TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Desenvolvimento econômico

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: CONTABILIDADE

NOME

RA

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Estrutura e Análise das Demonstrações

Contábeis, Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos,

Administração Financeira e Desenvolvimento econômico

Profª Tutora EAD:

SÃO PAULO / SP

2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: CONTABILIDADE

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Estrutura e Análise das Demonstrações

Contábeis, Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos,

Administração Financeira e Desenvolvimento econômico

Profª Tutora EAD:

Trabalho desenvolvido para o curso de Contabilidade disciplinas norteadoras Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Desenvolvimento econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º bimestre 2017, sob orientação da Profª tutora

SÃO PAULO / SP

2017


Sumário

INTRODUÇÃO        4

PASSO 01        5

PASSO 02        8

PASSO 03        15

PASSO 04        17

CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21



INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos foi desenvolvida para sanar problemas no que tange a questão de avaliação dos estoques nas empresas. No decorrer do tempo, diversos métodos avaliatórios surgiram, gerando informações para a tomada de decisões gerenciais.

A complexidade da atividade econômica, onde empresas estão produzindo cada vez maiores quantidades e um número igualmente mais diversificado de produtos, contribuíram para destacar certos itens considerados por estudiosos como falhas dos sistemas de custos. Cada empresa deve efetuar uma análise para apontar qual melhor método de custeio deverá ser utilizado como apoio para suas decisões gerenciais.

Todas as empresas, necessitam efetuar análises de viabilidade econômica para seus projetos de investimentos. O estudo da viabilidade econômica de um projeto de investimento pode ser denominado de engenharia econômica, ou também chamado por análise de investimentos.

A seguir será demonstrado um estudo sobre a situação econômico-financeira da empresa selecionada Cambuci, métodos de custeio e técnicas de análise de investimentos mais adequados.


PASSO 01

Atendendo o que foi solicitado no Desafio Profissional, a empresa selecionada foi CAMBUCI S.A. Trata-se de uma unidade industrial do setor de calçados, cuja produção está voltada para a fabricação de calçados esportivos de tecido e couro sintético.

Objetivando servir e atender as demandas impostas pelo mercado, cujo número está sempre aumentando, a empresa possuí diversas instalações que passam por inúmeras verificações a fim de atender a padrões internacionais, podendo assim produzir materiais esportivos.

Os produtos elaborados são demasiadamente submetidos a testes em laboratórios além de testados por atletas, visando manter a qualidade dos itens oferecidos ao mercado além de garantir o apoio das principais confederações e federações esportivas do mundo.

A CAMBUCI S.A. é gestora das marcas de materiais esportivos Penalty e Stadium, estando presente em 14 países, entre os quais Argentina, Chile, Japão e Espanha, fazendo dela uma multinacional brasileira que exerce bastante influência no mercado internacional, além de ser uma das mais importantes fabricantes de produtos esportivos da indústria nacional.

Um indicador de boas estratégias adotadas pelo grupo pode ser encontrado ao analisar o setor calçadista em comparação com os resultados apontados pela empresa, sendo que o setor apresentou queda de aproximadamente 16% e uma das empresas do grupo apresentou crescimento, demonstrando o retorno dos investimentos realizados. O grupo CAMBUCI S.A. comentou o ocorrido: "Investimos em calçados de maior valor agregado, integrando mais tecnologia, conforto e melhor design", explica César Ferreira, CEO do Grupo Cambuci, detentor da marca.

Os tempos atuais são caracterizados por uma série de dúvidas e incertezas que resultam em carência de credibilidade entre os indivíduos que compõem o mercado econômico.

Com o passar dos anos, a apreciação da qualidade passou a integrar a visão do cliente, ou seja, a qualidade dos serviços prestados e dos produtos vendidos passaram a serem percebidos e influenciar diretamente na decisão do cliente, afetando o valor que a qualidade dos produtos oferecidos agregava à organização. Sendo que a diferenciação da empresa dentro de um mercado de inúmeras variedades muito semelhantes, somente poderia ser alcançada pela qualidade diferenciada do que é oferecido ao mercado consumidor.

Desta forma, a exigência de qualidade passou a incorporar os fatores diferenciados que não são focados exclusivamente no produto, como por exemplo, a melhoria contínua dos processos corporativos, o relacionamento com os clientes, o tratamento das suas solicitações e das reclamações.

Com a intensidade cada vez maior de buscas por novas formas de continuar produzindo sem afetar o meio em que vivemos, destaca-se o interesse por parte do grupo em conscientizar os colaboradores e comunidade, além de buscar alternativas viáveis para minimizar o impacto no meio ambiente. Tal interesse pode ser comprovado na frase descrita no código de ética da empresa “Todos nós, envolvidos na cadeia, devemos buscar constante e obstinadamente a identificação de materiais e processos que facilitem o uso de materiais prioritariamente biodegradáveis e recicláveis. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (69.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com