TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Crédito para as Micro e Pequenas Empresas. Revista Científica Eletrônica

Por:   •  23/9/2015  •  Artigo  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1:

Ler o seguinte artigo:

• Análise de Crédito para as Micro e Pequenas Empresas. Revista Científica Eletrônica

de Ciências Contábeis. Ano I, N. 02, out. 2003. Disponível em: <

https://docs.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDcGFJZWhHM19IOEU/edit?usp=

sharing >. Acesso em: 12 jun 2014.

Resumo:

O artigo tem como objetivo explicar o funcionamento das análises necessárias para concessão de credito para as MPE (MICRO E PEQUENAS EMPRESAS), passando por fases na historia desde utilização da moeda como forma de pagamento, a criação das letras endossáveis e notas promissórias que facilitaram as grandes transferências de metal precioso e também provocaram uma minimização nos riscos que envolviam a operação.

Temos também a definição da palavra crédito, do latim credare que significa confiar ou acreditar, pois essa operação é baseada na confiança que o tomador irá quitar o crédito cedido.

Há duas categorias de crédito dominantes, que são:

a) Crédito Público

b) Crédito Privado

a) Crédito Público: Utilizado pelos governos para gastos de sua gestão, tais como educação, transporte, saúde, segurança, aspectos sociais e outras necessidades que tenha em seu orçamento. Pode ser obtido pelas formas como são praticadas pelas entidades privadas, mas também pode ser obtido através papeis governamentais, ele possui uma grande variedade de papeis de crédito.

b) Crédito Privado: É utilizado pelo setor privado, como empresas industriais, comerciais, de serviço, agrícolas e outras, para suprir necessidades de investimento para expansão de seus negócios e para capital de giro.

O credito desta categoria pode ser obtido de diferentes maneiras, onde são ressaltados os grupos abaixo:

- Crédito Bancário

- Crédito Financeiro

- Crédito Agrícola

- Crédito Consumidor

No artigo é ressaltada a importância de uma análise de crédito bem estruturada, visto que a concessão ou a tomada de crédito resultará em impactos na empresa. Tem por objetivos a minimização deles analisando todas as condições necessárias para a cessão do crédito, identificando todos os riscos que a pessoa física ou jurídica possa ter na liquidação da divida.

É apresentado a nós um exemplo da estrutura de como a área de crédito e cobrança deve funcionar para que empresa possa atuar de maneira assertiva e funcional.

Abaixo é apresentado um organograma ou quadro estrutural da área de crédito e cobrança a fim de exemplificar sua estrutura:

Fonte: REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – ISSN: 1679-3870, Ano I – Número 02 – Outubro de 2003 – Periódicos Semestral

Continuando em sua explicação de como a área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com