TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE PERFIL EMPREENDEDOR - TS CHOCOLATES

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CARAJÁS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

5º PERÍODO - NOTURNO

ANTONIO FERREIRA DA SILVA

CRISTIANA MILHOMEM

ELANE CORDEIRO VARELA

ELIAS GOMES

MYRLLA C. FREITAS RODRIGUES

RAYANE COSTA PEREIRA

TIAGO ALEXANDRE

TS CHOCOLATES: PROCESSO EMPREENDEDOR, GERAÇÃO DE VALOR E INOVAÇÃO[pic 1]

MARABÁ

2019

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso a respeito do empreendimento, desenvolvido por Lucas Reis, aluno do 5º período do curso de Administração da Faculdade Carajás e sua madrasta, Joelma. No decorrer deste exposto, serão abordados pontos como: introdução ao empreendedorismo, categorização do empreendimento, como se deu o processo empreendedor, bem como apresentar propostas que possibilitem a geração de valor, inovação e criatividade.

  1. ESTUDO DE CASO

Como dito, este trabalho baseia-se na análise de um empreendimento de fabricação e venda de bombons recheados, criado por Lucas Reis, 23 anos, aluno do curso de Administração da Faculdade Carajás, e sua sócia.

Os bombons são fabricados pelos empreendedores, com a ajuda de mais uma pessoa, produzidos em escala semanal, são passados para 8 revendedores, incluindo Lucas Reis, distribuídos em três cidades, sendo a Faculdade Carajás o principal ponto de venda do estudante.

  1. EMPREENDEDORISMO E O EMPREENDEDOR

O empreendedorismo pode ser entendido como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. A palavra é também muitas vezes definida como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio, já empreendedor é quem idealiza e realiza esses projetos. O empreendedorismo pode ser motivado por necessidade ou oportunidade, sendo o primeiro ocasionado por fatores tais como: falta de acesso a oportunidades de trabalho formal; necessidade de recursos financeiros. E o segundo, por oportunidade, pode se dar por ganho de recurso inesperado, decisão planejada, convite ou busca por autonomia.

  1. CATEGORIZANDO

Existem nove tipos mais comuns de empreendedor:

  • Informal: pessoas que vendem seus produtos em bancas improvisadas, de porta em porta, nas ruas, os vendedores ambulantes, por exemplo;
  • Cooperado: a exemplo dessa categoria, onde se enquadra o indivíduo que empreende seu pequeno negócio e que se associa a demais empreendedores, temos os artesãos;
  • Individual: se trata do antigo empreendedor informal, mas agora legalizado que passa a ter sua empresa e a contratar funcionário;
  • Franquia: é o empreendedor que inicia sua empresa a partir de uma marca já existente;
  • Social:  quando o negócio é desenvolvido com fim de ajudar o próximo, com objetivo social, seja educação, melhoria de qualidade de vida.
  • Corporativo: São funcionários de uma organização e que trazem ideias e executam projetos que visem o crescimento da empresa no longo prazo;
  • Público: Pessoas comprometidas com o coletivo, que querem melhorar os serviços à população e propõem maneiras de utilizar os recursos públicos com eficiência;
  • De conhecimento: profissionais liberais que visem fazer a diferença a partir de suas especialidades;
  • Negócio próprio: quando o indivíduo busca autonomia, deseja ser patrão e abre sua empresa.

  1. EVIDENCIANDO

De acordo com os fatos narrados pelo empreendedor, podemos concluir de que ele se encaixa na categoria de Empreendedor Informal, caracterizados pelos seguintes aspectos:

  • Surge da necessidade de ganhar dinheiro para completar renda;
  • Possui alto nível de autonomia;
  • A dedicação ao trabalho se dá de modo suficiente para garantir o sustento;
  • Sua equipe de trabalhe envolve a família;

        Como narrado durante a entrevista cedida por Lucas, o negócio de bombons de chocolate surgiu de uma necessidade financeira e também pessoal, devida a uma fobia social desenvolvida pelo rapaz, que viu no contato com os clientes, uma forma de vencer esse obstáculo.

        Junto com Joelma e uma outra ajudante, eles começaram testando sabores e dosando os ingredientes, e disponibilizando algumas unidades para degustação, afim de saber se agradaria os consumidores e já garantindo alguns clientes.

  1. PROCESSO EMPREENDEDOR
  1. CANVAS: MODELO DE NEGOCIO

[pic 2]

  1. A ERA DO CONHECIMENTO E GERAÇÃO DE VALOR
  1. PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE VALOR

Como relatado em sala, a produção dos bombons conta com mais de vinte sabores, desde os mais tradicionais, como brigadeiro, e sabores mais exóticos, como caipirinha e abacaxi com vinho. As vendas realizadas na faculdade são feitas em pequena escala, e diariamente são disponibilizados cerca de cinco a sete sabores, haja vista que o espaço em que são armazenados, uma caixa de isopor em tamanho médio, não possibilita uma maior diversidade.

Regularmente, a instituição de ensino realiza eventos acadêmicos, sejam palestras, semanas acadêmicas entre outros, sendo um deles o Gestão Day, evento voltado principalmente para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, onde a faculdade abre espaço para empreendedores trazerem seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com