TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................15

REFERÊNCIA............................................................................................................16



  1. INTRODUÇÃO

Escolhemos para o nosso trabalho o tema Recrutamento e Seleção. Simplesmente pelo fato de que o homem é o bem mais precioso de uma organização, este recurso humano e responsável diretamente pelo sucesso da empresa seja ela de qualquer tamanho ou setor. Chegamos a essa conclusão através de pesquisas as quais revelamos através do artigo criado no desenvolvimento do nosso trabalho.


  1. DESENVOLVIMENTO

O Mercado Procura e Precisa de Mão de Obra Qualificada

Buscamos questionar os empresários sobre o maior problema encontrado para se ter uma empresa de sucesso. Para se ter uma maior amplitude na pesquisa, selecionamos empresários de cidades diferentes as quais tem tamanho territorial e populacional diferentes umas das outras para que encontrássemos uma resposta justa para esta questão que parecia ser simples. Consultamos empresários nas cidades de Curitiba, Matinhos, Guaratuba, Siqueira Campos e Brasília. Para aumentar o grau de eficiência da pesquisa procuramos pelo menos quatro empresas de ramos diferentes para entender a dificuldade de cada um. Escolhemos cidades grandes como Curitiba e Brasília em função das oportunidades oferecidas aos cidadãos e empresários, ao número de escolas e universidades, amplitude do mercado de trabalho e tamanho de potencial comercial e construtivo. Escolhemos cidades como Guaratuba e Matinhos por terem algumas atividades sazonais em função de serem litorâneas, por serem cidades com até quarenta mil habitantes, por terem pouca oportunidade de trabalho, por não existir em suas regiões multinacionais e porque o potencial de crescimento é limitado, além do número de escolas e universidades ser bem reduzido. Escolhemos Siqueira Campos por quase todos os motivos das cidades de Guaratuba e Matinhos menos a sazonalidade da região e também por estar mais distante da capital do seu estado no caso, o Paraná. A cultura nestas regiões é bem diferente e isto também enriqueceu nossa pesquisa. A sazonalidade das cidades de Guaratuba e Matinhos fizeram com que o entrevistador leve em consideração este aspecto criando até perguntas sobre os empregos fixos e temporários que ficam disponíveis nestas regiões. Abaixo temos alguns dados que levamos em consideração.

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

Para resumir e continuarmos a explicar nossa pesquisa começamos de trás para frente, ou seja, pelo seu resultado. A grande maioria das empresas chegou a conclusão de que o maior problema de suas empresas é o capital humano, recurso humano, ou melhor a escolha de bons funcionários. Todas apresentam ou apresentaram algum dia problemas com contratação e formação de um quadro de funcionários eficiente.

[pic 17]

Quatro das cinco empresas não hesitou em responder, o que falta são bons funcionários. A empresa de Curitiba atende pelo ramos do mercado varejista de materiais hidráulicos, elétricos, ferragens e assistência técnica, emprega seis pessoas e nunca está satisfeita com seu quadro de funcionários o que leva neste caso os sócios da empresa os quais são casados estarem sempre trabalhando junto de seus funcionários não podendo tirar férias juntos ou se ausentarem por outro motivo de forma conjunta, depois desta resposta entendemos o porquê do ditado popular “o olho do dono que engorda o gado”. A má escolha ou até despreparo para o recrutamento de funcionários causa até estresse aos empresários que simplesmente pensam assim: não existem funcionários como antigamente está é uma frase muito repetitiva por empresários tradicionais. Na empresa citada não observamos nenhuma técnica de recrutamento e seleção, contratam simplesmente por indicação sem saber ao certo o conhecimento técnico da pessoa contratada e também não observamos a definição real do cargo de cada funcionário que trabalha nesta empresa, neste caso não tem como o administrador cobrar pelo serviço de cada um, assim os proprietários da empresa se tornam refém da sua própria firma e centralizam a grande maioria das funções.

[pic 18]

A partir destas entrevistas também conseguimos abranger bem o problema das empresas com seus funcionários e ligamos muito dos temas do trabalho da faculdade que nos passaram, neste questionário que fizemos poderíamos ligar e descrever facilmente temas como: direito do trabalho; descrição e análise de cargos; treinamento e desenvolvimento, higiene; segurança e qualidade de vida no trabalho; avaliação de desempenho. A empresa de Matinhos entrevistada tem como sua atividade principal construir edifícios e vender, esta firma considera de forma disparada que o seu pior problema é com o trabalhador o percentual quase totalitário dos empresários entrevistados indicou que o maior problema é a mão de obra, não só por problemas de qualificação e sim problemas externos como bebida, drogas, analfabetismo e por aí vai. Nesta empresa o recrutamento é feito da seguinte maneira: internamente através de indicações e externamente através da procura de agências de emprego, mídia e internet. Feito isto o departamento de recursos humanos através dos currículos recebidos vai analisar o que o cargo requer e o que o candidato oferece. Será usada a entrevista de seleção com tema livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com