TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Balanços. Conceito e objecto de análise

Artigo: Análise de Balanços. Conceito e objecto de análise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de Balanços

Conceito e objecto de análise

A análise de balanços é uma técnica de interpretação e crítica apoiada na contabilidade e estatística que tem como objectivo a apreciação de balanços e documentos correlativos e complementares (por exemplo mapas de exploração e de resultados) de índole histórico previsional ou misto.

Tal apreciação pode ser uma simples análise de dada situação (análise estática) ou comportar juízos sobre a evolução de certos fenómenos ou grandezas observadas, através de documentos referentes a um ou vários períodos (análise dinâmica)

Os estudos incidem particularmente sobre o balanço, contas de exploração e de resultados, concentrando-se nos aspectos económicos e financeiros. Estes visam o conhecimento da situação da empresa quanto à estrutura qualitativa e quantitativa das suas fontes de financiamentos bem como o prognóstico do desenvolvimento da empresa no que respeita ao cumprimento de obrigações e variações no financiamento. Aqueles respeitam a evolução dos resultados e as variações na estrutura dos custos e proveitos, determinar e fazer o estudo da rentabilidade.

Na análise estática, a que nos referimos anteriormente, não tem em conta o tempo, toma como base a situação num dado momento, o balanço da empresa de um dado período e compara as diversas magnitudes dentro do mesmo. Na análise dinâmica introduz a variável temporal, proporciona um ponto na situação da empresa em certo momento anterior ou posterior. Esta análise estuda a forma como evoluíram as diversas grandezas económicas ou financeiras até chegarem a determinada situação. Permite determinar as tendências com que os diversos componentes se irão comportar e, mediante extrapolação, prever como se irão desenvolver no futuro, facilitando a adopção de medidas correctivas necessárias para evitar que a situação não evolua de forma não desejável.

Cada um deste estudos, pode se realizar através do uso dos números absolutos e relativos. Na análise mediante os números relativos, utilizam-se os índices ou rácios que constituem uma relação entre diversas rubricas do balanço. Na análise mediante os números absolutos utilizam-se os valores globais e diferenças (fontes e aplicações de fundos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com