TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anal.balanço

Por:   •  13/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho trará a importância da Análise de Balanços aplicada às empresas, como um dos fatores, senão o principal fator, para a tomada gerencial de decisões dos sócios e acionistas.

A Análise de Balanços surgira da necessidade de se analisar as reais condições e mensurar os fatores positivos e negativos de uma companhia, uma vez que os instrumentos tradicionais de demonstração e registros de resultados (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício) são um tanto quanto obsoletos por serem rígidos e inflexíveis na apresentação da situação da empresa; e também, por muito simplistas, podem resultar em análises equivocadas e decisões torpes da conduta da empresa. Daí a necessidade de se criar formas de adaptar as tradicionais demonstrações contábeis às novas demandas do mundo globalizado, que exigem cada vez mais informações específicas e gerenciais sobre a empresa.

Contudo, não podemos falar da Análise de Balanços como um único e puro método de análise. Pois há várias facetas/índices financeiros de verificação. Ademais, a Análise de Balanços não vem em detrimento das demonstrações tradicionais retromencionadas, uma vez que aquelas são subjacentes a estas. Fornecendo informações complementares e utilíssimas aos usuários internos e externos (o mercado, investidores, Governo, clientes, administração interna etc).

Sabendo como utilizá-la, pode-se ter uma excelente visão da real posição financeira da entidade, pois os números, se analisados por profissionais competentes e inerentes à área, são extremamente confiáveis. Se todas as empresas possuíssem uma boa análise do seu balanço, o gestor, a título exemplificativo, conseguiria tomar decisões de uma maneira eficaz. Exemplo: Quando cortar custos? Em qual setor? Qual o impacto financeiro que isso causará? Ademais, com uma boa utilização deste aparato, pode-se ganhar confiança no mercado, obter crédito mais facilmente das instituições financeiras, além de se obter bons resultados.

Pelos motivos acima expostos, abordaremos esse assunto de maneira clara e objetiva para todos os interessados na matéria. Pois sabemos que não se avalia o desempenho de uma gestão apenas pelo resultado liquido do exercício (seja esse lucro ou prejuízo), mas por uma série de componentes e controles, indicativos da operação do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com