TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de custos calculos do preço

Por:   •  4/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

-1 - Modelo básico de formação de preço

 

O método de formação de preços mais tradicional consiste em calcular o custo total  unitário do  produto e acrescentar uma margem de lucro,  também  chamada markup. Como mostrado na seção anterior, o percentual de markup deve ser calculado de forma a gerar a taxa de retorno desejada sobre o investimento próprio da empresa.

Uma vez que sobre o preço de venda incidem alguns encargos (impostos, comissões, etc.), isto precisa ser levado em conta no processo de  cálculo do preço que por este motivo  não será a simples aplicação do markup sobre o custo.

 

Num processo de formação de preços mais rigoroso, outros ajustes se fazem necessários. Entre eles podem ser citados: prazo de pagamento concedido pelos fornecedores,  prazo de pagamento concedido aos clientes, prazo de recolhimento de impostos incidentes sobre o preço.

 

O modelo básico de precificação com base no markup sobre o custo considera os seguintes elementos:

           

 

ELEMENTO

SÍMBOLO

 

 

custo total unitário

C

 

% de encargos sobre vendas

E

 

 

% markup  sobre o custo

M

 

 

preço de venda

P

 

  

Neste  modelo básico, o preço de venda é calculado a partir do seguinte raciocínio: o preço de venda menos os encargos sobre vendas deve ser igual ao custo de produção/operação mais a margem de lucro desejada. A representação dessa  igualdade a partir dos elementos e respectivos símbolos apresentados antes  é a seguinte:

 

P  - P.E  = C + C.M

 

Colocando P e C  em evidência, temos:

 

P(1- E) = C(1 + M)

 

O valor de P será: P = C(1 + M) ÷  (1-E)

Exemplo:

 

O custo unitário de um produto é R$ 200,00. O percentual de  encargos incidentes sobre o preço de venda é de 27%. Digamos que a  empresa precise aplicar  um percentual de  32,4% sobre o custo (markup) de modo a obter sua meta de retorno de  16% ao ano sobre o investimento. O preço de venda será:

 

C = 200

E = 0,27 = 27% = (27 ÷ 100) – 1 = 0,73

M = 0,324 = 32,4% ÷ 100.

P = ?

 

P = C(1 + M) ÷  (1- E)

 

P = 200(1 + 0,324) ÷ (1 - 0,27) = P = 362,74

2 – Métodos de Formação de Preços de Vendas mais simples e mais comuns adotados

I) MARK UP , na prática empresarial é o mais utilizado. Consiste em calcular o peso (%) de cada despesa sobre o custo unitário do produto ou serviço – qual a % de despesas administrativas, comissões, impostos,  etc que oneram o bem ou serviço -, e adicionar o porcentual do retorno do investimento(ROI), a margem de lucro desejado e aplicar sobre o custo unitário do produto ou serviço para se obter o preço de venda.

        

II) Preço baseado na concorrência, típico de férias livres, quando produtos idênticos, como roupas, hortifrúti, bebidas, pastel, lanches se equalizam.

III) Preço baseado no mercado, típico de eventos restritos, aeroportos, shoppings onde o vendedor possue uma posição única, confortável para determinar o preço, por ser, às vezes, o único, como cafés, lanches, alimentos em geral, bebidas, serviços de estética.        

IV) Preço baseado num mix de mark up, concorrência e mercado. Situação de volatilidade, dependendo do local ou do evento do prestador de serviço ou do produto, se na rua, se a domicílio.

V) Preço baseado na oportunidade imediata de ganho extra, mas passageiro de realizar um serviço ou de extrema urgência ou fora de hora, como cuidadoras, encanador, eletricista, dentista e médico fora de hora, copa do mundo etc.

A partir deste elenco de métodos de custeio expostos sabe-se que, em circunstâncias muito especiais, o empresário deixa de vender seu produto ou prestar seu serviço,  com prejuízo ,ou seja, preço de venda menor ou igual ao custo.

Em casos de excesso de estoque ou queda das vendas, concorrência estourando, moda nova chegando, validade curta etc, é melhor vender barato e entrar  receita do que esperar uma nova onda positiva de vendas.

Enfim: análise do SWOT?

Sp, novem/2014-prof. Celso.

           

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com