TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de Negocios

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        introdução        

2        As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil.        

3        MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA        

4        A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.        

5        OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA.        

6        A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS:        

7        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar como a economia no Brasil vem mudando através dos anos, proporcionando assim uma maior renda, tanto para os consumidores quanto para os produtores.

Mas para chegar a este nível de evolução o Brasil tem passado por diversas reformas, umas um tanto catastróficas, e outras mais amenas. Políticas estas que consumiram os nervos de muitas das pessoas ligadas na administração do Brasil.

Vale ressaltar ainda que para chegar a este ponto se usou como base a primeira revolução econômica ocorrida no mundo que foi a Revolução Industrial no século XIX, depois veio a crise de 1929 com a quebra da bolsa nos Estados Unidos, e a Revolução de 1964 no Brasil esses foram os pontos de partida para a mudança da visão econômica do Brasil.

Podemos destacar também os planos Collor I e II, que desestabilizou o país de uma forma tão forte que os pequenos empresários da época faliram com o congelamento das cadernetas de poupança. Depois tivemos o plano real que vigora até hoje, e ajudou a muitos empresários a se reerguer, aumentou o poder aquisitivo da população.

A economia brasileira estava a todo vapor com crescimento batendo recordes, e a população comprando bens de consumo, se alimentando melhor, as empresas passaram a empregar mais. Mas os impostos aumentaram de forma que os consumidores não sentiam as cobranças.

Finalizando pretendo demonstrar com este trabalho como o ambiente dos negócios cresceu e retroagiu com as políticas públicas.


  1. AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.

Estamos em um ano de muitos acontecimentos no Brasil, pois vamos sediar uma Copa do Mundo de Futebol e ainda é ano de eleição, onde todos os candidatos estão falando dos gastos de uns e outros. Gastos estes que geram muita desconfiança em relação aos eventos comandados pela FIFA.

Mas para chegar a falar deste evento e de outros que virão, devemos primeiro falar das políticas econômicas que passaram e deixaram sua marca na historia do Brasil pós 1988.

Temos de falar primeiramente dos Planos Collor I e II, em que as cadernetas de poupança foram congeladas da noite para o dia e que muitas famílias tiveram seus rendimentos retidos, e muitos dos empresários tiveram suas contas corrigidas por valores menores usados na época, ou até mesmo faliram, devido a uma política errada. Mas antes desses dois planos, tivemos outros dois que também tentaram utilizar do mesmo mecanismo, para tentar conter um pouco da inflação que no ano de 1987 chegou aos meros números de 365,9% o que foi um recorde para o ano.

Depois desses planos errados tivemos a implantação do Plano Real, que prometia a equiparação com o dólar em um real, o que aconteceu durante um tempo e que depois a moeda norte americana começou a subir, elevando a inflação que a este ponto se encontrava estabilizada.

Tivemos também a criação da CPMF que significa CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, que vigorou de 1997 a 2007, sendo a mesma tarifada inicialmente em 0,25%, e passando para 0,38% no ano de 2002. Seu recolhimento era destinado a Saúde. Sua vigência seria até o momento em que as contas  do Governo Federal estivessem equilibradas, porem a mesma foi extinta em 1º de janeiro de 2008. No mesmo ano foi proposto um novo imposto com a mesma utilidade da CPMF, que foi o CSS – CONTRIBUIÇÃO SOCIAL PARA A SAUDE, criado pela Lei Complementar 306/2008, que foi rejeitada pelos Deputados em 2011.

Durante estes anos várias leis, decretos e medidas provisórias foram editadas com o intuito de tentar barrar, o aumento do desemprego, da recessão, e de tantos outros artifícios que emperravam o crescimento da economia.

Essas propostas trouxeram muita dor de cabeça tanto para os empresários como para os Contadores, pois a cada dia era editado uma lei, decreto ou medida provisória que deixavam todos de cabeça quente, que eram medidas, em  que os próprios propositores da medida não sabiam como ia funcionar, e ser aplicada aos empresários e como seriam executados pelos profissionais contábeis.

Temos tantos procedimentos contábeis, leis tributarias, que nenhuma pessoa em sã consciência pode saber tudo, pois é preciso se especializar em uma área especifica da área para somente trabalhar com aquele modelo especifico.


  1. MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA

Medida macroeconômica é uma das divisões da ciência econômica, que se dedica ao estudo, a medição e a observação de uma economia como um todo podendo ela ser regionalizada ou nacionalizada. E é um dos alicerces da economia, sendo que a microeconomia é a outra parte que sustenta este estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (194.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com