TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Accc contabil

Por:   •  31/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

  Um passivo é reconhecido na demonstração da posição financeira quando for provável que uma saída de recursos envolvendo benefícios econômicos seja exigida em liquidação de uma obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação dará possa ser determinado em bases confiáveis. A receita é reconhecida na demonstração do resultado abrangente quando resulta em um aumento, que possa ser determinado em bases confiáveis, nos benefícios econômicos futuros provenientes do aumento de um ativo ou da diminuição de um passivo. As despesas são reconhecidas na demonstração do resultado abrangente quando surge um decréscimo, que possa ser determinado em bases confiáveis, nos futuros benefícios econômicos provenientes da diminuição de um passivo. Na mensuração dos elementos das demonstrações financeiras são  empregadas diversas bases em diferentes graus e em variadas combinações, essas bases incluem o seguinte: custo histórico, custo corrente, valor realizável, valor presente .A base mensuração mais comumente adotada pelas entidades na preparação de suas demonstrações financeiras é o custo histórico. Ele é normalmente combinado com outras bases de avaliação.

      O conceito financeiro de capital é adotado pela maioria das entidades na preparação de suas demonstrações financeiras. Existem os seguintes conceitos de manutenção de capital que são: manutenção de capital financeiro, manutenção de capital físico. O conceito de manutenção de capital está relacionado á forma como a entidade define o capital que ela procura manter. A principal diferença entre dois conceitos de manutenção do capital está no tratamento  dos efeitos das mudanças nos preços dos ativos e passivos da entidade. A seleção das bases de mensuração e o conceito de manutenção do capital determinarão o modelo contábil de manutenção do capital determinarão o modelo contábil usado na preparação das demonstrações financeiras. Na ausência de um pronunciamento ou interpretação de aplicação específica para uma transação, outro evento ou condição, a administração deve utilizar seu julgamento no desenvolvimento e aplicação específica para uma transação, outro evento ou condição, a administração deve utilizar seu julgamento no desenvolvimento e aplicação de política contábil que resulte em informações que sejam: relevantes para as necessidades de tomada de decisão econômica dos usuários, e confiáveis, de modo que as demonstrações financeiras: representem fielmente a posição financeira, desempenho financeiro e fluxos de caixa da entidade, reflitam a substância econômica das transações, outros eventos e condições, e não apenas a forma legal; sejam completas em todos os aspectos materiais. Ao adotar as IFRS, o Brasil compromete-se com o respeito á estrutura conceitual e sua posição hierárquica. Não é suficiente a tradução da framework e sua aprovação via deliberação CVM n° 539/2008 e resolução CFC n° 1.121/08. Tanto a elaboração local de novos pronunciamentos, inclusive aqueles que abrangem tópicos ainda não abarcados pelas IAS/IFRS em vigor, como a revisão daqueles já existentes, deverão ser guiadas pelas diretrizes estabelecidas na estrutura conceitual.

            A primazia dos princípios e o estímulo aos julgamentos de valor contidos claramente no texto da estrutura conceitual, assim como os desafios trazidos por futuras alterações nesse documento, serão objetos de análise nos tópicos seguintes.

             Dentre os fatores institucionais, aquele que mais diretamente impacta a contabilidade é o sistema jurídico e aí provavelmente reside o ponto da convergência internacional. Em 2005 o presidente da IFAC ( International Federation of accountants), Graham Ward, destacou como problemáticos para a convergência internacional das normas de contabilidade e auditoria a existência de “diferentes ambientes legais na Europa e nos Estados Unidos, os quais encorajaram diferentes abordagens nos dois lados do Atlântico” e “a falta de padrões rigorosos em alguns países em desenvolvimento” (PIPER 2005).

            A contabilidade na visão do IASB< é principles-based (baseada em princípios), apondo-se á abordagem rules-based (baseada em regras). Enquanto a primeira prega uma contabilidade amparada por princípios e conceitos com espaço para julgamento de valor, a segunda preocupa-se em desenvolver regras detalhadas que, ao contrário, reduzam a margem para discricionariedade. Naturalmente, em uma abordagem principles-based, a framework assume o papel fundamental, na medida em que ela é o repositório primário dos conceitos e princípios que guiarão a elaboração e divulgação das demonstrações financeiras.

          “ No campo das normas contábeis, um dos problemas de escrever com grande detalhamento é que aqueles propensos a fazer isso irão adotar uma abordagem tax lawyer, o que implica procurar onde as vírgulas estão e as saídas inteligentes para contorna-las. Princípios encorajam o cumprimento e regras detalhadas, encorajam os desvios. Além disso, o volume de normas e diretrizes obrigatórias é tão grande que tem mais detalhes do que qualquer indivíduo consegue absorver. Existe um risco real de descumprimento não intencional das normas”( PIPER, 2005).

         No Brasil, o sistema jurídico codificado, associado a outros fatores, como problemas de enforcement, prevalência da forma jurídica sobre a essência econômica, deficiências no sistema educacional profissional, fraco profissionalismo e predominância do controle legal na elaboração de normas, poderão dificultar a adoção de uma contabilidade principles-based.

Os funcionários se agrupam de maneira desorganizada,nenhum tem por especifico o que deve fazer,suas obrigações,então,ficam culpando os outros pelos seu próprios erros,não assumem suas responsabilidades,seus agrupamentos são formais(aqueles forçados pelo próprio trabalho) por que não assumem seus erros,exemplo disso é quando: Alba começou a culpar João pela queda do faturamento. Ela alega que ele o irmão não tem administrado a empresa com a competência necessária.

 João o irmão de Alba se diz sobrecarregado e acusa Alba por não participar da administração: ela não quer misturar sua equipe de banho e tosa com o resto da pet shop. Mas, na hora de cuidar da parte burocrática dos funcionários, aí, eu é que tenho que fazer tudo”. (entre aspas e grifo: as palavras do próprio João).

Os conflitos mais comuns ocorrem pelo principal motivo desmotivação: É desagradável e desmotivante trabalhar em uma empresa desorganizada, A falta de organização gera uma série de problemas recorrentes, como por exemplo: conflitos interpessoais por motivos pequenos, O gerente da loja (Rui) sempre reclama que perde o controle da gerência da loja porque o pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem nenhum aviso ou registro isso gera insatisfação e não há controle de estoque,o Éder (da tosa), vangloria-se de seu talento artístico e acha-se superior às meninas do banho.Isso tem causado mal-estar entre eles,o companherismo é algo fundamental  para uma boa equipe de trabalho,outro problema que tem que ser observado é a  na baixa produtividade,o faturamento da empresa caiu 4% no último ano,falta de comprometimento, desmotivação, entre outros. A desorganização tem efeitos catastróficos no processo produtivo e na moral da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com