TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA UM CURSO MODERNO E COMPLETO

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1        RECRUTAMENTO.        

1.1        Número de profissionais que deverão ser contratados.        

1.2        Qualidade necessária dos candidatos.        

1.3        Local onde serão procurados os candidatos e forma de captação.        

2        SELEÇÃO        

2.1        Entrevista inicial        

2.2        Psicotécnico        

2.3        Teste de conhecimentos gerais.        

2.4        Entrevista final.        

3        TREINAMENTO        

3.1        Treinamento inicial        

3.2        Treinamento no serviço        

3.3        Designação do cliente        

3.4        Explicações sobre o serviço.        

3.5        Distribuição das áreas        

3.6        Acompanhamento e revisão do serviço        

3.7        Treinamento anual.        

4        AVALIAÇÃO        

  1.  RECRUTAMENTO.

   A atividade de recrutamento significa atrair os candidatos que possuam os requisitos mínimos exigidos pelas empresas de auditoria. Seu bom êxito depende, principalmente, da definição, a prioir, das seguintes variáveis:

- Número de profissionais que deverão ser contratados

- qualidades necessárias dos candidatos

- local onde serão procurados os candidatos

- forma de captação dos candidatos

  1. Número de profissionais que deverão ser contratados.

Em primeiro lugar, a companhia de auditoria deve ter um orçamento da necessidade de novos empregados. Esse orçamento poderá ser feito com base nos seguintes dados:

- perspectiva de crescimento dos serviços de auditoria;

- expectativa de saída de auditores novos ou antigos

A estimativa de crescimento dos serviços de auditoria envolve a entrada de novos clientes, como, também, a perda de clientes antigos. A saída de auditores é uma rotina normal das empresas de auditoria. Esse fato ocorre em função do reduzido número desses profissionais em comparação com o potencial do mercado de trabalho.

Cabe informar que o orçamento de pessoal é elaborado com base no número de horas prováveis dos futuros serviços de auditoria. Por exemplo, um auditor, em uma situação normal, trabalha em média 1.200 horas por ano. Assim sendo, se a empresa de auditoria espera despender 120.000 horas de prestação de serviços no exercício social seguinte, ela teria de ter em torno de 100 auditores.


  1. Qualidade necessária dos candidatos.

As características básicas são as seguintes:

- estar cursando a faculdade de Ciências Contábeis – em última análise, o auditor irá opinar sobre as demonstrações contábeis elaboradas pela companhia, portando, ele terá de entender profundamente de contabilidade. Além do mais, a CVM, para fins de inscrição na categoria de auditor independente, exige que o candidato esteja registrado no CRC na classe ou qualidade de contador;

- idade-limite – os auditores são formados por meio das empresas de auditoria, em função de as universidades não terem curso específico nessa área. Dessa forma, por mais experiente que seja o indivíduo, ele normalmente entra no primeiro estágio nas companhias de auditoria e posteriormente é promovido, à medida que revele conhecimento necessários para exercer o novo cargo. A experiência tem demostrado que é mais fácil formar um jovem, dentro das técnicas e conceitos relacionados com essa brilhante profissão, do que uma pessoa com certa idade. Além do mais, os jovens estão mais propensos a receberem menores salários. Esses fatos têm contribuindo para a maioria das empresas de auditoria estabelecer limite de idade dos candidatos, que normalmente gira em torno de vinte e cinco a trinta anos;

- potencial de inteligência – a auditoria, como qualquer outra atividade, exige que o profissional tenha um nível razoável de inteligência, de modo a permitir que o trabalho seja executado com bom-senso, imaginação, dinamismo e principalmente com eficiência.

- aparência – a aparência está relacionada com a forma de se trajar aspecto físico (cabelo cortado etc), conduta, maneira de se expressar etc. Normalmente, um auditor de boa aparência transmite a impressão de competência profissional.

Outros pontos que podem ser considerados:

- fluência na língua inglesa, francesa ou alemã;

- possibilidade de viajar; possibilidade de trabalhar em regime de horas extras;

- experiência com computador no âmbito do usuário.

  1. Local onde serão procurados os candidatos e forma de captação.

Os candidatos poderão ser procurados junto às faculdades de ciências contábeis e por meio de anúncios nos principais jornais. Nas faculdades, é utilizado o sistema de cartas-convite, que são afixadas nas paredes das salas de aulas. Seria interessante, ou de bom proveito, que um sócio ou gerente comparecesse à faculdade para ministrar palestra sobre a empresa de auditoria e distribuir folhetos informativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com