TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Contabil

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.301 Palavras (30 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 30

Sumário

  1. Etapa 1: Relatórios individuais......................................................................... 2
  2. Etapa 1: Reestrutura do Balanço Patrimonial e DRE... ....................................14
  3. Etapa 1: Relatório Consultoria Financeira.........................................................17
  4. Etapa 2: Relatórios individuais..........................................................................19
  5. Etapa 2: Analise Vertical e Horizontal..............................................................30
  6. Etapa 2: Relatório com as notas explicativas ....................................................33

1º Etapa: A importância da análise das demonstrações contábeis; balanço patrimonial; estrutura do balanço patrimonial; demonstração do resultado econômico – DRE; estrutura da DRE.

  1. Relatórios individuais dos participantes do grupo.

Analise das demonstrações Financeiras: Analise é o ciclo de vida de uma empresa, para que sejam tomadas decisões cabíveis a empresa. Estas decisões serão essências para conduzi-las, ao sucesso financeiro de uma empresa. Algumas informações são necessárias para o processo decisório de uma organização, a análise financeira, não é uma simples conferência de dados, mais constitui em um conhecimento de matemática básica e financeira, para o futuro de uma empresa.  As informações contábeis são utilizadas para o complemento destas demonstrações e a importância de como proceder no caso de uma relevância de índice de problemas financeiros muito altos. O responsável interno (gestor financeiro) tem acesso a dados mais precisos e informações internas, como arquivos contábeis. Alguns responsáveis também têm acesso a estas ações como: (gestores, colaboradores sócios e etc..). Já o responsável externo, tem acesso somente informações contábeis que são apresentadas pela empresa, por isso, quanto mais informação mais resultados. O contábil tem acesso a como anda os investimentos da empresa, entidades governamentais, entidades sindicais entre outros.

Estrutura das demonstrações Contábeis: O “objetivo das demonstrações ‘Estrutura Conceitual”, mostra informações que possam utilizadas e pesquisadas por partes financeiras e contábeis no geral. O conjunto demonstrações contábeis inclui: Balanço patrimonial, demonstrações do resultado do exercício (DRE), demonstrações do valor adicional, demonstrações dos fluxos de caixa, demonstrações das mutações do patrimônio liquido, notas explicativas e outras e demonstrações e material explicativo, fazem parte dos integrantes das demonstrações contábeis.

Analise das demonstrações Financeiras: Divida em duas categorias, são chamadas: Analise financeira, que traduz a vida financeira da empresa, como seu resultado líquido e capacidade de sobrevivência no mercado financeiro. Analise Econômica, é a capacidade de traduzir as modificações do patrimônio e os bens gerados pela instituição. Ambas, definem como a empresa se estrutura no mercado.

Balanço Patrimonial: balanço é o controle contábil e financeiro de uma empresa tem como objetivo intervir no resultado econômico da empresa sendo ela positivo ou negativo. Esses resultados são analisados através de todo o movimento da empresa, seja  por entrada e saída de capital implantadas por terceiros ou mesmo por lucro, que consolidado no saldo final de investimento ou á pagar a terceiros, que são mostrado através do Passivo e Patrimônio Liquido de uma entidade.

Conforme o art. 178 da Lei 6404/76 (Lei das S/A), as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrada a agrupadas de modo a facilitar e a análise da situação financeira da entidade. A estrutura do balanço é composta por algumas contas responsáveis Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Demonstração do resultado do Exercício (DRE): a demonstração do resultado do Exercício, tem como finalidade além de mostrar o resultado do exercício lucro ou prejuízos  enfatizar quais são os recursos próprios que a empresa possui chamadas de(Receitas), e os gastos nomeados de (Custos e Despesas).Estas classificações identifica o quanto a empresa possui de riquezas. A DRE serve como peça contábil de finalidade econômica e não financeira.

Estrutura da DRE: De acordo com a determinação artigos 187 da lei 6404/76, alteradas pelas leis 11638/07 e 11904/09 a estrutura da DRE.

  • Aluna: Bruna Gabriela Santos – RA: 299352736

Referências Bibliográficas:

Livro PLT 726 Marcelo Cardoso Azevedo (org.), Fernando Coelho, José Carlos Ruiz e Paulo Neves. Ed. Alínea.

MARION, José Carlos (contabilidade Básica). 9ªed. São Paulo: Atlas 2008.

Podemos considerar que a análise das demonstrações contábeis tem como foco desenvolver uma melhor visão ao administrador, proporcionar bons meios de pesquisas para assim obter um resultado satisfatório em diversas áreas de sua empresa.

Amplamente aceita no meio acadêmico e empresarial, a análise das demonstrações contábeis é dividida em duas categorias distintas: Análise Financeira, que possibilita a interpretação da saúde financeira da empresa e a Análise Econômica, que possibilita a interpretação das variações do patrimônio e da riqueza gerada por sua movimentação, são  elaboradas e avaliadas sobre vários pontos de vistas distintos, conforme a necessidade e amplitude de cada usuário.

Balanço Patrimonial: é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade em determinada data, representando uma posição estática. O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos), Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos. Na Contabilidade e no Direito, a palavra "balanço" decorre do equilíbrio ou da igualdade expresso nas formulas contábeis.

Estrutura do Balanço Patrimonial: Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída.

Demonstração do Resultado Econômico – DRE: a demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados apurados segundo o principio contábil do regime de competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)   pdf (602.8 Kb)   docx (315.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com