TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação prática dos conteúdos teóricos e seu aprimoramento

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação:

No Brasil, embora algumas IES (Instituições de Ensino Superior), mantenham em sua matriz curricular a disciplina de Laboratórios de Contabilidade (ou similares), não se conhece a atual realidade da existência ou utilização do ambiente denominado “Laboratório de Contabilidade”. A própria disciplina mencionada merece questionamentos quanto à forma de abordagem teórica ou prática conduzida pelos docentes, embora a nomenclatura transmitida a idéia de que o seu enfoque seja essencialmente prático.

 A proposta sugerida é a realização da reativação e o aprimoramento  do Laboratório de Contabilidade da Instituição de Ensino UNC (Universidade do Contestado de Santa Catarina).

  • Justificativa:

O estudo do Laboratório de Contabilidade em outras Instituições de Ensino Superior, sob o aspecto da integração teoria e prática, visa trazer contribuições ao processo de ensino-aprendizagem da contabilidade e dos trabalhos que já estão em andamento na UNC,contribui também em relação a Sociedade,na prestação de serviços como o auxilio na formação de pequenas empresas,assessoria contábil e administrativa, mantendo assim a credibilidade e satisfação da Universidade permitindo à Intituição, uma postura realística quanto a participação e contribuição para o desenvolvimento local, regional e nacional. Capacitará a Universidade na questão de intrumentalizar a mesma como organismo capaz de oferecer respostas a problemas específicos das empresas situadas na área de abrangência local e nacional. Com isso, haverá o incremento das relações entre Universidade e as organizações, atendendo é claro aos termos da legislação em vigor. Não há dúvidas de que a qualificação profissional eficiente é fundamental e que o ensino tem sua parcela significativa de contribuição. Através deste Projeto, será realizado o estudo acerca de Laboratórios de Praticas Contábeis em funcionamento nas Instituições de Ensino Superior, para aplicá-lo na UNC.

  • Objetivos

3.1 Objetivo Geral:

Ainda existem deficiências no atual ensino da contabilidade, e muitos alunos estão se formando sem a qualificação profissional adequada diante de um mercado globalizado e cada vez mais competitivo. Assim a realização deste projeto se torna necessária, pois busca realizar através de análises e investigações feitas em outras Intituições de Ensino Superior a reativação e o aprimoramento do Laboratório de Contabilidade da Instituição de Ensino Superior da Universidade do Contestado de Santa Catarina, contribuindo para que ocorra uma real melhoria no processo já implantado, e como conseqüência uma melhor formação dos futuros profissionais aliando-os com a prática, e contribuindo com a Sociedade na Prestação de Serviços Contábeis.

  • Objetivo Específico:

Torna- se evidente a necessidade de uma investigação maior sobre o assunto da reativação e aprofundamento no laboratório contábil e do encubatorio existente na Universidade do Contestado, objetivando conhecer a forma como as IES conduzem as atividades práticas no laboratório, bem como discutir a adequada interação entra a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos nas disciplinas técnicas da área contábil, possibilitando sugerirem algumas modificações no campo da realidade apresentada pela Universidade, segundo também a percepção de coordenadores do Curso de Ciências Contábeis.

  • Princípios e Fundamentos Teóricos:

A proposta posta em questão é apresentada como uma estratégia de ensino necessária, útil e importante, que tem por objetivo a aplicação prática dos conteúdos teóricos e sua aprimoração.  Em sua etimologia, a palavra laboratório é derivada, conforme Bueno (1974, p.2.064), do latim científico “laboratorium”, que, de acordo com Houaiss e Villar (2001, p 1.707), significa “local de trabalho” ou “lugar onde são feitas experiências”.

Para Bueno (1974, p. 2.064), é o “lugar onde se fazem preparações cientificas, químicas, farmacêuticas; oficina,lugar onde se elabora, transforma alguma coisa em outra. Lugar onde se procedem a trabalhos de pesquisas por meio de aparelhos apropriados”.

Para Ferreira A. B. H. (1986, p. 1.00), o laboratório é um “lugar destinado ao estudo experimental de qualquer ramo da ciência, ou à aplicação dos conhecimentos científicos com objetivo pratico”.

Analisando estas definições, observa-se que são necessários alguns elementos fundamentais para a existência de um laboratório. De forma que, hoje, o laboratório é percebido como um local técnico de trabalho, em que, pela utilização de instrumentos adequados, ocorre alguma transformação com o objetivo de obter uma experiência.

Com relação à utilização do laboratório no ensino, observa-se que para Borba (2002, p.935), é “ tudo que serve como experiência ou aprendizado, e para Houaiss e  Villar (2001, p. 1.707), é a “atividade envolvida” na “aprendizagem controlada”, constituída por um local onde ocorre o ensino cientifico ou técnico.

Discorrer sobre a questão do ensino parece complexo, bem como a prática pode ser considerada difícil e trabalhosa, principalmente quando se apresentam condições inadequadas de trabalho. Porem, o que é ensinar?.Primeiramente é importante distinguir educação, instrução e ensino, embora no senso comum pareçam sinônimos.

Segundo Nérici (1993, p. 29), educação é:

 O processo que visa a revelar e a desenvolver as potencialidades do individuo em contato com a realidade, a fim de levá-lo a atuar na mesma de maneira consciente (com conhecimento), eficiente (com tecnologia) e responsável (eticamente) a fim de serem atendidas as necessidades e aspirações da criatura humana, de natureza pessoal, social e transcendental.

Assim, pode-se entender que o ensino é o instrumento de ação da educação, visando alterar e melhorar o comportamento do indivíduo por meio da aprendizagem. Portanto, ensinar é expor-se ao educado com a finalidade de auxiliá-lo no aprendizado, devendo levá-lo à compreensão, promovendo seu aperfeiçoamento constante. Como menciona Morais (1986, p.6), o docente deve “[...] fazer com que o exercício de ensinar permaneça vinculado ao intento de promover as condições necessárias para, transcendendo o instruir e o adestrar, auxiliar o encontro da inteligência do educado com a vida [...]” (grifo nosso). Ensinar, portanto, é ajudar os outros a aprenderem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com