TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do Artigo Científico "É possível a criação de um mapa estratégico para uma Universidade Pública"

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O artigo apresenta uma proposta de planejamento e mapa estratégico de gestão administrativa para uma universidade pública, baseado no Balanced Scorecard (BSC), proposto por Kaplan e Norton em 1990, com as devidas alterações, visto as diferenças na administração de uma empresa comercial privada, e uma instituição pública de ensino. O objeto de estudo foi a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, usando como base secundária para pesquisa o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Direcionado aos administradores de universidades e estudantes de economia, o pesquisador atuou com um modelo próprio do BSC, fazendo alterações no princípio do mapa estratégico, que no original é baseado em quatro perspectivas paralelas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Cada perspectiva se relaciona com as demais através dos indicadores estratégicos, decididos através de uma observação minuciosa, únicos para cada caso.

De maneira mais específica, o BSC funciona como um sistema de medição de dados e gestão estratégica usado para aperfeiçoar o funcionamento de todas as frentes de uma instituição. A partir desse ponto de vista surge a problemática do trabalho: “É possível criar um Balanced Scorecard para uma Universidade Pública?”


Autor

Por autoria de Vinicius Abílio Martins, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) no campus Foz do Iguaçu. Doutorado em Contabilidade em andamento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2015, MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria pela UNIOESTE em 2012, Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2016, Graduado em Ciências Contábeis pela UNIOESTE em 2010. Tem seis trabalhos publicados, sendo dois deles muito citados.

Estrutura

O texto apresenta entre o resumo e as referências bibliográficas, seis tópicos, sendo eles: Introdução, O Balanced Scorecard, Procedimentos Metodológicos, A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Proposição do Balanced Scorecard e Considerações Finais. Dentro do quinto tópico, na pag. 7 foi apresentado o Mapa Estratégico embasado no Balanced Scorecard, já com as devidas alterações, para ser explicado nas páginas subsequentes, trazendo como objetivo exemplificar visualmente as correlações entre as Perspectivas e os Indicadores formados.

Atualidade do Tema

Publicado em julho de 2015, a problemática do artigo possui uma grande relevância no que se refere à administração de uma universidade pública. Sabendo que existem inúmeras outras como a UNIOESTE, podemos aplicar o estudo do trabalho em outras universidades de proporções tanto maiores quanto menores ou iguais, visto que são perspectivas universais para qualquer administração de instituição de ensino superior pública. A durabilidade do conteúdo pode ser de até décadas sendo feitas, apenas, pequenas alterações para se adequar a evoluções no sistema de ensino, considerando-se que quando se estuda onde, e não o que, se pode melhorar, qualquer especificidade pode ser facilmente aplicada ao conteúdo central do Mapa Estratégico.

Referências

Ao total foram utilizadas dezoito referências. Sendo uma delas utilizada para contexto legal, extraída da Constituição Federal. Outras cinco obras foram usadas como base para o lado de gestão de uma instituição de ensino superior. Cinco obras foram usadas para estudo do Balanced Scorecard. Do restante das referências foram usadas três delas como dados quantitativos ou adicionais sobre funcionamento docente e estudantil das universidades. E cinco delas foram sobre a aplicação do BSC em universidades.

Resumo

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de medição e gestão estratégica, utilizada através de uma avaliação do desempenho de uma organização. Publicado em 1990, por Kaplan e Norton, vem sendo largamente reproduzido, por trazer resultados a curto, médio e longo prazo, todos baseados nos detalhes únicos de cada organização. É fato, que qualquer organização, seja privada ou pública, está imersa num ambiente competitivo e, por isso, deve estar sempre progredindo. Sabendo disso, o artigo trás a proposta de criar um BSC para uma universidade pública. Mais especificamente a UNIOESTE.

Houve a necessidade de se fazer alterações no sistema de operação do BSC, para se adequar, não a uma organização privada, mas a uma instituição pública de ensino superior. O funcionamento do Balanced Scorecard é baseado em quatro perspectivas: financeira, que estuda a melhor forma de reduzir os custos e aprimorar a produção; clientes, que visa melhorar a comunicação, satisfação e retenção daqueles que são a peça principal de qualquer empresa; processos internos, responsável por buscar melhores resultados nos setores de administração e funcionamento de todas as áreas da organização, melhorar condições de trabalho, entre outros objetivos; e aprendizado e crescimento, cujo nome é auto-explicativo, que traz capacitação de profissionais, relacionamento e outros pontos relacionados ao pessoal envolvido.

Atendendo as qualidades específicas da uma universidade, foi então feita a proposta das perspectivas do Balanced Scorecard adaptadas. Houve a exclusão da perspectiva clientes, e o acréscimo da perspectivas educacional e sociedade, esta última, responsável por absorver as funções da perspectiva excluída. Outra alteração feita foi na cadeia de importância. Em uma organização privada, as perspectivas seriam qualificadas respectivamente como: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Como estamos falando de uma instituição pública estadual de ensino superior, a ordem foi alterada respectivamente para: educacional, financeira, sociedade, aprendizado e crescimento e processos internos.

Assim como no modelo original, cada perspectiva é subdividida em indicadores, que se relacionam entre si. No modelo alterado pelo artigo, esse princípio se manteve.

Na perspectiva educacional, os indicadores foram voltados ao Incentivo à pesquisa, Qualidade do Ensino, Promover a Satisfação do Aluno, e Diminuição da taxa de abandono dos alunos durante o curso e Incrementar uma relação duradoura com os alunos. Não foi por mero acaso que esta perspectiva foi colocada no topo. Por ser uma instituição cujo foco é a prestação de serviços, a satisfação, e nesse caso específico a boa formação do cliente, é de se esperar que o principal ponto de gestão estratégica seja melhorar a relação com os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com