial e financeira da empresa e ainda vela ressaltar que é exercida por Contadores Independentes ou equivalentes e sua atividade é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (263.6 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com