TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Demanda e oferta do chocolate na Páscoa

Por:   •  16/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Todos os anos, no período da páscoa nós consumidores nos deparamos com o aumento dos preços dos ovos de pascoa. Ao analisar o preço de uma barra de chocolate, levando em conta sua marca e gramatura, comparando com um ovo de páscoa, pode-se questionar o por quê de um valor tão alto nesse período. De acordo com as fontes de pesquisa, os dois produtos ofertados tem essa diferença exagerada de valores devido aos procedimentos de fabricação, armazenamento e logística que vão além do fator “tradição”.

Análise da demanda e oferta do chocolate na Páscoa

Quando a produção dos ovos de pascoa se inicia, (segundo alguns sites e noticias em setembro), as empresas tem que contratar mais funcionários, sendo assim um custo inicial pela mão de obra dos mesmos, já que os ovos de páscoa são finalizados à mão, e devido a produção antecipada, precisa ser armazenado em um lugar especial, com qualidade e refrigeração diferenciados. Quando acrescidos de brindes, embalagens especiais, que além de contar com o apoio de uma equipe de marketing (mais custos pelo trabalho desse departamento) é estudado os diferentes públicos para quem vão ofertar os ovos de pascoa (publico: infantil, diabéticos, fitness, que prefere um tipo de chocolate ou uma determinada marca) e ainda tem o custo do produto estudado pela equipe de marketing que pode acrescer um diferencial no ovo de páscoa, e sendo que o transporte também custa mais caro pois, enquanto as barras de chocolates, podem ser armazenadas em caixas e empilhadas, ovos de páscoa tem um posicionamento diferente, impossibilitando que o caminhão fique lotado, sendo assim são feitas muito mais viagens para transportar a mesma quantidade de ovo X barra. Isto é, a tecnologia, investimento e pesquisa já influencia exageradamente o preço de um ovo de pascoa em relação à uma barra de chocolate.

Ou seja, o produto ofertado (ovo de páscoa) ele passa por todo um processo diferenciado de uma barra de chocolate que é ofertada o ano inteiro e é produzida em uma linha de produção, com um formato e embalagem padronizados. Além de que a demanda dos consumidores dessa oferta influencia no preço por contas dos próprios consumidores que aceitam pagar, já que muitas vezes “compram com os olhos”, e no próprio preço já é acrescido um valor de perdas e danos. Sendo assim, ainda que sobre muito do produto, a venda dele também paga pelo seguro. Portanto uma barra de chocolate pode ser mais em conta, porém a produção delaé diferente da do ovo, ainda que a matéria prima seja a mesma.


[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Dados coletados a partir de pesquisa e analise de preço e quantidade em mercados, explicando que em um mercado existe m dois lados que são o da oferta (produto e produtores) e o da demanda (consumidores). A comunicação destes lados que determinam os preços e as quantidades combinadas no mercado, que exemplifica o modelo de equilíbrio no mercado.

Analise demanda e oferta Uber

O aplicativo Uber tem um critério de preço nas viagens que muda de acordo com a demanda. Isto é, o preço sobe quando a procura é alta. De acordo com o site da Uber, de segunda à quinta das 6 horas às 10 horas da manha a demanda é mais alta, e depois das 17 horas até as 21 horas a demanda sobe novamente. Aos finais de semana o horário passa a ser o da madrugada e domingo o dia todo que apresenta alta demanda. Sendo assim qdo um produto ou serviço apresenta alta demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com