TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Perfil Empreendedor na Graduação dos Concluintes de Ciências Contábeis

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.508 Palavras (19 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 19

Analise do Perfil Empreendedor na Graduação dos Concluintes de Ciências Contábeis da Faculdade Avantis

Luciano Medeiros

Resumo:

O presente estudo tem como objetivo analisar a expectativas de carreiras dos estudantes concluintes do curso de graduação da Faculdade Avantis de Santa Catarina. Para chegar ao objetivo, adotou-se um o método de pesquisa quantitativa por amostragem, com aplicação de questionário estruturado com 35 estudantes do sétimo e oitavo período do curso de graduação. Devido a grave crise econômica nacional, a arte de empreender está em alta no país, a busca por novos caminhos para adquirir recursos financeiros tem levado muitas pessoas a se aventurar em abrir novas empresas, que contribuem com a geração de empregos, renda e tecnologia. Estudos indicam que quanto mais pessoas dispostas em abrir novas empresas tiverem num país, maior será a tendência do desenvolvimento econômico dessa nação. Algumas teorias sustentam que as universidades têm um papel fundamental no sentido de potencializar e desenvolver o espírito empreendedor entre os seus estudantes. Diante de tal contexto, o objetivo deste estudo é buscar o perfil empreendedor dos concluístes do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Avantis – SC, dentre os formandos quantos estariam dispostos a abrir um novo negócio.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Economia. Ciências Contábeis.

Abstract

This article has the objective to analyze the expectations of careers of students were graduating in Undergraduate Faculty Avantis of Santa Catarina. To reach the objective , we adopted a method of quantitative research by sampling, with application of a structured questionnaire with 35 students of the seventh and eighth period of the undergraduate course For graduation. Due to serious national economic crisis, the art of undertake is at high in the country, the search for new ways to acquire financial resources has led many people to venturing in open new companies, which contribute to the generation of jobs, income and technology. Studies indicate that the more people willing to open new companies have in a country, the greater will be the trend of economic development of that nation. Some theories claim that universities have a key role to potentialize and develop the entrepreneurial spirit among their students. In the face of this context, the objective of this study is to fetch the entrepreneurial profile of course just ended in Accounting Sciences from Faculdade Avantis - SC, among the trainees who would be willing to open a new business.

Keywords: Entrepreneurship. The economy. Accounting Sciences.

Introdução

A economia de um país depende dos investimentos e das empresas que são abertas todos os anos movimentando o mercado, através da produção, comercialização de mercadorias e prestação de serviços, movimentando o mercado, criando empregos, renda e aumento da tecnologia. Diante dessa perspectiva, Dolabela (1999) recomenda que quanto mais o empreendedorismo estiver presente em um país, maior será a tendência de seu desenvolvimento econômico. A maioria dessas empresas nascem de grandes corporações, a maioria delas são de origem internacional, as chamadas multinacionais.

Outras menores são verdadeiramente nacionais. Estas empresas em sua grande maioria são conhecidas como pequena ou média empresa, que se administradas de maneira correta, podem prosperar e crescer gerando riquezas e empregos e contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do país. Greco ET AL. (2010) trazem que, de acordo com os dados da pesquisa realizada em 2010 pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil é o segundo país mais empreendedor do mundo, perdendo apenas para a China.

Para que novas empresas surjam se faz necessário à figura do empreendedor, o indivíduo que possui uma visão de mercado e que não tenha medo de arriscar e invista em novos projetos. Se tornar um empreendedor de sucesso é o sonho de muitas pessoas. Entretanto o que vem acontecendo é que muitos desses empreendedores não têm a mínima noção de administração e pesquisa de mercado e acabam investindo e abrindo sua empresa, mas devido à falta de conhecimento levam às empresas a falência. Em 2010, o serviço Brasileiro de Apoio ás Micros e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE/SP) divulgaram os resultados de uma pesquisa realizada no estado de São Paulo entre 1997 e 2009, onde constatou que aproximadamente metade das empresas abertas chega ao máximo ao quarto ano de atividade e 58% encerram as atividades antes mesmo de completar seis anos. Essa mesma pesquisa apontou alguns motivos para o fracasso das empresas em seus primeiros anos de atividades: a ausência de comportamento empreendedor, ausência de planejamento prévio, deficiência no processo de gestão empresarial, insuficiência de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, alta carga tributária, dificuldade com a economia e impacto dos problemas pessoais sobre negócios.

De acordo com os problemas abordados, verifica-se que alguns estão relacionados ao contexto econômico nacional, como por exemplo, a situação da ausência de políticas públicas, no qual o empreendedor pouco ou nada pode interferir, mas, no entanto a falta de planejamento, pesquisa de mercador e principalmente a administração do negócio, no qual o empreendedor deve separar os recursos da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física, evitando utilizar os lucros obtidos pela empresa em despesas pessoais, na sua grande maioria leva a empresa ao colapso financeiro devido à má administração dos recursos financeiros. Buscar uma formação especifica no seu ramo de negócio, além de cursos de graduação, já seria para o empreendedor um grande passo para o sucesso do seu negócio. Stevenson (2001) acredita que as universidades tem um papel fundamental na formação de futuros empreendedores, visto que uma teoria cada vez mais aceita é a de que o espírito empreendedor dos indivíduos pode ser desenvolvido com base no investimento de algumas habilidades pré-existentes e na melhoria de novas habilidades.

Como se pode verificar sobre os problemas apresentados na pesquisa do SEBRAE/SP, no que se refere à administração dos negócios, pode-se afirmar que o profissional formado em Ciências Contábeis tem uma formação que pode auxiliar na solução desses problemas no papel de empreendedor, pois os cursos de Ciências Contábeis possuem bases teóricas necessária para habilitar o profissional a planejar e administrar o seu próprio negócio.

Entende-se que as Universidades não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com