TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Transparência

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL[pic 1]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA

MAICON J. PARIZOTTO ZULIANELLO

COMO A TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS FAVORECE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA?

Vacaria

2011

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL[pic 2]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MAICON J. PARIZOTTO ZULIANELLO

COMO A TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS FAVORECE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA?

Trabalho de pesquisa da disciplina de Seminários de Pesquisa

Vacaria

2011

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        

2 PARTICIPAÇÃO POPULAR NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA        

2.1 Contexto Histórico da Participação Popular        

2.2 Participação Social na Constituição de 1988        

2.3 Contabilidade Pública        

3 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

BIBLIOGRAFIA        

ANEXOS        

1 INTRODUÇÃO

        A transparência nas demonstrações contábeis e financeiras por órgãos governamentais não é apenas uma exigência legal, mas um princípio básico da gestão moderna e responsável, visto que a sociedade tem o direito constitucionalmente assegurado de conhecer todos os atos da administração pública. Além da publicidade, a compreensibilidade dos dados publicados é fator determinante para que a transparência prevista em lei seja efetiva, já que a simples divulgação de relatórios e balanços não é suficiente para subsidiar a comunidade com informações que propiciem a participação popular. A Lei de Responsabilidade Fiscal destaca o caráter educativo, informativo e de orientação social que as publicações devem conter, porém, em contrapartida, o interessado deve buscar um mínimo de conhecimento que possibilite o entendimento dessas informações. A sociedade brasileira passou nestes últimos anos pelo fortalecimento das suas instituições democráticas, especialmente com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a qual, inclusive, ficou conhecida como Carta Cidadã, demonstrando a importância de uma democracia participativa, e para tanto é essencial criar mecanismos que orientem e disciplinem a publicação dos atos da administração pública, visto que somente com informação de qualidade por parte dos governos existirá a legítima e efetiva participação popular, visando o aperfeiçoamento das ações desses órgãos.

        O presente trabalho tem por objetivo evidenciar a necessidade da transparência nas publicações dos atos públicos, principalmente demonstrações contábeis e financeiras, de modo a subsidiar a população com informações relevantes que propiciem a efetiva participação popular, em cumprimento aos dispositivos constitucionais básicos e principalmente da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101), visto que o exercício da cidadania através da participação depende diretamente da qualidade e disponibilidade dessas informações.


2 PARTICIPAÇÃO POPULAR NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

2.1 CONTEXTO HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR

        Apesar dos direitos sociais e políticos terem se ampliado ao longo do século XIX, O exercício da cidadania ainda se encontrava limitado ao conceito de participação através do voto. Contudo, o desenvolvimento tecnológico e cultural, além do aumento na qualidade de vida e escolarização da população propiciou o surgimento de novas pretensões por parte dos cidadãos, onde a participação nas decisões do Estado se transformou em exigência. Nesse cenário, a democracia tem se fortalecido nos países desenvolvidos, visto que nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, a corrupção ainda é uma ferramenta que facilita o acesso ao poder de ditadores sem compromisso com a coletividade e com a democracia.

        A preocupação com o controle das organizações públicas surgiu na sociedade Brasileira durante o período da redemocratização, quando foram firmados os alicerces do novo Estado, através da Constituição de 1988, e, a partir disso, o controle social passou a ser encarado como requisito básico para construção de um Estado Democrático e de Direito. Segundo Santos (2004):

Ocorre que em um primeiro momento a ideia de controle foi entendida como atividade do Estado controlando o próprio estado. (...) Acontece que a atribuição ao Estado do papel de controlador do próprio Estado não encontrava solução para muitas das questões envolvidas. (SANTOS, 2004, p. 18)

A Constituição de 88 surgiu para inverter essa lógica, transformando a sociedade organizada em fiscalizadora, submetendo o administrador público à regras de conduta bem específicas, de modo a moralizar a administração e tornar o povo agente de tomada de decisões nessas organizações.

2.2 PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

        Apesar de não utilizar nominalmente o termo “participação popular”, a Constituição Federal de 1988 cita a “Democracia Representativa”, logo, a participação popular é própria e procedente de um estado democrático de direito. Não obstante, a previsão está especificada no título “i”, que se refere aos princípios fundamentais da república, o que não deixa nenhuma dúvida sobre a pretensão dos legisladores em destacar a importância e necessidade da participação popular:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

§ 1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (249.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com