TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração I

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  2.165 Visualizações

Página 1 de 2

01. Discorra com suas palavras, as principais propostas, objetivos do modelo clássico ou Teoria clássica da administração de Fayol. Comente sobre seu precursor.

R: A principal proposta da Teoria Clássica de Fayol era olhar a empresa de cima para baixo, preocupando com a sua eficiência, ou seja, com as tarefas da gerência administrativa. O objetivo dele era guiar ou orientar o gerente no processo administrativo. De modo geral, a teoria clássica de Fayol se caracterizava pela importância da estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.

Fayol era formado em engenharia, foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da idéia da organização estrutural das empresas por função.

02. Fayol para facilitar e organizar o processo administrativo dividiu a organização em áreas. Quais as 6 funções básicas da empresa para Fayol? Explique cada uma delas.

R: São as seguintes funções:

→ Funções Técnicas: são aquelas que estão relacionadas às atividades do setor de produção da empresa, onde requer a habilidade técnica do administrador.

→ Funções Financeiras: É relacionada às atividades financeiras e do capital da empresa, onde fica sob a responsabilidade de um gerente financeiro ou de uma tesouraria.

→ Funções comerciais: são as funções de compra e venda, onde estabelecem a relação entre clientes e fornecedores.

→ Funções Contábeis: São relacionadas à contabilidade da empresa, onde permite através de dados, balanços, o acompanhamento do que foi orçado, planejado e organizado.

→ Funções de Segurança: São relacionadas a segurança da pessoas e do patrimônio da empresa.

→ Funções Administrativas: Representada pela administração geral das empresas, ela é responsável pelo planejamento, organização, à direção e ao controle de todas as funções da empresa.

03. Dentre os 14 Princípios Gerais da Administração segundo Fayol, cite 2 deles e explique com suas palavras.

R: → Disciplina: Através da disciplina pode-se manter o ambiente de trabalho sempre organizado, pois toda empresa precisa ter normas e regras que devem ser seguidas. Disciplina é uma questão de comportamento e motivação, onde cabe a liderança conscientizar o colaborador a respeitar as regras. Tendo um bom dialogo entre lideres e colaboradores, a disciplina irá predominar sem maiores esforços.

→ Ordem: Toda organização precisa de ordem, ou seja, cada coisa em seu lugar. Mantendo tudo organizado, facilitará os procedimentos de trabalho da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (567.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com