TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Avaliação de Investimento

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.743 Palavras (39 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]

CONTABILIDADE

AVANÇADA

[pic 2]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2017

Prof. Claudiomiro Marques – e-mail: professormarques@sercomtel.com.br

Material adaptado do professor Cleber Broietti

AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTO

Antes de entender o que é avaliação de investimento é necessário relembrar o que são investimentos.

INVESTIMENTOS

São aplicações financeiras efetuadas pelas empresas, aproveitando os excessos de recursos financeiros enquanto esses recursos não forem utilizados para atender a compromissos já assumidos ou para adquirir outros Ativos, conforme o interesse da empresa. Esses investimento podem variar quanto ao prazo de vencimento desde curtíssimo até longo, podendo, inclusive, ocorrer investimento de caráter permanente.

        Os investimentos podem ser classificados em três categorias:

  1. Investimentos em títulos de crédito ou valores mobiliários, não representativos de capital de outras sociedades;
  2. Investimentos em títulos representativos do capital de outras sociedades;
  3. Investimentos representativos de direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante ou no Ativo Realizável a Longo Prazo, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia.

Os investimentos não representativos de capital de outras sociedades poderão figurar no Ativo Circulante ou no Ativo Realizável a Longo Prazo, dependendo do prazo fixado para vencimento.

O que conta também para fins de classificação desses investimentos no Ativo Circulante ou no Ativo Realizável a Longo Prazo, é a intenção da empresa em mantê-los a curto ou a longo prazo, principalmente aqueles que não contiverem prazos definidos para resgate.

Os investimentos em títulos representativos de capital de outras sociedades, normalmente representados por ações ou quotas, dependem também da intenção da empresa em mantê-los com fins especulativos, procurando o melhor momento para revertê-los em dinheiro ou fazer deles um complemento de sua atividade econômica para obter rendimentos ou outras vantagens, poderão figurar no Ativo Circulante ou no Ativo Não Circulante. Esses investimentos podem ser classificados em cinco categorias:

  1. Participação em controladas;
  2. Participação em coligadas;
  3. Participação em controladas em conjunto (joint ventures)
  4. Participação em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo e;
  5. Participação em outras empresas.

Os investimentos antes de terem seus saldos apresentados no balanço patrimonial devem por exigência da Lei nº 6.404/76 e de acordo com o tipo de investimento, verificar se foram contabilizados os rendimentos auferidos no período (correção monetária, variação cambial, juros ou outros) bem como analisar seus valores para concluir sobre o ajuste para mais ou para menos em decorrência do valor justo e sobre a criação ou não de provisões para cobrir perdas prováveis na realização, etc.

AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTO

A Lei nº 6.404/1976, alterada pelas Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09 apresenta nos artigos 183 e 248, três métodos para avaliação de investimentos:

  1. Método do Custo de Aquisição;
  2. Método do Valor Justo; e
  3. Método da Equivalência Patrimonial.

O método do valor justo é o mais adequado aos investimentos de caráter especulativo classificados no Ativo Circulante ou no Ativo Realizável a Longo Prazo dentro do Ativo Não Circulante.

O método de equivalência Patrimonial é aplicado exclusivamente em investimentos em coligadas ou controladas e em outras sociedades que façam parte do mesmo grupo ou estejam sob o controle comum, devidamente classificados no subgrupo de investimento do Ativo Não Circulante.

        O método de custo de aquisição é adequado aos investimentos classificados no grupo de investimentos do Ativo Não Circulante, desde que não correspondam à investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob o controle comum.

CUSTO DE AQUISIÇÃO

        A avaliação de investimento pelo Método do Custo de Aquisição consiste em atribuir ao investimento o valor originalmente pago por ele, devidamente ajustado quando for o caso: pelo acréscimo de correção monetária, pela variação cambial, pelos juros, etc, deduzido de provisão para redução ao valor de mercado ou de Provisão para Perdas.

Classificação dos investimentos no Balanço Patrimonial:

ATIVO CIRCULANTE

DISPONIBILIDADES

Aplicações de Liquidez Imediata

INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS A CURTO PRAZO

Aplicações temporárias em Ouro

Ações ou Quotas de Outras empresas

(-) Provisão para Ajuste (Redução) ao Valor de Mercado

ATIVO NÃO CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

Aplicações temporárias em Ouro

Ações ou Quotas de Outras empresas

(-) Provisão para Ajuste (Redução) ao Valor de Mercado

INVESTIMENTOS

Participações no Capital de Outras Sociedades

(-) Provisão para Perdas Prováveis na Realização

Outros Investimentos (Antiguidades/ imóveis de renda)

(-) Depreciação Acumulada

Investimentos permanentes em Ouro

(-) Provisão para Perdas Permanentes

Obras de Arte

A Técnica do Método do Custo de Aquisição

        Para avaliar adequadamente os investimentos é preciso analisá-los conforme sua natureza, uma vez que cada tipo de investimento apresenta características próprias, podendo variar quanto aos rendimentos, encargos, liquidez, prazo de vencimento, intenção da empresa em negociá-los ou não, etc.

        Assim, a técnica de avaliação dos investimentos pelo Método do Custo de Aquisição, deve obedecer os seguintes critérios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.9 Kb)   pdf (425 Kb)   docx (359.3 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com